TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO POLÍMATA E MODELOS MENTAIS

Por:   •  1/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  8.369 Palavras (34 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE PAULISTA

VANESSA SILVA DE SOUSA

EDUCAÇÃO POLÍMATA E MODELOS MENTAIS

Marabá - PA

2020

VANESSA SILVA DE SOUSA

EDUCAÇÃO POLÍMATA E MODELOS MENTAIS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pedagogia, da UNIVERSIDADE PAULISTA, como requisito parcial para a Obtenção de Licenciatura em Pedagogia.

Marabá - PA

2020

RESUMO

Este breve trabalho tem por objetivo trazer uma discussão sobre educação polímata e modelos mentais. Trazendo críticas ao modelo de educação estritamente compartimentada, e ensejar a defesa da educação polímata e por modelos mentais que ensinam a obter uma qualidade melhor de pensamento. Faremos empréstimos do pensamento de diversas diversas figuras históricas e modernas, pintores, escultores, matemáticos, investidores, filósofos, educadores, desde Leonardo da Vinci, Isaac Asimov, Howard Gadner, Malcon Gladwell, Ivan Illich, Edgar Morin, que nos mostram o poder da interdisciplinaridade e que aprender não é se tornar um repetidor e memorizador, mas fazer conexões entre diferentes disciplinas e colocar esse conhecimento em contato com a vida e a realidade, e que aprender a pensar é a primeira e mais importante habilidade nos escopo de ferramentas de educadores e educandos.

Palavras chaves: Educação. Polímata. Modelos Mentais.

ABSTRACT

This brief work aims to bring a discussion about polymath education and mental models. Bringing criticism to the strictly compartmentalized education model, and providing opportunities to defend polymath education and mental models that teach how to obtain a better quality of thought. We will borrow the thought of several diverse historical and modern figures, painters, sculptors, mathematicians, investors, philosophers, educators, from Leonardo da Vinci, Issac Asimov, Howard Gadner, Malcon Gladwell, Ivan Illich, Edgar Morin, who show us the power of interdisciplinarity and that learning is not becoming a repeater and memorizer, but making connections between different disciplines and putting that knowledge in touch with life and reality, and that learning to think is the first and most important skill in the scope of educators' tools and students.

Keywords: Education. Polymath. Mental Models.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

2 LEONARDO DA VINCI - EXEMPLO DE POLÍMATA        8

3 EDUCAÇÃO POLÍMATA        12

4 APRENDENDO A PENSAR MELHOR        18

4.1 O QUE SÃO MODELOS MENTAIS?        18

4.1.1  O MAPA NÃO É O TERRITÓRIO        20

4.1.1.1 A RELAÇÃO ENTRE MAPA E TERRITÓRIO        20

4.1.2 CÍRCULO DE COMPETÊNCIA        22

4.1.3 VIÉS DE COMPROMISSO E CONSISTÊNCIA        23

4.14 VIÉS DE CONFIRMAÇÃO        25

5 O ATO DE PENSAR        27

6 CONCLUSÃO        28

REFERÊNCIAS        29


INTRODUÇÃO

Os últimos tempos em especial a última década trouxeram uma oportunidade única, novos campos a explorar, mares de conhecimentos para navegar, sob risco de nós sobrecarregamos, estamos com uma âncora nos pescoço no meio de um oceano de informações, ressalte-se mais uma vasta quantidade de informações que têm implicações sobre como as crianças aprendem, não apenas como as crianças aprendem, mas como adultos e adolescentes aprendem e como se dar o processo de aprendizado, a aquisição de conhecimento. Não obstante todo o avanço tecnológico e científico, segundo Canário (2006), o conhecimento e o progresso não foram capazes de trazer bem-estar social, nem tampouco equilíbrio entre o conhecimento científico e a maturidade social.

O objetivo deste trabalho é formatar reflexão à respeito do já acima citado e aumentar a consciência dos educadores cujas práticas e modelos mentais podem ter permanecido "um pouco defasados", agarrando-se a uma perspectiva popularmente conhecida como "se não está quebrado, não se deve consertar".

Para educadores e pensadores interessados, no processo de educação e de autoeducação, este breve texto buscará instigar uma abordagem mais holística, valendo-se dos conceitos de inteligências múltiplas, interdisciplinaridade e processo de construção de pensamento crítico via mapas mentais, em uma amálgama, a saber educação polímata. Pois quanto mais interconectada, interdisciplinar e rica de qualidade de pensamento a mente do educador melhor ele exercerá o seu papel. É importante destacar a valia de uma abordagem multifacetada e de interdisciplinaridade para reduzir a fragmentação entre corpos de conhecimentos, no processo de aprendizagem.

Pode um leitor desavisado inquietar-se com o questionamento do porquê de tal abordagem polímata fazer-se necessária, com os mais sinceros votos espero que ao fim deste trabalho, tais indagações neste sentidos possam ter sido sanadas e ao mesmo tempo o instigue a aprofundar-se no assunto. Antes de findar esta breve introdução e tentarmos nos aprofundar nesta matéria, destaco que esta abordagem integrativa combina aprendizagem de processo e conteúdo, acreditando que o todo é maior que a soma das partes. Não incidindo em prejuízo ao ensino de uma sólida fundamentação em uma disciplina particular; promove a criação de uma visão dos relacionamentos entre disciplinas.

2 LEONARDO DA VINCI - EXEMPLO DE POLÍMATA

Nascido em 1452 na vila toscana de Vinci, Leonardo da Vinci foi um inventor prolífico que contribuiu para muitos discípulos e buscou resolver problemas em muitas áreas da vida - sua mente vagou pelas artes, ciências, engenharia e humanidades.

O polímata italiano Leonardo da Vinci procurou um emprego na corte de Ludovico Sforza[1],então governante de Milão. Lembre-se de que Sforza estava procurando engenheiros militares. A carta de candidatura de Leonardo incluía uma lista de dez pontos de suas habilidades:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.8 Kb)   pdf (201.4 Kb)   docx (48.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com