TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorando & Curriculum

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

                  Prof.ª: GEIDA MARIA CAVALCANTI DE SOUZA

                  Aluno: Luciano Nascimento Ferreira

                  Semestre: 2012.1

A LEITURA NA UNIVERSIDADE

TÓPICOS

 - Novas concepções de leitura:

  • Ascendente – O texto é o detentor do sentido, e o leitor é apenas o receptor;

  • Descendente – O texto serve, apenas, como confirmador das hipóteses do leitor;
  • Interacionista – A leitura se dá pela interação entre texto e leitor. A partir das informações do texto, o leitor atribui sentidos ao que está escrito.

- Os níveis de leitura:

  • Sensorial –

  • Emocional –
  • Racional –

- Estratégias para leitura racional:

  • Em 1° lugar, o estudante precisa inteirar-se das condições de produção do texto;
  • Quais são as ideias do autor?  De que fala o texto (Assunto e o Tema), Qual o objetivo do autor, O que diz o autor? Que razões ele oferece para fundamentar sua tese?
  • Análise interpretativa e crítica.

- Leitura: conhecimentos prévios.

  • Conhecimento linguístico

  • Conhecimento textual
  • Conhecimento de mundo

RESUMO

A leitura ascendente durante muito tempo foi a modalidade que vigorou nos processos de aprendizagem, onde o texto era considerado a verdade absoluta, cabendo ao leitor apenas receptá-la. Em contrapartida, na descendente, o leitor atribui ao texto suas opiniões, condizentes com seu modo de pensar, ou seja, esse tipo de leitura confirma as suas hipóteses. Mas há ainda, uma terceira modalidade de leitura, a interacionista, onde, segundo Kato (1990), se dá pela interação entre texto e leitor. A partir dessas informações, este atribui sentidos ao que está escrito. E a partir dessa interação que a verdadeira leitura acontece, pois o leitor traz consigo diversas experiências de vidas e conhecimentos pessoais, onde os associa com o texto.

A leitura se divide em três níveis de percepções: a sensorial, a emocional e a racional. A primeira define-se pela atratividade através da estética, despertando no leitor curiosidades por conta do aspecto físico. E a criança é a mais atraída por tais sensações por conta do seu encantamento pela aparência como se fosse um brinquedo. Não muito diferente, o adulto também compartilha do mesmo sentimento, entretanto ele se contém mais, pois ele tem uma visão crítica apesar do visual.

A emocional tem uma função bem diferente já que ela envolve o sentimentalismo. A história e os seus personagens marcam quem os leem, devido ao processo de identificação despertado por conta das emoções vividas por cada um, e influenciado pelas histórias pessoais. Muitos desprezam o seu conteúdo por não servir de objeto de estudo científico ou crítico, porém se compreendido com reflexão, há duas observações importantes: se é um modo de fugir da realidade, para aliviar tensões, ela se torna alienante, e se for uma maneira de fantasiar o imaginário, torna-se uma rica paixão.

Diferentemente das anteriores, a leitura racional tem como alvo atribuir sentidos ao texto para sua interpretação, e tem caráter reflexivo e dinâmico exigindo do leitor bastante compreensão. Demonstrando assim que a escola é a principal responsável por esse nível.

A leitura racional exigirá de o estudante estar atualizado e inteirado com a obra a ser pesquisada além de saber o significado das palavras, utilizando-se de instrumentos de elucidação como o dicionário. O não esclarecimento pode trazer muitas dificuldades de se entender conceitos. Por isso a busca por esses significados é essencial e enriquecedora na medida em que acrescenta conhecimentos. Para isso é importante entender as ideias do autor, como por exemplo: o que o texto fala, seu assunto e o seu tema, qual o seu objetivo, o que diz o autor, quais razões ele oferece para fundamentar suas teses. Entendida essa primeira parte chega o momento de interpretar e analisar criticamente o texto de duas formas: a primeira é através da atribuição de sentidos, lendo-se de maneira profunda e minuciosa enfatizando algumas questões que servirão de chave para o seu entendimento, e a segunda se dá pela avaliação crítica considerando-se alguns tópicos que se complementando chega a conclusão do que está sendo proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (258.9 Kb)   docx (239.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com