TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELOS MENTAIS E A IMPORTÂNCIA PARA RELAÇÃO HUMANA

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MODELOS MENTAIS E A IMPORTÂNCIA PARA RELAÇÃO HUMANA

Cuiabá

2016


MODELOS MENTAIS E A IMPORTÂNCIA PARA RELAÇÃO HUMANA

Projeto de pesquisa sobre a Modelos Mentais apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Relação Pública e Humana a Professora Adhriana Pontes, do 3º Semestre de Administração.

Cuiabá

2016


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        TIPOS DE MODELOS MENTAIS        5

3        A IMPORTÂNCIA PARA RELAÇÃO HUMANA        7

4        CONCLUSÃO        9

5        REFERÊNCIA        9

  1. INTRODUÇÃO

Os modelos mentais são premissas fortemente enraizadas, generalizações, imagens que influenciam o modo como compreendemos o mundo e como tomamos decisões.

Para compreender o alicerce do comportamento humano e a realização pessoal é necessário entender o significado e a importância dos modelos mentais em sua vida. Os modelos mentais definem a sua capacidade de ação e reação diante das coisas mais simples e mais difíceis da vida, ou seja, definem o seu comportamento.

Podemos afirmar que os modelos mentais são filtros de como vemos o mundo, isto é, como nós indivíduos damos sentido e organizamos as nossas experiências de vida.

Entendermos os modelos mentais que são nossa vida é essencial para compreendermos o comportamento humano. Entretanto os modelos mentais são capazes de destinar o sucesso ou fracasso de uma pessoa.

  1. TIPOS DE MODELOS MENTAIS

O comportamento humano é condicionado por modelos mentais e por sua vez são provenientes de quatro fontes: Biologia, Linguagem, Cultura e Experiência pessoal.

Cada pessoa funciona a partir do seu modelo mental e vive naturalmente na sua realidade. Mas essa realidade talvez não seja a mesma dos outros, cuja biologia, linguagem, cultura e histórias pessoais são diferentes, criando assim um modelo mental particular.

BIOLOGIA

É um dos modelos mentais que está localizado em nosso sistema nervoso, uma vez que possuímos limitações fisiológicas que não nos permitem perceber certos fenômenos, consequentemente essa impossibilidade impede a nossa capacidade de agir, ou seja, é rotular a capacidade de realização do ser humano com base nas suas limitações fisiológicas.

O fato de uma pessoa ser gorda ou magra, branca ou negra, alta ou baixa, deve ser um fator de inserção ou eliminação no mercado de trabalho? Infelizmente, para muitas empresas isso é verídico.

LINGUAGEM

É através da linguagem que se estrutura a consciência do ser humano, na verdade isso acontecerá justamente porque cada individuo ao passar uma informação para outro, irá pintá-la apenas com as cores da sua percepção, ou seja, é o meio no qual se estrutura a consciência do ser humano.

Quando você ouve um carioca, um paulistano ou um nordestino conversando com o sotaque típico da sua região, o que você pensa? Sem ao menos percebermos, já rotulamos por conta do seu sotaque.

CULTURA

A cultura é considerada como um modelo mental coletivo, pois é dentro de qualquer grupo (famílias, trabalho, organizações e nações) que os modelos mentais coletivos se desenvolvem com base nas experiências que são compartilhadas entre esses grupos.

Se você é filho de judeu, italiano, grego, alemão ou japonês, não importa, existe um conjunto de valores ou pressupostos típicos de cada cultura. De alguma forma, isso afeta os relacionamentos, daí as dificuldades de se admitir em algumas culturas a união de pessoas de raízes diferentes.

EXPERIÊNCIA PESSOAL

Refere-se à raça, sexo, nacionalidade, origem étnica, condição social e econômica, influências familiares, nível de educação, a maneira como fomos tratados por nossos pais, irmãos, professores e companheiros de infância. A maneira como começamos a trabalhar e alcançamos a autossuficiência também é fruto da nossa experiência pessoal e isso é determinante para o nosso sucesso, tudo isso está influindo na constituição dos modelos mentais individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com