TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

McDonald's

Projeto de pesquisa: McDonald's. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  7.573 Palavras (31 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 31

McDonald's

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

McDonald's Corporation

Slogan I'm lovin' it Estados Unidos e PT

Amo muito tudo isso BR

Tipo Pública (NYSE: MCD)

Indústria Restaurantes

Fundação 15 de maio de 1940 em San Bernardino, California Estados Unidos

1955 - McDonald's Corporation em Des Plaines, Ilinois Estados Unidos

Fundador(es) Dick e Maurice "Mac" McDonald (fundadores do restaurante)

Ray Kroc (fundador da Corporação)

Sede Oak Brook, Ilinois Estados Unidos

Áreas servidas Mundo todo (+105 países)

Locais mais de 33500 restaurantes

Proprietário(s) McDonald's Corporation

Pessoas-chave James A. Skinner

Empregados 1 700 000 (2012)1

Produtos Fast-Food

LAJIR Aumento 6,443 bilhões USD (2008)2

Faturamento Aumento 23.522 milhões USD (2008)2

Renda líquida Aumento 4.313 bilhões USD (2008)2 3

Página oficial www.mcdonalds.com

McDonald's é uma empresa responsável por uma rede internacional de restaurantes de fast food, sendo a segunda maior rede do mundo na área citada, ficando atrás apenas da Subway. A expressão também se refere à marca desta empresa, a qual a transcende e revela-se inserida na cultura de massas contemporânea.

A rede foi fundada em abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos. Entre 1955 e 1993, as suas 14 mil lojas venderam 80 bilhões de sanduíches. Juntamente de marcas como Coca-Cola, o McDonald's é considerado um dos mais disseminados símbolos do capitalismo internacional e da globalização. Seu produto mais famoso é o sanduíche conhecido como Big Mac.

A marca McDonald's existe em 120 países. Mais de 34 mil lojas ao redor do mundo servem mais de 69 milhões de clientes a cada dia. Mais de 80% dos restaurantes McDonald's são propriedade de empresários locais e são operados pelos mesmos.4

Além disso a empresa opera outras marcas de restaurantes e lanchonetes ao redor do mundo como Aroma Café, Boston Market, Chipotle Mexican Grill e tem uma pequena parte na Pret A Manger. Até dezembro de 2003 também era dona do Donatos Pizza. As vendas em 2004 foram de 19,1 bilhões de dólares, com lucro líquido de 2,75 bilhões de dólares. Também possuía uma subsidiária, a Redbox, que em 2003 começou como uma loja de conveniência automatizada de 5,5 metros, mas a partir de 2005 concentrou-se em máquinas de aluguel de DVD's.

Índice [esconder]

1 Características

2 História

2.1 Cronologia

3 Sanduíches

4 Presença internacional

4.1 Brasil

4.2 Portugal

5 Críticas

6 Ver também

7 Referências

8 Ligações externas

Características[editar | editar código-fonte]

A maior parte dos restaurantes McDonald's oferecem ambos os serviços de balcão e Drive-Thru, com mesas em espaço coberto e algumas vezes ao ar livre. O Drive-Thru, Auto-Mac, ou McDrive como é conhecido em alguns países, frequentemente tem cabines separadas para pedir, pagar e pegar os produtos. Em alguns países os "McDrive" perto de auto-estradas não oferecem serviço de balcão ou mesas. Pelo contrário, lugares com alta densidade populacional frequentemente não tem o serviço de Drive-Thru. Também há alguns restaurantes, localizados a maioria em regiões comerciais que oferecem o serviço de Walk-Thru no lugar do Drive-Thru.

Restaurantes temáticos também existem, como os restaurantes "Rock-and-Roll McDonald's" 1950 e o restaurante Mc Movie, em Porto Alegre, no Brasil. Alguns McDonald's em áreas suburbanas e certas cidades têm grandes playgrounds fechados ou ao ar livre, chamados "McDonald's PlayPlace ou Playland. Estes foram criados principalmente na década de 1970 e 1980 nos Estados Unidos e mais tarde, internacionalmente.

O modelo de negócio da McDonald's Corporation é um pouco diferente da maioria das outras cadeias de fast-food. Além das taxas normais de franquia, recursos, e porcentagem das vendas, McDonald's também recebe aluguel, parcialmente ligado às vendas. Como uma condição do acordo de franquia, a corporação é dona da propriedade nas quais a maioria das franquias se instalam. No entanto, no Reino Unido o modelo não é de tanta concorrência como o modelo global, e menos de 30% dos restaurantes são da franquia e a maioria é de propriedade da companhia.

O McDonald's treina seus franquiados e outros na Hamburger University em Oak Brook, Illinois. De acordo com o Fast Food Nation de Eric Schlosser (2001), cerca de um em cada dez trabalhadores nos Estados Unidos foi, em algum momento, empregado pelo McDonald's. O livro também afirma que o McDonald's é o maior operador privado de playgrounds nos Estados Unidos, assim como o maior comprador de carne bovina, carne de porco, batatas e maçãs.

Na Índia os lanches são feitos somente com vegetais, ou com carne de carneiro, visto que neste país a vaca é considerada um animal sagrado.5

História[editar | editar código-fonte]

Question book.svg

Esta seção não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Cronologia[editar | editar código-fonte]

1937: Os irmãos Dick e Mac McDonald abrem uma barraca de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com