TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODAL INFOVIÁRIO: CONCEITO E POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO

Por:   •  9/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  2.360 Visualizações

Página 1 de 2

MODAL INFOVIÁRIO: CONCEITO E POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO

Disciplina: Gestão de Transporte de Cargas

Aluna: Renata Reis

Data: 22/06/2020

        O modal infoviário foi criado a partir do advento da Tecnologia da Informação (TI). Ele utiliza a internet como uma via onde “navega”, transportando informações, havendo o tráfego de uma enorme quantidade de dados que facilitam os processos no transporte de cargas.

        Alguns exemplos da aplicação desse modal de transporte são: internet banking (acesso do banco pela internet – redução do consumo de papel, caixas-eletrônicos, guichês etc.), exames médicos (baixar resultados pela internet), ensino à distância (é possível escolher o horário de aprendizado, local, dispositivo utilizado etc.), NF-e (reduz custo e burocracia) e digitalização de documentos.

        É importante ressaltar o papel da Tecnologia da Informação para a aplicação de uma logística integrada na gestão das empresas. O desenvolvimento tecnológico permite que a logística seja vista como um processo integrado, não somente no que se refere às atividades logísticas (transporte, controle do estoque, gestão da distribuição etc.), como também nos seus processos com outros agentes da rede (fornecedores, clientes, transportadoras etc.).

A TI constitui, portanto, um forte pilar da gestão integrada da logística, por meio da partilha de informação apoiada pelas tecnologias que estimulam a formação de redes – como aplicativos e sistemas (ERP, WMS, TMS etc.), tecnologias de comunicação (RFID, código de barras, sistemas controlados por luz e voz, ferramentas da internet) e tecnologias de transporte (rastreamento, roteirização). Essas tecnologias permitem a integração da gestão das empresas e a economia de custos.

        Algumas vantagens do modal infoviário são a praticidade, a redução de custos com deslocamento, a redução do impacto negativo no meio ambiente etc. Podem ser citadas como desvantagens a necessidade de recursos tecnológicos (computador, internet, programas – como ERP, SAP etc.)., a dependência de conexão, a possibilidade de erro na transmissão de arquivos, entre outros.

REFERÊNCIAS

Branski, Regina M.; Laurindo, Fernando J. B. Tecnologia da informação e integração das redes logísticas. 2013. Disponível em:

Horta, Deisilene S.; Mascarenhas, Mariana P. Tecnologia da informação e sua inflência no modal logístico. 2018. Disponível em:

Nunes, Pri. Modal Infoviário. 2016. Disponível em:

< http://prinunes.com.br/modal-infoviario/>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com