TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas de posição, medidas de dispersão e variabilidade na área de administração

Resenha: Medidas de posição, medidas de dispersão e variabilidade na área de administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Resenha  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

Medidas de posição, medidas de dispersão e variabilidade na área de administração

As tabelas de frequência e gráficos resumem dados, que mostram o comportamento de uma variável em uma análise para uma instituição. Muitas vezes se faz necessário resumir ainda mais estes dados, apresentando valores representativos, geralmente, nestes casos, emprega-se os valores de posição central: média, mediana ou moda.

Média é a soma dos dados de observação, dividida pelo número total deles. Para calcular a média, precisamos que as variáveis sejam mensuráveis.

Mediana é a realização que ocupa a posição central da série de observações, quando disposta em ordem crescente. Para calcular a mediana, precisamos ordenar as realizações da mediana.

Moda é a realização mais frequente do conjunto de dados observados. Para calcular a moda, precisamos da tabela de frequência.

Resumindo um conjunto de dados em uma única medida de posição central, esconde-se todas as informações de variabilidade do conjunto de informações. Portanto, para resumir a variabilidade de um conjunto de dados, utiliza-se a dispersão dos dados em torno da média, utilizando as medidas de variância e desvio padrão. Para qualquer conjunto de dados, a soma destes desvios é zero.

No cálculo das medidas de dispersão, considera-se o total dos módulos dos desvios e o total dos quadrados dos desvios, as medidas de variabilidade indicam o quão homogênio é um conjunto de dados.

A variância é uma medida de dispersão igual ao quadrado da dimensão dos dados, pode causar problemas de interpretação, costuma-se usar então o desvio padrão, que é definido como a raiz quadrada positiva da variância.

A medida de dispersão, desvio padrão, indica em média qual será o erro (desvio) cometido ao tentar substituir cada observação pela medida resumo do conjunto de dados (Média).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com