TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relacionamento Colaborativo Na Cadeia De Suprimentos Do McDonald´s

Dissertações: O Relacionamento Colaborativo Na Cadeia De Suprimentos Do McDonald´s. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2013  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  1.267 Visualizações

Página 1 de 3

O relacionamento colaborativo na cadeia de suprimentos do McDonald´s

Através da análise da cadeia de suprimentos do McDonald’s, o estudo apresenta como o relacionamento colaborativo pode ser entendido na gestão do sistema e no processo de abastecimento dos restaurantes.

O presente trabalho está fundamentado em uma revisão bibliográfica com foco na colaboração e no relacionamento na cadeia de suprimentos. É importante que a empresa foco exerça a governança da rede, buscando estimular a eficiência coletiva. Habitualmente os membros da cadeia trabalham como empresas individuais com perspectiva local e conduta oportunista.

Os autores definem a cadeia de suprimentos colaborativa como duas ou mais empresas independentes trabalhando conjuntamente para planejar e executar operações de suprimentos com maior sucesso do que atuando isoladamente. A colaboração é baseada em objetivos mútuos. A visão do processo colaborativo é ter os supridores, produtores, distribuidores e clientes alinhados em prol de um relacionamento cooperativo, para benefícios da cadeia e de cada agente. Este compromisso no relacionamento exige dos agentes da cadeia um planejamento colaborativo que consiste no gerenciamento da demanda. Desta forma, a integração interna e externa com os parceiros depende da troca de informação e do alinhamento do processo.

O conceito de trabalhar junto para ganhos mútuos fica evidente se o espírito colaborativo for institucionalizado e ganhar credibilidade, no entanto, o fato desta ideia não ser tão forte na prática tem sido motivo de diversos questionamentos na literatura a respeito do processo de colaboração na cadeia de suprimentos. As empresas devem procurar eliminar processos duplicados e não produtivos na busca de maior produtividade, estabelecendo objetivos mútuos. Esta relação requer uma básica modificação no processo de negócio, que aproxima as empresas no longo prazo e numa estrutura operacional conjunta.

Ray Kroc, fundador da empresa McDonald´s conseguiu ao longo da trajetória da empresa unir três elementos, franqueados, corporação e fornecedores – numa só família, com um propósito comum, o sistema deveria ser controlado por decisões e políticas consideradas pelo bem comum, sendo bem comum definido como a interação entre todos os participantes.

O McDonald´s desenvolveu em seus fornecedores um compromisso fortíssimo de atendimento ao sistema, fazendo-os parte do sistema McDonald´s. Uma vez que esses fornecedores eram pequenos e cresceram junto com a rede McDonald´s, compartilhando missões, objetivos, crenças e valores, o comportamento sempre se deu de forma colaborativa e cooperativa.

Gestão de Cadeia – Baseiam-se no fato de que o cardápio do restaurante deve ser atendido plenamente e o desejo de um item pelo consumidor não atendido reflete em perda direta da venda. Este conceito é forte e trabalhado com muita seriedade por todos os fornecedores.

O PSL (Prestador de Serviços Logísticos) organiza e programa todo o processo de abastecimento dos pontos de venda. Orienta o pedido do restaurante, recebe a ordem, processa o faturamento, carrega o caminhão e abastece o ponto de venda na hora marcada.

Atualmente o nome McDonald´s é forte e tê-lo atrelado ao seu portifólio de clientes contribui com muitos novos negócios. A expansão dos restaurantes ocorrida ao longo dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com