TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mc Donald’s e Sua Rede de Suprimentos

Por:   •  19/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  5.705 Visualizações

Página 1 de 5

Mc Donald’s e sua rede de suprimentos

1 – O McDonald’s deve manter um relacionamento colaborativo na cadeia de suprimentos com seus fornecedores. Existe um claro processo de integração entre o fornecedor e a rede de distribuição como forma estratégica na agregação de valor e redução dos custos de produção dos alimentos e insumos que compõem as refeições oferecidas na rede de restaurantes. Esta forma de gestão da cadeia de suprimentos do McDonald’s é considerada por muitos o grande fator de sucesso da rede, que hoje fatura mais de US 40 bilhões todos os anos. O relacionamento colaborativo na gestão da cadeia de suprimentos é interpretado por muitos como uma relação ganha-ganha, e os aspectos positivos podem ser enquadrados nos seguintes pontos:

Compartilhamento da informação, Previsão de demanda. Necessidade de materiais, Capacidade de produção e programação, Plano de marketing, Planejamento conjunto, Objetivos de desempenho e vendas, Orçamento, Metas, Resolvendo problemas, Desenvolvendo produtos, Problemas logísticos, Controle de qualidade, Medidas de desempenho, Determinação de recompensas e ações corretivas, Alavancagem, Recursos e capacidades e Habilidades e conhecimentos.

2 – Tem um relacionamento mantendo três elementos – franqueados, corporação e fornecedores – numa só “família”, com um propósito comum. Os participantes do sistema tem incentivos comuns e um padrão comum de qualidade, serviço e asseio, além de existir um controle mútuo entre todos os elementos. O sistema deveria ser controlado por decisões e políticas consideradas pelo bem comum, sendo bem comum definido como a interação entre todos os participantes.

3 –

4 – Porque a qualidade é um dos seus maiores compromissos, e para isso, trabalha com três fornecedores em um complexo de excelência na produção e distribuição, e a vantagem é a otimização dos processos, evidente na redução no tempo e custo de transporte entre o fornecedor e o distribuidor, pelo fato dessa empresa contar com sua cadeia de suprimentos como uma fonte de vantagem competitiva. Uma característica que muito contribui para os resultados das organizações é o bom gerenciamento da cadeia de suprimentos. Neste processo, em que as empresas têm possibilidade de trabalhar com fornecedores, clientes e mercados de forma integrada, a necessidade de coordenação e cooperação entre os diversos agentes envolvidos é fundamental. Em uma era de concorrência de redes, as recompensas irão para as organizações que puderem melhor estruturar, coordenar e gerenciar os relacionamentos com seus parceiros em uma rede comprometida com relacionamentos melhores, mais estreitos e mais ágeis com seus clientes finais. Atualmente, o gerenciamento da cadeia de suprimentos – numa postura colaborativa e em sintonia com a visão mais moderna e sistêmica da logística – é o campo onde a maioria das empresas vê possibilidades de melhoria na performance e/ou de agregar valor aos seus produtos e serviços.

Sadia e Integrados

Consórcio modular da VW em Resende

1 – risco: Além de repassar a tecnologia, o projeto do produto passa a ser mais integrado e grande parte da tecnologia do produto é desenvolvida pelo próprio consorciado. Logo, a longo prazo o papel da montadora, parece-nos, será o de gerir somente a marca e poderá surgir no futuro o franqueamento da marca, podendo a montadora com o distanciamento da produção, perder a competência tecnológica.

Benefícios: a empresa está focando seus negócios no projeto, qualidade, distribuição e comercialização de seus produtos, confiando a montagem à outra empresa em um elo de parceria.

2 – Reduzir suas bases de fornecedores para um número menor de parceiros com quem estabeleceriam relações de mais longo prazo e mais centradas em cooperação, delegando parcelas crescentes de responsabilidades, tanto na produção, como no projeto de peças e conjunto. Se relacionariam apenas com sete fornecedores de grandes sistemas, que seriam responsáveis, tanto pelas suas redes de fornecimento, como pela montagem, de forma que nenhum funcionário da VW executaria qualquer operação de produção ou montagem.

3 –

GENERAL MOTORS

1 – Oferecer soluções completas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com