TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Possibilidades De Intervenções Que O Professor Deve Fazer Para Uma Criança Que Está No Processo Inicial Da Construção Do Conceito De número.

Exames: As Possibilidades De Intervenções Que O Professor Deve Fazer Para Uma Criança Que Está No Processo Inicial Da Construção Do Conceito De número.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 3

As possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.

A construção do conceito de número começa muito antes da entrada da criança na escola. No seu cotidiano, a criança tem oportunidade de lidar com situações que envolvem ordenação, seriação e classificação, iniciando a construção desse conceito. Sendo assim, a matemática está presente em tudo que fazemos e muitas vezes nem percebemos.

O professor em qualquer situação de construção de conhecimento deve fazer intervenções, sempre no momento certo. Dessa forma estará incentivando habilidades e encorajando o aluno a expor seu pensamento, respeitando o espaço e o tempo da criança. Ao intervir, o professor estará junto com o aluno, entendendo suas dificuldades. Sendo assim, cabe ao professor propor diálogos, momentos para tirar dúvidas, retomar, corrigir, analisar, usar ou mudar estratégias, observar, avaliar e, sobretudo ajudar a resolver juntos.

Existem várias possibilidades de intervenções que o professor pode utilizar no processo inicial da construção do conceito de número. Uma das atividades utilizadas, por exemplo, é o ditado de números que pode paracer um procedimento simples e convencional, mas que é muito eficiente para checar as hipóteses. O professor também pode propor que os estudantes trabalhem em grupos. Outra possibilidade é o trabalho com jogos, por exemplo, o jogo de bingo, que ajuda a melhorar a interpretação de números, jogo do boliche, dominó, jogo da memória, dentre outros. Há o uso das mãozinhas como instrumento real e facilitador de ensino, além das músicas, e brincadeiras. Utilizando os jogos, as músicas, as brincadeiras, os alunos aprenderão de forma divertida ao ponto de achar que estão apenas brincando.

Antes de ensinar a escrever números, a contar, classificar, etc, o professor deve criar situações para o aluno ter experiências com quantidade, mas tudo deve ser de maneira que se utilize do concreto para que a criança possa enfim compreender. Sendo assim, é bom selecionar boas e variadas atividades para ajudar na percepção e no entendimento. Material concreto como bolas, palitos, caixas, tampinhas, fichas, chapinhas etc. devem estar à disposição dos alunos para serem manipulados. Esses recursos são simples, não possuem custo, e são ótimos para confeccionar diversos tipos de jogos eficazes no processo da aprendizagem dos alunos.

A matemática deve fazer parte da vivência dos alunos, portanto, é bom também o professor criar situações problemas em que os alunos utilizem o raciocínio lógico e crítico, buscando novas descobertas que tornem o aprendizado mais prazeroso, e perceber nos alunos o que neles há de melhor, acreditar que apesar das circunstâncias muitas vezes adversas em que vivem nossas crianças e jovens, todos podem aprender e progredir, pois esta deve ser a visão e o papel da escola. Como foi dito anteriormente, devem ser vivenciadas experiências concretas para que, gradativamente, o aluno possa chegar às abstrações. Compete ao professor, então, orientar o aluno nesta passagem do concreto para o abstrato.

Enfim, o professor deve desenvolver através das suas intervenções, a autonomia nas crianças para que elas possam ser mentalmente ativas para construir o número, pois um ensino de qualidade depende muito da sua prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com