TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo APS

Pesquisas Acadêmicas: Modelo APS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  3.930 Palavras (16 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 16

2

1. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

A logística pode ser vista como uma forma de agregar valor ao cliente, mas não só para os clientes, como também para os acionistas e para fornecedores da empresa. Para que um produto tenha o determinado valor ao cliente ele deve estar no local desejado e quando o cliente necessita e isto está ligado a questão tempo e lugar que eles desejam consumir. Uma boa gestão de suprimentos vê cada atividade como um processo de adição de valor. (BAL 2001)

Administrar todos os recursos da empresa, gerenciando toda a cadeia de abastecimento, desde a entrada da matéria prima, até o ponto de consumo. Dentro deste processo a logística engloba muito mais aspectos dentro da empresa, como o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, além de implementar e controlar fluxos de armazenamento eficientes, sempre em busca de atender as exigências do cliente final.

1.1 Just In Time

Em meados da década de 70, surgi no Japão uma ideia básica que tem seus créditos concedidos a Toyota Motor Company. Um sistema que se caracterizava em alinhar a produção em fator da demanda, tudo era produzido no mento necessário, e na quantidade necessária, que no ocidente ficou conhecido como sistema Kanban. Entretanto o Just In Time, é muito mais do que apenas uma forma de produção, é sim visto no mundo empresarial como uma filosofia, que engloba diversas áreas, como administração de matérias, gestão de qualidade, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.

O principal objetivo do Just In Time é a melhoria continua do processo produtivo. A uma perseguição a este tipo de produção, muito porque á uma camuflagem aos problemas por causa de um mecanismo de redução de estoques.

Mas o Just In Time traz vantagens significantes quando implantados em uma empresa, e administrado de forma correta, E essas vantagens estão diretamente ligadas aos critérios competitivos como: Custos – O Just In Time, busca reduzir os custos de cada fator da cadeia produtiva, e isso se dá pelo refinamento do processo produtivo que leva a redução de desperdícios. Qualidade – Como o Just In Time, prega o nível de defeitos igual à zero, é inaceitável que defeitos fluem durante o processo produtivo. Assim logo que detectado um problema, a uma busca da causa, corrigindo o mesmo e buscando a solução da causa fundamental. Flexibilidade – O Just In Time Busca a redução do tempo envolvido no processo, assim aumentando a flexibilidade do mesmo.

1.2 Administração de Estoques

A administração de estoques atualmente no mercado competitivo se tornou uma das mais importantes funções do administrador, pois afeta de maneira bem definida o resultado da empresa.

O estoque é composto por: Matéria-Prima, matérias-auxiliares e produtos acabados. Assim devemos estipular o que deve ser mantido, de forma a manter o equilíbrio e maximizar os recursos de logística. Visto por esse lado manter níveis mínimos de estoque é de suma importância, pois estoque parado sem uso gera desperdício econômico. Mas quando falamos de nível mínimo, devemos lembrar que este estoque deve ser o suficiente para suprir a demanda de forma a não parar o processo produtivo.

Também proporcionar através de economias em escalas compra de lotes econômicos; flexibilidade do processo produtivo; rapidez e eficiência em relação às necessidades. Em resumo, seu objetivo não é deixar faltar material ao processo de fabricação, evitando a alta imobilização de recursos financeiros.

1.2.1 Estoques de Matéria-Prima e materiais-auxiliares

Baseia-se em armazenar todo material necessário para a produção, também conhecido como o almoxarifado, são basicamente materias brutos, destinados a transformação.

1.2.2 Estoque de Produtos acabados

Depois de finalizado, o produto é encaminhado para o estoque de produtos acabados, normalmente são armazenados em um estoque próprio para expedição, sendo formado por produtos prontos para serem vendidos.

1.2.3 Custos de estoque

O custo relacionado a se manter um estoque pode ser dividido em três partes: Custo de pedido, diretamente ligado, ao volume e a quantidade de pedidos realizados no período. Custos de Manutenção, é o quanto custara se manter um estoque, e isso incorpora, desde o armazenamento, espaço físico, sistema de armazenamento, pessoal adequado, e tudo mais que envolva manter o estoque. Custo da falta de estoque, Além do prejuízo financeiro, pode denegrir a empresa no mercado competitivo.

1.2.4 Vantagens de constituir estoque

A principal vantagem de se manter um estoque, é poder enfrentar uma situação difícil de falta do que é necessário. Outra vantagem, é em caso de aumento do preço da matéria-prima, onde seus concorrentes serão obrigados á seguir esse aumento, um estoque poderá garantir uma vantagem competitiva nesse sentido.

Em síntese, devido ao fato das operações entre entregas e utilizações se efetuarem a cadências diferentes, pode-se dizer que os estoques servem de reguladores, entre esses dois processos (Zermati, 2000, p. 22)

1.2.5 Estoques de Segurança

Estoques de segurança, é ultimo estagio que analisaremos dentro da administração de estoques. O estoque de segurança serve como um mediador para garantir que se mantenha a produção em caso de variação, seja ela de consumo ou de tempo de reposição.

Assim, os estoques impedem que aja suspensão da atividade produtiva, sempre mantendo o atendimento a demanda. É basicamente o ponto de apoio de uma empresa nas incertezas de suas operações logísticas.

Lead-times (tempo entre colocar e receber um pedido), procura dos clientes, e quantidades recebidas são exemplos de fatores que podem apresentar variações não esperadas (Garcia et al., 2006, p.14)

Os estoques de segurança têm por finalidade não afetar o processo produtivo

e, principalmente, não acarretar transtornos aos clientes por falta de material e, consequentemente, atrasar a entrega do produto ao mercado.

Entretanto, há uma grande dificuldade em determinar o Estoque de Segurança com exatidão, dada a variedade de fatores, tais como:

• maior ou menor velocidade na razão de consumo;

• a variação na frequência com que a peça é requisitada no almoxarifado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com