TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Futuro

Por:   •  8/11/2015  •  Dissertação  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Vivemos sob a ótica do capitalismo na qual deseja-se sempre a maximização do lucro em transações comerciais, seja na compra e venda de produtos ou mesmo na contratação e prestação de serviços.

Esta é uma ótica geral, porém em cada mercado ou segmento de produtos existem mecanismos diferentes para que os resultados sejam maximizados.

O mercado do agronegócio possui algumas particularidades que fazem com que certos mecanismos específicos de comercialização sejam adotados com maior frequência.

Dentre as características deste mercado temos:

1. Produtos agropecuários normalmente são comercializados de forma não diferenciada, sendo então denominadas “commodities”;

2. A produção é sazonal e dependente de fatores climáticos e de terreno;

3. Os produtos geralmente são perecíveis e alguns casos muito rapidamente;

4. A produção é de difícil ajuste pois o planejamento da produção normalmente acontece com meses ou anos de antecedência a entrega do produto, momento no qual as condições de mercado como preço e demanda podem ter sido modificados;

5. A concorrência no setor é quase perfeita enquanto o perfil dos compradores se assemelha a um estrutura oligopolista, ou seja, com poucos players.

Além das características intrínsecas a este mercado há ainda que se considerar a influência de fatores externos como alteração de políticas econômicas de subsídios, taxa de juros, salários, dentre outros.

Com tantos fatores influenciando o mercado é importante adotar mecanismos de comercialização que reduzam os riscos. Os modelos mais utilizados são:

- Mercado Spot: Neste caso a negociação é feita no momento da compra e a preços de mercado, existe a entrega do produto ao comprador que em contrapartida faz o pagamento ao vendedor. O grande risco deste mercado é relacionado a oferta e demanda pois pode acontecer de não haver comprador suficiente para toda a produção ou mesmo não haver produto suficiente para toda a demanda.

- Mercado a Termo: Afim de minimizar o problema de falta de oferta ou demanda produtores e compradores celebram acordos mesmo antes de disporem dos produtos e pode ou não haver exigência de adiantamento de pagamento. O preço é preestabelecido entre as partes e na data estipulada em contrato deve ocorrer a compra e venda da quantidade estipulada ao preço acordado, independente do preço praticado no mercado naquela ocasião.

- Mercado Futuro: Os contratos de futuro evoluíram dos contratos a termos pois estes últimos resolviam a questão de encontrar compradores e vendedores para o produto porém não resolvem a questão da flutuação de preços. No mercado futuro um contrato é celebrado entre as partes porém são especificados apenas o prazo, o local de entrega e o objeto transacionado.

- Mercado de Opções: Neste caso paga-se um determinado valor pelo direito/opção de adquirir determinada mercadoria a um preço preestabelecido.

Neste trabalho abordaremos e explanaremos mais detalhadamente estratégias a serem adotadas em Mercados de Futuros e Opções. As oscilações de preços características do mercado agropecuário faz com que estratégias como hedge de compra ou venda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com