TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Por:   •  28/8/2016  •  Monografia  •  3.328 Palavras (14 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SUENIA RODRIGUES DA SILVA

                                                        

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Rio de Janeiro

Dezembro de 2015.

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SUENIA RODRIGUES DA SILVA

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Trabalho apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração.

Professor Orientador: Manoel Gonçalves Rodrigues.

Rio de Janeiro

Dezembro de 2015.

SUENIA RODRIGUES DA SILVA

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Aprovado em: ______/______/______

                _____________________________________________________

Manoel Gonçalves Rodrigues.

Professor Orientador

Rio de Janeiro

Dezembro de 2015.

Tema: Motivação no trabalho.

Autor (a): Suenia Rodrigues da Silva.

Resumo: A motivação tornou-se indispensável e necessária, não só no âmbito profissional, mas também no pessoal, e desenvolvimento em direção ao sucesso. Funcionários motivados rendem mais, logo produzem mais, fazendo com que a instituição se desenvolva, cresça e alcance seus objetivos. Por tanto, será apresentado brevemente o conceito de motivação, e como ela influencia em nossa vida organizacional, as principais teorias que explicam a motivação no trabalho e quais estratégias que as organizações devem praticar para motivar e manter seus funcionários motivados.

Palavras-chave: Motivação no trabalho; Teorias Motivacionais; Realização; Eficiência.

INTRODUÇÃO

A motivação é um dos fatores mais importante na relação dos colaboradores com seu trabalho. Ela é uma força e estimulo que está dentro de nós, que nos impulsionam a querer dar o nosso melhor, para conseguirmos alcançar nossos objetivos e realização pessoal.

O Individuo motivado realiza qualquer atividade com mais qualidade e eficiência. No ambiente profissional isso é fundamental, e é por isso que as organizações vêm buscando estratégias que motivam seus colaboradores, garantindo um aumento da produtividade e satisfação dos seus empregados. Diante disso a luta das organizações será descobrir como motivar os seus colaboradores?

 Procurando estudar as estratégias que motivam os colaboradores, traçando planos de carreiras, proporcionar benefícios que ajudem a obter uma qualidade de vida, condições de trabalho adequadas, reconhecimento pelas suas atividades (ser tratado como pessoa e não como maquina), um clima organizacional favorável, uma política salarial satisfatória e incentivar o desenvolvimento dos colaboradores, para ajuda-lós a conquistar realização pessoal, com isso aumentando seu desempenho e a satisfação com o trabalho.

Motivar e manter seus profissionais motivados são um dos calcanhares de Aquiles de muitas organizações. Portanto este artigo tem os objetivos de enfatizar a importância da motivação dentro das organizações e demonstrar os fatores que influenciam a motivação no trabalho, mostrar o desafio de manter os funcionários motivados.

O presente estudo possui o seguinte quadro teórico: Antonio César Amaru Maximiano (2010) que conceitua o que é motivação, explicar os motivos internos e externos dos indivíduos e fatores e necessidades que influenciam a motivação, Idalberto Chiavenato (2011) que explica como funciona o ciclo motivacional, Stephen Robbins (2005) explicando as estratégias para motivar os colaboradores, Idalberto Chiavenato (2010) que fala sobre os processos de recompensar pessoas.

CONCEITUANDO MOTIVAÇÃO

A motivação de um indivíduo depende dos seus motivos. Os motivos podem ser vistos como necessidades, desejos ou impulsos. São eles que dão força para o indivíduo ir à atrás dos seus objetivos.

 Podemos dizer então que motivação é o que determina a conduta do indivíduo, em resumo motivação é o motivo da ação.

Para Maximiano (2010) “A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover, a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão”.  

E a motivação que nos faz levantar toda manhã, ou seja, é ela que nos dá forças para não desanimar, vencer nossos medos, nos superar e mostrar que somos capazes de atingir nossos sonhos quando empenhamos toda a nossa força em prol daquele objetivo.

 Martani (2006) conclui, “Logo não podemos pensar no homem sem pensar na senhora de todo o movimento humano: a MOTIVAÇÃO”.

NECESSIDADES E FATORES QUE INFLUENCIAM A MOTIVAÇÃO

Segundo Maximiano (2010) “A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente”.

Os motivos internos são as necessidades, aptidões, interesses, valores e habilidades das pessoas, são o que motiva e faz cada pessoa ser diferente da outra.

Os motivos externos são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece para o indivíduo satisfazer seus motivos internos.

Todos esses motivos combinam-se entre si para influenciar o desempenho do individuo na organização e na vida.

Teoria das Necessidades Humanas

A Teoria da hierarquia das necessidades humana foi criada por Abraham Maslow, ela mostra as necessidades humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (319.5 Kb)   docx (159.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com