TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia - Atividade Discursiva

Por:   •  28/5/2017  •  Dissertação  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Discursiva – Macroeconomia

O Papel do Governo para estabilização da Economia.

O mercado por si só não é capaz de solucionar todos os problemas econômicos, sendo assim, o governo acaba tendo que intervir, seja no sentido de prover, intervir, regular, incentivar ou desincentivar determinados comportamentos econômicos por partes dos agentes. A existência do governo é necessária para guiar os agentes econômicos no sentido de aumentar não só a produção ou lucro, mas também o bem estar da população e das empresas.

Cabe ao governo desenvolver o maior crescimento econômico possível, a menor taxa de desemprego e inflação, além de garantir um certo equilíbrio no saldo do balanço de pagamentos de transações do país com o resto do mundo, ne que para isso seja necessário a redistribuição de renda, riqueza e oportunidade, que seja mais socialmente justa para o conjunto da população.

Quatro das funções mais importantes do governo são: alocativa, distributiva, estabilizadora e reguladora, que são formas complementares para que o governo atue na economia de forma a tentar garantir o aumento dos benefícios a população.

Função Alocativa: Quando o governo se depara com uma codição que a firma não tem interesse ou capacidade técnica, ou econômica financeira para que determinada oferta do bem ocorra. Governo coloca a disposição recursos para o provimento de determinado bem.

Função Distributiva: Nada mais é do que a redistribuição de renda através de transações financeiras, tal como o imposto, esse que, em regra, deve ser utilizado para a construção e melhoria de serviços públicos.

Função Estabilizadora: Em termos macroeconômicos a garantia de pelo menos três grandes variáveis macroeconômicas nas condições de maior crescimento do PIB, menor taxa de desemprego e menor taxa de inflação, é o objetivo de qualquer governo. O problema é que muitas vezes essas condições não são alcançadas em curto prazo ao mesmo tempo, e o governo então tem pelo menos um escolha entre duas possibilidades, ou controla a inflação ou prioriza o crescimento do PIB e do emprego e corre o risco de ter o prejuízo no controle da inflação.

O crescimento econômico pode ser determinado por dois aspectos, a mudança do ambiente internacional e a correção de politicas internas que foram desviadas pro lado errado nos últimos anos, politica fiscal, politica monetária e politica de preços públicos. No Brasil é necessário a retomada de reformas para poder aumentar a produtividade da economia brasileira, com isso diminuir a taxa de desemprego e aumentar a rotatividade do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com