TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO EM CORPORAÇÕES

Pesquisas Acadêmicas: MOTIVAÇÃO EM CORPORAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.085 Palavras (25 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 25

MBA em Gestão de Pessoas

Karen Cristina Senra de Barros

Faculdade Anchieta/Anhanguera de São Bernardo do Campo

karenbsenra@yahoo.com.br

MOTIVAÇÃO NAS CORPORAÇÕES

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo mostrar que aos poucos está sendo possível encontrar empresas que buscam maior flexibilidade em não apenas gerir pessoas, e sim a necessidade de modificar a forma de conseguir com que elas trabalhem motivadas. Por meio da parceria entre alta direção, gerentes e colaboradores deveria haver uma contribuição em busca de maior competitividade diante aos seus mercados de atuação. Se a questão da empresa é complexa devido às intensas e constantes mudanças enfrentadas no dia a dia, fora os fatores econômicos envolvidos, certamente a gestão baseada em pessoas e como motivá-las pode propiciar-lhe um ambiente mais favorável, fornecendo-lhe meios adequados, ferramentas para que a organização consiga planejar, organizar, executar e controlar com eficácia os processos de cada negócio, impactando favoravelmente nos resultados e sustentabilidade financeira da empresa através do seu capital humano. Diante dessa realidade, esse artigo pretende organizar informações que possam conduzir à reflexão, de como a alta direção podem reverter o direcionamento dos parâmetros utilizados no dia a dia, despertando no colaborador maior produtividade, maior uso de sua capacidade, autoestima além de aumentar a qualidade de vida para que se tenha maior comprometimento com a empresa.

Palavras-Chave: motivação; colaborador; corporação.

ABSTRACT

This article aims to show that is possible to find a few companies seeking greater flexibility in not only managing people, but rather the need to modify the way to get them work motivated. Through a partnership between senior management, managers and employees should be expected to contribute toward greater competitiveness on their markets. If the issue is complex because of the company to intense and constant changes faced in everyday life, outside economic factors involved, certainly based management people and how to motivate them can provide you a more favorable environment, providing you with adequate means tools, so that the organization can plan, organize, implement and control effectively the processes of each business, impacting favorably on the results and financial sustainability of the company through its human capital. Given this reality, this article intends to organize information that can lead to reflection of how top management can reverse the direction of the parameters used in everyday life, awakening in greater employee productivity, greater use of their ability, self-esteem and increases the quality life in order to have greater commitment to the company.

Keywords: motivation; employee; corporation.

1. INTRODUÇÃO

A principal ideia desse artigo é abordar sobre motivação nas corporações uma realidade que os grandes administradores e executivos vêm buscando obter em suas equipes e gestores.

Um dos grandes desafios das organizações é motivar as pessoas. A motivação significa o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de também satisfazer objetivos individuais.

A motivação depende basicamente do objetivo e intensidade que o individuo necessita buscar em sua carreira profissional e pessoal, conforme sua duração e persistência. Estimulando assim um processo motivacional.

No conteúdo do artigo será abordado o que é a motivação, suas teorias e o que ela influencia no comportamento do ser humano em seu cotidiano profissional.

O artigo inicia explicando o que é a motivação com embasamento bibliográfico. Segue abordando às teorias da motivação conforme seus respectivos criadores com orientação bibliográfica. Encerra mostrando à motivação nas organizações, tanto com embasamento bibliográfico como sua realidade nas organizações, e como os colaboradores precisam reagir para encontrar sua felicidade e estimular sua motivação profissionalmente.

2. MOTIVAÇÃO

Motivação uma sensação maravilhosa em ter na vida, ter vontade de viver, caminhar, estudar querer crescer profissionalmente e acreditar que mesmo com as dificuldades isso é possível, sem dúvida é ter motivação. Mas se naturalmente uma pessoa já possui uma sensação de querer vencer, quando existe uma oportunidade de realizar seus desejos com o que gosta de fazer, torna-se um sonho realizado.

A palavra motivação pode ser utilizada para diferentes atitudes, pode-se falar em motivação para estudar, trabalhar, fazer algum esporte ou viajar. A motivação é um campo que lida com nosso lado comportamental.

Conforme Robbins (2005, p. 132) muitas pessoas entendem incorretamente que a motivação é um traço pessoal, alguns têm outros não. Na vida prática os executivos poucos experientes frequentemente rotulam seus funcionários desmotivados como preguiçosos. Presume que o indivíduo é sempre preguiçoso ou desmotivado. O que sabe-se é que a motivação é o resultado da interação do individuo com a situação.

O autor Mitchell apud Robbins (2005, p. 132), define motivação como um processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. Embora a motivação, de maneira geral, se relacione ao esforço para atingir qualquer objetivo.

Na visão de Chiavenato (2005, p. 242):

A motivação é um processo psicológico básico. Juntamente com a percepção, atitudes, personalidades e aprendizagem, a motivação sobressai como um importante processo na compreensão do comportamento humano. Ela interage e atua em conjunto com outros processos mediadores e o ambienta.

Da mesma forma como acontece com os processos cognitivos, a motivação não pode ser visualizada. A motivação é utilizada para ajudar a compreender o comportamento humano.

Robbins (2005, p. 132) propõem três definições para obter a motivação, sendo intensidade, direção e persistência. Intensidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com