TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPROMETIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES CONFORME OS MODELOS MENTAIS

Por:   •  17/4/2020  •  Artigo  •  5.173 Palavras (21 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 21

O COMPROMETIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES CONFORME[pic 1]

 OS MODELOS MENTAIS

Heider Rodrigues de Lima[1]

RESUMO

Este resumo analisa as influências dos comprometimentos dos modelos mentais dentro das organizações. A competitividade dos setores tantos internos como externos repercutem e impactam diretamente na passagem pelos modelos mentais de cada empresário ou empreendedor, redirecionando às suas equipes. O objetivo deste trabalho é identificar como os modelos metais e das aptidões dos empresários e empreendedores, contribuem ao desempenho organizacional. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso em uma determinada empresa, aplicando uma entrevista individual, analisando o modelo mental do seu principal gestor. O resultado identifica o comportamento e oscilações da sua equipe no decorrer de um determinado período. Então, o modelo mental do empreendedor, relacionado à sua competência, suas estratégias que adota na empresa pode articular o desempenho organizacional.

Palavras-Chave: Modelos mentais. Empreendedorismo. Competência. Estratégia. Desempenho organizacional.

1 INTRODUÇÃO

Para podermos ter bens e serviços a nossa disposição para viver, precisamos de alguns itens importantes nesta cadeia de processos, as organizações. São elas as responsáveis por atender demanda de consumo, desejos e necessidades do mercado e da sociedade.

Se voltarmos num longo tempo às pessoas não tinham essa necessidade abundante de comércio, ou seja, a produção era gerada por cada família, cada casa. Porém, estamos vivendo numa era complexa e volumosa na questão comercial. As demandas são extremas, as necessidades inerentes. E para isso, as organizações precisam sempre se reinventar, crescer, evoluir a cada momento, pois temos uma competição acirrada e extremamente exigente.

As organizações são constituídas por pessoas, que geram ideias, ideologias, conceitos, e principalmente recursos para o que for proposto seja atingido. Há um conceito trabalhado por Cury (2000), que através de diferentes autores, propôs: “a organização é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar”. (CURY, 2000, p. 116).

Hoje, na avalanche de prioridades que a sociedade vive e requer fazem com que as organizações sejam mais complexas e voláteis, buscando as formas mais apropriadas de se estruturar e organizar para que tragam resultados mais rápidos, sólidos e eficazes.

Essas organizações são formatadas por pessoas, e a capacidade de evolução para criação de resultados estimulam novos padrões comportamentais. O exercício coletivo formado pelas equipes aspira estímulos para a evolução das organizações, a sustentabilidade da era competitiva mostra as claras que o propósito só é alcançado quando as forças trabalham juntas.

A formação das equipes é a fundamentação para que os problemas sejam resolvidos coletivamente, com a troca de expertise, habilidades, correta comunicação e conceitos. Deixa-se de lado o individualismo e formam-se equipes, pois a contribuição de cada colaborador, com seus perfis criativos, persuasivos, empreendedor, faz com que o desempenho de todos deixa mais lucrativo o objetivo final.

Para resolvermos problemas precisamos de pessoas diferentes, e isso é: pensamentos diferentes. Essa diferença de ser e agir reflete aos modelos mentais de cada indivíduo e há uma correlação entre personalidade e sucesso no trabalho. Com isso, as organizações precisam implantar técnicas e inovações para que sejam colocadas em prática as ideias que estão muitas vezes bloqueadas em cada colaborador, com a observação dos aspectos individuais e profissionais de cada membro da equipe.

Em tempos anteriores também se falava em modelos mentais, porém depois da década de 40 é que o tema começou a ser mais discutido. A administração cognitiva diga-se que empossou este tema e aprofundou os estudos neste campo e trata os modelos mentais praticando reflexões e o indaga constantemente. “Os modelos mentais impedem as mudanças que poderiam provir do raciocínio sistêmico” (SENGE, 1990, p.187), tanto pessoal quanto à organização, precisa de novas perspectivas e interpelação diversas para emergir os paradigmas e tratar seus reconhecimentos.

Segundo Sartor (apud ANGELONI, 2008, p.153) modelos mentais “são imagens, pressupostos e histórias que trazemos em nossas mentes acerca de nós mesmos, de outras pessoas, das instituições e diversos outros aspectos do mundo e da vida”. Podemos dizer que os modelos mentais são conhecimentos tácitos que trabalham em um subnível de consciência, que influenciam nossa maneira de ver e compreender o mundo.

Considerando a explanação anterior, este estudo direciona a identificação das influencias dos diferentes modelos mentais na equipe comercial da Auxiliar Promotora. Através da aplicação de um questionário contendo 10 questões diretamente ao seu principal gestor, com relevância ao seu modelo mental e a formação de sua equipe.

Este estudo busca responder a seguinte questão: Como os diferentes Modelos Mentais influenciam no trabalho das equipes nas organizações?

Nesta pesquisa em questão apresentamos uma visão sobre um modelo mental e suas influências na formação da equipe dentro da sua organização. Com diferenças ideias e vozes, os ambientes de trabalho são formatados conforme as melhores escolhas, pois dadas as possibilidades e capacidades de cada indivíduo, são percebidas como disponíveis a partir do seu modelo de mundo. Procuramos identificar uma abordagem mais acentuada sobre a capacidade e razão dos indivíduos, seus modelos mentais, que irão nortear suas decisões, ações e que condicionam seu modo de agir e pensar. Repercutindo também nos seus sentimentos, percepção, imaginação, compreensão, criação das suas convicções e comportamento.

Os fatores relevantes para que se entenda a formação de equipes em atender as estratégias adotadas pelas empresas está no entendimento de como é a construção destas equipes de trabalho. Assim, compreender os modelos mentais das equipes é entrar em um mundo oculto, pouco explorado e de difícil acesso, pois nem sempre é possível acessar, de maneira confiável e precisa, o que realmente existe na mente destas pessoas. Neste horizonte, o objetivo desta pesquisa é analisar como os modelos mentais integram a formação das equipes, como podem contribuir para explicar a diferença na performance entre as organizações. Como método para a efetivação deste objetivo, será realizado um estudo de caso com a aplicação de entrevista individual em profundidade, analisando a formação da equipe. Nesta direção, o que se encontrará na pesquisa nos fornecerá indícios de que o modelo mental da formação desta equipe reflete diretamente no seu desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com