TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira (Ambev)

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  3.149 Visualizações

Página 1 de 10

Matemática Financeira

A matemática financeira é uma ferramenta de extrema importância dentro de uma empresa, a sua utilização quando feita de maneira eficiente, minimiza custos e maximiza os resultados.

Uma boa formação empírica favorece um conhecimento mais sólido e preciso, tornando o processo de orçamento de custos e remunerações confiável e transparente, tanto para os empresários como para fins de fiscalização.

A matemática financeira fornece os instrumentos necessários para que sejam realizadas avaliações sobre os recursos com maior viabilidade em termos de custos e os investimentos que possam ser mais rentáveis a curto ou longo prazo, dependendo da estratégia adotada pela empresa.

Existem avaliações econômico- financeiras, contábeis, de recursos humanos e mais uma infinidade de áreas que podem ser beneficiadas pela matemática financeira, cada qual com as suas respectivas características avaliativas, quanto mais estáveis forem os dados inclusos em uma equação mais confiáveis serão as projeções apontadas, o empresário deve estar sempre atento a isso.

E, se na vida pessoal, já temos que tomar decisões que nos afetarão por um bom tempo, imagine na vida de uma empresa cujo faturamento, na maioria das vezes, é bastante superior à renda de uma família. Notamos que as decisões são, basicamente, as mesmas, o que muda são os efeitos e o grau de precisão com que os cálculos deve ser feitos.

Tendo como objetivo possibilitar uma compreensão gradativa e completa sobre a matemática financeira. A matemática financeira e uma ferramenta fundamental para analisar, por diversos pontos de vista , o cotidiano financeiro e principalmente, “pegar uma carona” na maquina do tempo da matemática, com o objetivo de planejar a vida financeira futura tanto de uma empresa como de um individuo.

E com a empresa AMBEV, não poderia ser diferente. Em 2014 foi um ano importante de conquistas, 2013 foi um ano muito duro, foi o a onde entrou o planejamento para reacelerar o crescimento, não só em 2014 , más nos próximos anos buscando crescer a receita liquida de maneira sólida e com melhor equilíbrio.

Apesar do ambiente macroeconômico desafiador que impactou a performance, a AMBEV, manteve o plano, convicto q tinha estratégia correta para encarar não só os desafios de curto prazo, más também para melhor se posicionar no futuro.

Dentre tantas aplicações, listaremos aqui as principais fórmulas e alguns exemplos. Para podermos fazer uma demonstração financeira da AMBEV.

Juros

É o valor cobrado por um empréstimo ou ainda acrescido quando aplicado em um investimento. Os juros são expressos em percentual (taxas de juro) sobre o valor emprestado ou aplicado.

Capital

É o valor inicial, seja de um investimento ou ainda um valor de entrada para o pagamento de uma divida, por exemplo.

Taxa de juros

Refere-se a valor percentual q será acrescido ao capital ao longo do tempo. Geralmente, a taxa de juros é expressa em percentual seguido do período a que se refere.

Montante

É basicamente, o valor acrescido de juros.

Os juros podem ser categorizados de dois modos.

Juros simples:

São os juros somados de acordo com o valor de capital inicial emprestado ou investido.

Juros compostos:

São juros acumulativos. O juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render também. É muito comum encontrarmos esta modalidade de juros em investimentos em poupanças, compras a prazo, empréstimos, pagamentos com cartão de credito, entre outras.

Taxas para Juros Compostos

Taxas equivalentes são aquelas que, referindo-se a períodos de tempo diferentes, fazem com que um capital produza o mesmo montante em um mesmo tempo.

Somente no contexto de juros compostos é que se encontra a nomenclatura Taxas Nominais e Taxas Efetivas.

O efeito de capitalização existe somente no sistema de juros compostos. Neste utilizam-se as taxa nominais e efetivas, o que não ocorre nos juros simples.

Taxa Nominal

É aquela cujo período de capitalização não coincide com aquele a que ela se refere. A taxa nominal é em geral uma taxa anual.

Como a taxa nominal é muito utilizada no mercado, embora ela não represente a taxa efetiva o cálculo efetuado será proporcional.

Taxas Efetivas

As taxas efetivas são as taxas que coincidem com o período de capitalização.

Exemplo:

a) A taxa efetiva de 10% ao mês, capitalizado mensal.

b) A taxa efetiva de 15% ao semestre, capitalizado semestral.

c) A taxa efetiva de 1000% ao ano, capitalizado anual. Para realizar o cálculo da taxa efetiva deve-se utilizar a fórmula abaixo:

if = (1+i/k) k - 1

if = taxa efetiva

i = taxa nominal

k = frequência de capitalização

Taxas equivalentes

As taxas são equivalentes quando as duas taxas são aplicadas a um mesmo capital e produzem o mesmo juro ao final de um ano.

Fórmula para taxas equivalentes

1+I=(1+i)k

Só pra lembrar que: Montante, é o valor futuro do recurso aplicado ao final de um determinado período de tempo, a uma determinada taxa de juros. A fórmula utilizada é:

M = C (1 + i)

Juros = Montante – Capital/Recurso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com