TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas de variação e variabilidade

Tese: Medidas de variação e variabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Tese  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

5.0 Medidas de Posição

São as estatísticas que representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal do gráfico da curva de frequência. As medidas de posições consideradas mais importantes são média aritmética, mediana e moda.

•Média Aritmética: A medida Aritmética é aquela que nos permite substituir os valores de uma lista de números por soma. Equivalem a dividir o total das n observações em n partes iguais.

•Mediana: A mediana é o valor que separa o conjunto em dois subconjuntos de tamanhos iguais. O cálculo da mediana requer que os dados estejam ordenados. Se o número de observações for ímpar, a mediana é o valor central; se o número de observações for par, a mediana é a média dos dois valores centrais.

•Moda: A moda é simplesmente o valor que mais se repete, ou seja, o valor mais provável a ser escolhido. É a única medida de dispersão que pode ter mais de um valor. A moda não é necessariamente única, ao contrário da média ou da mediana.

6.0 Medidas de Dispersão e Variabilidade

São as medidas que obtemos através de uma amostra de números que caracterizam um afastamento ou uma aproximação dos dados que está em torno da média. Estas medidas são sinônimo de variação ou variabilidade. Que podem ser dividas em: amplitude, desvio padrão, Variância e Coeficiente de Variação.

•Amplitude: É apenas a diferença entre o maior e o menor valor observado, sendo assim não temos noção de quanto os valores intermediários estão afastados ou concentrados.

•Desvio padrão: O desvio padrão é uma das mais utilizadas medidas de variação de um grupo de dados. A sua principal vantagem que apresenta sobre a variância é de permitir uma interpretação direta da variação do conjunto de dados, pois o desvio padrão é expresso na mesma unidade que a variável.

•Variância: Define-se a variância, como sendo à medida que se obtém somando os quadrados dos desvios das observações da amostra, relativamente à sua média, e dividindo pelo número de observações da amostra menos um.

•Coeficiente de variação: O coeficiente de variação é uma medida relativa de variabilidade. Como o coeficiente de variação analisa a dispersão em termos relativos, ele será dado em %. Quanto menor for o valor do coeficiente de variação, mais homogêneos serão os dados, ou seja, menor será a dispersão em torno da média.

7.0 Medidas de Posição e Dispersão na área de Administração

É possível aplicar as Medidas em diversas áreas da Administração como, por exemplo: apresentação de projetos, análise e conclusões de amostras e entre outras. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais as formulas e técnicas vêm colaborando com os estudos organizacionais.

As medidas podem ser usadas também como uma ferramenta de decisões, ou seja, deve permitir que os usuários, a quem são destinadas as demonstrações, consigam avaliar de maneira concreta as condições atuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com