TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira Excel

Por:   •  28/9/2015  •  Abstract  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Estabelecimento da missão da empresa

A missão, de acordo com Oliveira, é a determinação do motivo central do planejamento estratégico, ou seja, a determinação de “onde a empresa quer ir”. Corresponde a um horizonte dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar (1994, p.71).

Ansoff e McDonnel afirmam que, uma vez formulada a missão, a segunda etapa é traduzi-la em critérios que a administração possa utilizar para orientar o desempenho da empresa. Os resultados dessa tradução são as metas e os objetivos da empresa (1993, p. 157).

A missão é uma forma de se traduzir determinado sistema de valores em termos de crenças ou áreas básicas de atuação, considerando as tradições e filosofias da empresa (OLIVEIRA, 1994, p. 116).

Kotler apud Oliveira (1994, p.71) explica que, a missão da empresa deve ser definida em termos de satisfazer a alguma necessidade do ambiente externo, e não deve ser colocada em termos de oferecer algum produto ou serviço.

Oliveira ainda acrescenta que, a missão da empresa exerce a função orientadora e delimitadora da ação empresarial, e isto dentro de um período de tempo normalmente longo, em que ficam comprometidas as crenças, expectativas, conceitos e recursos (1994, p. 117).

EXEMPLOS:

“Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira” (Nestlé).

“A empresa está empenhada em manter as seis missões estabelecidas e tem conseguido bons resultados, como comprovam alguns dados recentes. Quer ver?

- Ser líder global em beleza

- Ser a marca de escolha das mulheres 

- Ser líder em vendas diretas 

- Ser o melhor lugar para se trabalhar

- Ser a melhor Fundação para as mulheres 

- Ser a empresa mais admirada” (AVON)

“Fornecer soluções, produtos e serviços financeiros e de seguros com agilidade e competência, principalmente por meio da inclusão bancária e da promoção da mobilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a construção de relacionamentos duradouros para a criação de valor aos acionistas e a toda a sociedade” (Bradesco).

Identificação da visão

Oliveira destaca que, nesta etapa identificam-se quais são as expectativas e os desejos dos acionistas, conselheiros e elementos da Alta Administração da empresa, tendo em vista que esses “aspectos” proporcionam o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado (1994, p.65).

O papel da alta administração é criar um equilíbrio entre visão, objetivos, metas e estratégia que leve à realização ótima dos objetivos pelos quais aparece como responsável perante os grupos de interesse ligados à empresa (Ansoff e McDonnel, 1993, p. 162).

EXEMPLOS:

"Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo" (Nestlé Brasil Ltda).

“Ser reconhecida como a melhor e mais eficiente instituição financeira do País e pela atuação em prol da inclusão bancária e do desenvolvimento sustentável” (Bradesco).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com