TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE APS 3 PERÍODO UNIP

Por:   •  18/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.793 Palavras (28 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NA EMPRESA RESTAURANTE DA KEILA.

MANAUS

2016

Aline Taveira Medina

Aryanne Raylene dos Reis Lobo

Janaria Lopes Corrêa

Maria Thereza Maia de Souza

Mirclan Melo Pontes

Osvaldo Carreira Lopes Neto

Rafael Henrique de Menezes Vasconcelos

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NA EMPRESA RESTAURANTE DA KEILA.

Atividades Práticas Supervisionadas - APS - trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 3º/2° semestres do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação da professora Heloísa Domingues.

MANAUS

2016

LISTA DE TABELAS

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE GRÁFICOS

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem por objetivo aperfeiçoar a aprendizagem, o incentivo ao desenvolvimento de trabalho em equipe e adicionar o conhecimento prático das empresas ao conhecimento teórico da sala de aula. Contribuindo dessa maneira para a formação de êxito dos futuros bacharéis.

Serão verificados o ambiente, a estratégia e o estágio de desenvolvimento do Restaurante da Keila no âmbito da disciplina de Estruturas Organizacionais.

A empresa trabalha no ramo gastronômico, servindo aos clientes pratos da culinária regional amazônica.

Primeiramente trataremos sobre as partes do conteúdo da disciplina âncora (Estruturas Organizacionais), ou seja, um resumo do conteúdo de estruturas organizacionais para melhorar a compreensão do assunto e do desenvolvimento deste trabalho em relação às informações da organização que fora escolhida.

Posteriormente apresentaremos a organização, falaremos sobre o perfil básico do Restaurante da Keila, mostraremos qual sua denominação, o seu tipo de empresa, qual a sua atividade principal, porte. Iremos apresentar qual sua força de trabalho, quais seus produtos, quais seus clientes, quais seus principais concorrentes e seus principais insumos.

Em seqüência faremos a análise e sugestões de melhoria para a empresa, tendo como referência a fundamentação teórica do trabalho desenvolvido.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A VISÃO ORGANIZACIONAL

Conceitos de organização: Organização é uma palavra originada do Grego "organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos.

Podemos falar de organização escolar, organização empresarial, organização pessoal, organização de eventos, organização doméstica, etc. Em todas essas aplicações, o sentido de organização se baseia na forma com as pessoas se inter-relacionam entre si e na ordenação e distribuição dos diversos elementos envolvidos, com vista a uma mesma finalidade.

Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades. Dependendo do tipo de organização, há uma pessoa que exerce um papel fundamental nas funções de liderança, planejamento e controle dos recursos humanos e de outros recursos materiais, financeiros e tecnológicos disponíveis na empresa.

A estrutura de uma organização pode ser formal ou informal. Uma organização formal é planejada e estruturada seguindo um regulamento interno. Organização informal são as relações geradas espontaneamente entre as pessoas, resultado do próprio funcionamento e evolução da empresa. Existe um conjunto de elementos que estão diretamente associados a uma organização, tais como: clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social, entre outros.

Maximiano (1992). Ele afirma que “[...] uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos”.

ORGANIZAÇÕES

As organizações constituem a forma dominante de instituição da sociedade moderna: são as manifestações da sociedade especializada e interdependente que se caracteriza por um crescimento padrão de vida. As organizações permeiam todos os aspectos da vida moderna e envolvem a participação de numerosas pessoas. Cada organização é limitada por recursos escassos, por isso não pode tirar vantagens de todas as oportunidades que surgem: daí o problema de determinar a melhor alocação de recursos. A eficiência acorre quando a organização aplica seus recursos na alternativa que produz o melhor resultado.

As burocracias constituem um tipo de especifico de organização: as organizações formais. As organizações formais constituem uma forma de agrupamento social estabelecida de maneira deliberada ou proposital para alcançar um objetivo especifico. Elas se caracterizam por regras, regulamentos e estrutura hierárquica para ordenar as relações entre seus membros. Reduzem as incertezas decorrentes da variabilidade humana (diferenças individuais entre as pessoas), tiram vantagens dos benefícios da especialização, facilitam o processo decisório e asseguram as implementações das decisões tomadas. Para Idalberto Chiavenato em Introdução à Teoria Geral da Administração (2004), um esquema formal “que regula o comportamento humano para o alcance eficiente de objetivos explícitos torna uma organização formal única entre as instituições da sociedade moderna e digna de estudo especial.” A organização formal é criada para atingir objetivos explícitos e é um sistema preestabelecido de relações estruturais impessoais que resulta no relacionamento formal entre pessoas, permite reduzir a ambigüidade e a espontaneidade e aumentar a previsibilidade de comportamento. As organizações formais por excelência são as burocracias. Os estruturalistas se iniciaram na teoria da burocracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)   pdf (527.3 Kb)   docx (203 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com