TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado futuro de boi gordo: Uma alternativa de rentabilidade e segurança para os pecuaristas

Por:   •  15/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.784 Palavras (16 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 16

1. IDENTIFICAÇÃO

  1. TEMA: Mercado Futuro de Boi Gordo

  1. TÍTULO DA MONOGRAFIA: Mercado futuro de boi gordo: uma alternativa de rentabilidade e segurança para os pecuaristas da cidade de Imperatriz-Ma.

1.3 AUTOR: Marcus Danilo Franco Nascimento

1.4 ORIENTADOR: Claudio Marcos Sousa Moraes

1.5 INSTITUIÇÃO: Faculdade de Educação Santa Terezinha – FEST

1.6 FINALIDADE: Analisar o mercado futuro de boi gordo e identificar os mecanismos que possibilitam rentabilidade e segurança para os pecuaristas da cidade de Imperatriz-Ma.

1.7 LOCAL: Imperatriz-Ma.

1.8 DATA: 06 de Outubro de 2011. 

2. JUSTIFICATIVA

A pecuária bovina chegou ao Brasil com os primeiros imigrantes portugueses, ainda na primeira metade do século XVI. Hoje, o país tem o maior rebanho bovino comercial do mundo, e é também o segundo maior produtor mundial de carne bovina e couro e o quinto maior produtor internacional de leite. Nos últimos anos, a carne brasileira começou a ganhar cada vez mais espaço no comércio internacional, tornando o país o maior exportador mundial de carne de boi, de cujo mercado detém 25%.

Ao longo dos anos de estudo na academia várias inquietações surgiram sobre o que escrever no final do curso de Economia, porém o tema: mercado futuro de boi gordo chamou a atenção, pois a partir do contato com esta literatura despertou o interesse em mostrar o quanto é relevante para a sociedade imperatrizense e principalmente para os pecuaristas da cidade de Imperatriz a relação mercado futuro de boi gordo e a BM&F.

Nos últimos anos o município de Imperatriz vem sofrendo em seu cenário de comercialização de boi. Com apenas dois frigoríficos na região, os pecuaristas enfrentam dificuldades de estarem comerciando seus rebanhos devido à má estrutura dos frigoríficos que às vezes chegam ate fechar suas portas colocando os pecuaristas em duvida em relação a não comercialização e reposição de seus rebanhos.

A principal razão deste estudo é descobrir os principais mecanismos de comercialização de boi gordo via BM&F que possam garantir maior rentabilidade e segurança para os pecuaristas da cidade de Imperatriz-MA, pois sabe-se que a pecuária de corte, o processamento e a comercialização de carne apresentam riscos substanciais de preço para os participantes dessa cadeia produtiva, que podem ser minimizados nos mercados futuros.

Diante desta situação problema, faz-se necessário buscar possíveis soluções e dentre eles destacam-se os contratos futuros de boi gordo como ferramenta de proteção de preços para os pecuaristas, as operações de hedge em mercados futuros como mecanismos estratégicos de gestão de preços em ambientes incertos de modo a garantir a sobrevivência das atividades e por último o gerenciamento dos riscos para administrar perdas potenciais e garantir retornos que permitam maior rentabilidade para os pecuaristas de Imperatriz-Ma.

Sabe-se que em qualquer negócio existem riscos, despesas e receitas, e para que possa haver um equilíbrio entre essas duas variáveis é preciso que o produtor também seja um investidor, pois essa alternativa fará com que a lucratividade esteja sempre presente em suas negociações. No caso específico da atividade pecuária, esse risco pode ser percebido no fato de o produtor normalmente engordar seus animais sem saber previamente por qual preço poderá vendê-los ao frigorífico na época do abate.

Tendo em vista a relevância da temática, torna-se oportuno um estudo que busque redimensioná-lo, levando em conta a sociedade acadêmica e não acadêmica, sem falar do enriquecimento que trará aos pecuaristas da cidade de Imperatriz-Ma. Devidos esses fatores seria de fundamental importância que os pecuaristas da região atentassem para a comercialização de seu produto via BM&F, pois ela oferece um mercado futuro de boi gordo organizado, para negociar contratos de boi e bezerro, permitindo-lhe fixar antecipadamente a relação de troca entre ambos, pois, essa relação varia significativamente ao longo do ano.

Dessa forma, observa-se que a BM&F é um mecanismo seguro para os pecuaristas, pois lhe proporcionará garantia antecipada e um preço que segundo suas estimativas, possa efetivamente recompensar seu investimento, rentabilidade, segurança e custeio de sua produção. Com efeito, ao longo do período de engorda, os preços do boi podem variar, até de modo expressivo, sob o impacto dos diversos fatores que influenciam a oferta e a demanda do produto. Assim, a partir da BM&F o pecuarista não correrá risco de se defrontar com um preço que não remunere sua atividade, ou que não cubra seu custo de produção.    

A pesquisa será realizada a nível local, ou seja, a cidade de Imperatriz-Ma e o universo da pesquisa serão os pecuaristas registrados no Sinrural – Sindicato rural de Imperatriz, uma vez que a maior concentração de pecuaristas encontra-se registrado neste órgão. Vale salientar que este projeto monográfico estará fundamentado em sua maioria nos artigos científicos sobre mercados futuros de boi gordo em razão da pequena quantidade de livros que se encontram nas bibliotecas das Universidades e faculdades desta cidade.

Portanto, é relevante e notória esta pesquisa porque além de apresentar uma nova alternativa de venda para os pecuaristas desta cidade, traz a tona oportunidades para aquelas pessoas que desejam investir seu capital ou produto agrícola num mercado futuro da BM&F. Entretanto, este trabalho científico não será esgotado no todo, pois será apenas o início de novas descobertas que contribuirão significativamente para o engrandecimento do pesquisador e da sociedade imperatrizense.

3. HIPÓTESES

  • Os contratos futuros de boi gordo garantem proteção de preços para os pecuaristas da cidade de Imperatriz.

  • As operações de hedge em mercados futuros são mecanismos estratégicos de gestão dos preços alvo em ambientes de incerteza garantindo a sobrevivência de suas atividades.

 

  • O gerenciamento dos riscos é um mecanismo essencial para administrar perdas potenciais garantindo retornos que permitam maior rentabilidade para os pecuaristas de Imperatriz-Ma.

4. OBJETIVOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (212.2 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com