TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODAL DE TRANSPORTE AEROVIÁRIO

Por:   •  11/6/2017  •  Monografia  •  4.681 Palavras (19 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE DO CENTRO EDUCACIONAL MINEIRO FACEM BH

MODAL DE TRANSPORTE AEROVIÁRIO

Aline Gomes Rezende

Amanda Letícia Duarte Pereira

Brenda Gomes Rodrigues

Carlos Eduardo Passos Rodrigues

Gabriela Ferreira Chaves Dos Santos

BELO HORIZONTE

2017

Aline Gomes Rezende

Amanda Letícia Duarte Pereira

Brenda Gomes Rodrigues

Carlos Eduardo Passos Rodrigues

Gabriela Ferreira Chaves Dos Santos

MODAL DE TRANSPORTE AEROVIÁRIO

Trabalho Interdisciplinar elaborado pelos alunos de primeiro período do curso de Administração da faculdade do centro educacional mineiro – Facem/BH como parte das atividades do 1° semestre de 2017.

Prof.Orientadora: Claudia Costa

                                                  BELO HORIZONTE

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 TRANSPORTE AÉREO        5

2.1 Modal Aéreo        5

3 MODAIS,INTERMODAIS E MULTIMODAIS– LOGISTICA        6

3.1 Modais        6

3.2 Intermodais        6

3.3 Multimodais        6

4 MODAL AÉREO NO BRASIL E NO MUNDO        7

4.2 Tecnologias Aeroviárias        12

4.3  Os Desafios da Gestão de Pessoas no Ambiente de TrabalhoAéreo        12

5 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MODAL AÉREO        14

5.1 Vantagens        14

5.2 Desvantagens        15

6 MULTIMODALIDA DEENTRE O MODAL AEROVIÁRIO E O  RODOVIÁRIO        16

6.1 O Processo de Transporte        16

7 CONLUSÃO        20

REFERÊNCIA        21


1 INTRODUÇÃO

O modal aeroviário tem como objetivo o foco em aviões, esse modal tem como suacaracterística, a agilidade, segurança é praticidade, ele é indicado para produtos que exijam uma locomoção rápida. As principais vantagens desse modal se dão á rapidez na entrega, aos aeroportos que se encontram - se próximos de centros de produção industrial que são distribuídos em cidades importantes por todo o mundo.

No início da aviação comercial já se transportava cargas por meio aéreos sendo caixas postais é armamentos militares, a evolução tecnológica do modal aeroviário se resultouem inovações de aeronaves, com maiorcapacidade é um enorme conforto. O papel essencial do transporte aéreo se dá pela evolução mundial preconizando a mobilidade, flexibilidade e o alcance em possibilitar realiza o transporte de mercadorias com maior velocidade é segurança do que os demais modais. Entretanto, a utilização desse meio de transporte possui um alto custo em relação aos demais outros meios de transportes, o modal aéreo ocupa a última posição em termos de toneladas por quilômetros transportados, mas ele ocupao segundo  lugar em relação a receita dentre outros modais, no qual isso se explica pelo valor agregado das cargas, é seu uso sempre devera se acoplar a analises com a finalidade de evitar prejuízos.

O objetivo desse trabalhoé integrar conhecimentos sobre o modal aeroviáriono qual foram levantadas informaçõesa fins de melhorias com objetivo de agregar no aprendizado de futuros gestores a que diz respeita ao processo transporte de cargas, ou matérias com a segurança que esse modal nos oferece.

2 TRANSPORTE AÉREO

2.1 Modal Aéreo

O transporte aéreo é o modal que Consiste em transportar mercadorias (cargas) ou pessoas através de aeronaves (tráfego aéreo). É baseado em normas da Associação de Transporte Aéreo Internacional, tendo como referência no país a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

O transporte aéreo é aprimorado em normas da Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA - International Air Transport Association). A associação das empresas aéreas na IATA não é obrigatória. A IATA representa as companhias aéreas e estabelece tarifas máximas fixadas anualmente, com base nas rotas e nos serviços prestados.

As tarifas aéreas, no entanto, podem ser reduzidas em função de acordos bilaterais entre os governos e da competição resultante de programas de desregulamentação. Os produtos a serem embarcados por via aérea devem ser pesados e medidos, pois as normas da IATA estabelecem que um determinado peso não pode superar um volume máximo. A unidade de volume equivale a 6 mil cm3/Kg. Quando este limite é ultrapassado, o frete é calculado por volume.

Os principais participantes no transporte aéreo são as empresas de navegação aérea, os agentes de carga, e também a Infraero, que detém o controle da administração dos aeroportos e seus armazéns de carga no Brasil. (Transporte Aéreo, 2016)

3 MODAIS,INTERMODAIS E MULTIMODAIS– LOGISTICA

3.1Modais

É o Sistema pelo qual a carga é transportada, mantendo sua integridade, e obedecendo a certas metas como tempo, custo, etc.

3.2Intermodais

Visão sistêmica que engloba todas as atividades envolvidas na rede de logística, visando reduzir e, onde possível, eliminar as resistências ao movimento contínuo de bens e equipamentos de transporte desde a origem até o destino.

3.3Multimodais

É o conceito organizacional que envolve a movimentação de bens por dois ou mais modos de transporte, perante a um único conhecimento de transporte, o qual é transmitido por um OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL que assume, frente ao embarcador, total responsabilidade pela operação desde a origem até o destino, como um transportador principal e não como um responsável. (Administração, 2013)

4 MODAL AÉREO NO BRASIL E NO MUNDO

Baseando-se em Alves (2007), pelo fato do Brasil ser um país de grandes dimensões continentais, com população espalhada irregularmente pelo território, com uma malha rodoviária mal conservada, ferrovias escassas e rede fluvial pouco utilizada, a opção do transporte aéreo aparece com grande relevância em relação às outras e em determinadas regiões chega a ser a única opção de acesso do país. Mesmo diante disso, sabe-se que o transporte rodoviário é o mais utilizado no país pela velocidade, disponibilidade, entre outros motivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (525.7 Kb)   docx (685.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com