TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Mix Planificar e Controlar Toda a Atividade Comercial

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  9.613 Palavras (39 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 39

INTRODUÇÃO

O Presente trabalho, estuda a influência do composto de marketing na tomada de decisão dos consumidores. Também aborda assuntos da área de marketing que estão relacionados com o tema proposto.

Marketing é o conjunto de técnicas e métodos que permitem conhecer o mercado e o consumidor e como é que a empresa deve se posicionar no mercado de uma forma competitiva. As principais funções de marketing são:

  1. Conhecer o mercado;
  2. Idealizar formas de oferta competitiva e inovadora;
  3. Planificar e controlar toda a actividade comercial;
  4. Permanente inovação de modo a satisfazer os clientes.

Existem empresas que disponibilizam ao consumidor produtos e/ou serviços que possuem alta tecnologia, além de serem inovadores, mas que não alcançam o sucesso, tampouco obtêm lucros. Segundo McCarthy e Perreault (1997, p.20), em ambientes onde o objecto da produção é superestimado em relação ao marketing, “pessoas acham que basta você possuir um bom produto para seu negócio ser um sucesso”. Essas empresas preocupam-se mais com o desenvolvimento de novos produtos e produção, deixando em segundo plano o departamento de marketing.

Cabe, então, ao gestor identificar esses problemas e corrigi-los. Deve-se aliar a produção ao marketing, como identifica os autores (1997, p.20): “produção e marketing são partes importantes de um sistema total de negócios destinados a fornecer bens e serviços para atender as necessidades do consumidor”. Sabe-se que o planeamento na área de marketing, quando realizado de forma adequada à organização, pode trazer benefícios em relação aos aspectos que envolvem tomadas de decisão neste departamento.

Segundo Kotler e Keller (2006, p.2), “o bom marketing tem se tornado um ingrediente cada vez mais indispensável para o sucesso dos negócios”. Os autores completam que o bom marketing não é resultado de um acidente, mas sim de um planeamento e de uma execução cuidadosa. Para alcançar o resultado planeado não bastam apenas bons profissionais e abundância de recursos financeiros, mas utilizar uma estratégia adequada para a “batalha.”

Problema

De que modo o marketing mix influencia no desenvolvimento comercial?

 Hipótese

  1. Influencia no processo comercial;
  2. Ajuda obter uma resposta coesa do mercado por parte dos consumidores;
  3. Ajuda a empresa a permanecer no mercado de forma competitiva.

Objetcivo geral

Avaliar de que forma o marketing mix contribui para o desenvolvimento comercial.

        

Objectivos específicos

  1. Avaliar os pontos inerentes ao composto de Marketing (4 P´s);
  2. Analisar como o composto de marketing influencia na tomada de decisões dos consumidores.

Justificativa

Procura-se com a concretização desse trabalho que os profissionais de marketing estejam mais atentos ao que acontece no mercado com os seus produtos e serviços, através das acções que despertem o interesse do consumidor, por meio dos produtos, preços, pontos e promoções. Deste modo torna-se importante analisar como cada elemento do composto de marketing afecta o processo de compra, para que possam melhor atender os seus clientes.

Método de pesquisa

Método é o conjunto das actividades sistemáticas e racionais em um estudo. Permite alcançar os objectivos com maior segurança, definindo o caminho a ser seguido, encontrando erros e auxiliando as decisões do pesquisador (MARCONI; LAKATOS, 2009). Método de pesquisa (pesquisa quantitativa, qualitativa ou quanti-qualitativa). A escolha do processo metodológico deve ser correspondente com os objectivos, justificativa e formulação do problema a ser investigado. Diante da definição do que é metodologia, este estudo caracteriza-se por ser quantitativa

Tipo de pesquisa

É por meio da metodologia que se define a classificação (exploratória, descritiva ou explicativa). Este estudo caracteriza-se por ser descritivo, pois buscou descrever como o marketing mix ajuda a empresa a permanecer no mercado de forma competitiva.

Colecta de dados

Neste sentido, foi utilizado questionário como instrumento principal de colecta de dados, visto que os dados desejados não poderiam ser encontrados exclusivamente em registos ou fontes documentais, podendo ser fornecidos pelas pessoas envolvidas com o tema deste trabalho na empresa.        

Universo e à amostra

Em relação ao universo e à amostra Oliveira (2005, p. 30) comenta:
Em pesquisa, nem sempre é possível colectar informações da totalidade de um grupo
de pessoas, objectos, plantas ou animais. Daí a necessidade de investigar apenas parte
dessa população ou universo, tendo-se o cuidado de escolher uma amostra
representativa, para dar confiança e sustentabilidade à análise dos dados colectados
em determinada amostra do objecto de pesquisa.

 No presente trabalho, o universo de pesquisa foram feitos por meios de questionário.

CAPITULO I – MARKETING

1.1. - Noções

O marketing surgiu nos Estados Unidos ainda na década de 1950, quando o mundo ainda vivia em um ambiente de pós-guerra. Segundo Dias (2003, p. 2), “o avanço da industrialização mundial acirrou a competição entre as empresas e a disputa pelos mercados trouxe novos desafios”. Sendo assim, as empresas passaram a utilizar dessa função administrativa, o marketing, para alcançar melhores desempenhos e vantagem competitiva.

Marketing pode ser definido de diversas formas. Durante muito tempo, o termo “marketing” foi sinónimo apenas de venda e propaganda. Porém, esse termo ganhou maior ênfase e cuidado por parte da sociedade empresarial.

Kotler e Armstrong (1998, p. 3) ratificam: “o marketing deve ser compreendido não só no antigo sentido de vender – dizer e vender – mas também de satisfazer as necessidades do cliente”.

Os autores Churchill Jr. e Peter (2007, p.4) ressaltam que “a essência do marketing é o desenvolvimento de trocas em que organização e clientes participam voluntariamente de transacções destinadas a trazer benefícios para ambos”. Ou seja, as empresas buscam entender as necessidades dos clientes, e estes terão como benefício suas necessidades sanadas. Em troca, as organizações com fins lucrativos obterão recursos financeiros com a venda dos produtos ou serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.5 Kb)   pdf (635.7 Kb)   docx (250.4 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com