TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de Capitais - Globalização

Por:   •  21/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 6

Modelo de entrega da atividade*

Aula: 01

Título: A globalização financeira e o Mercado de Capitais

Aluno:

Disciplina: Mercado de capitais Ciclo/Curso:

Introdução

O Mercado de Capitais nada mais é que um canal entre os agentes superavitários e os deficitários com o objetivo de gerar liquidez aos vários títulos existentes, de forma a melhorar o fluxo de capitais entre os agentes econômicos. Esse mercado sofreu diversas mudanças com a globalização financeira, democratizando a economia e permitindo que oportunidades de captação de recursos fossem mais acessíveis para todos em qualquer lugar do mundo. Porém, existem diferenças na estrutura e desenvolvimento do mercado de capitais em países desenvolvidos e emergentes, o que tornam alguns mais atrativos ou mais arriscados do que outros, o perfil do investidor que determinará sua aversão ou não ao risco. Esse mercado de renda variável não é perfeito, pois as decisões variam de acordo com as oscilações de mercado, as quais os investidores devem ficar sempre atentos, através de notícias diárias bem como por análises que vêm desenvolvendo suas estratégias de investimento.

O Mercado de Capitais é fascinante, porém necessita de um investimento primordial: o estudo para o entendimento de sua amplitude e complexidade.

Principais mudanças que a globalização financeira trouxe para os mercados de capitais

A globalização trouxe a democratização da economia, permitindo o acesso igualitário ao mercado de capitais. Isto é, anteriormente, tudo o que fosse realizado em termos de aplicação financeira e movimentação de capital requeriam a presença física, porém isso mudou com o avanço da tecnologia. Hoje, podemos fazer em qualquer parte do mundo uma transação em qualquer país.

Logo, com esse contato instantâneo e simultâneo, os países passaram a abrir seus mercados para receber investimentos externos, fazendo com que o mercado de capitais ganhasse cada vez mais importância nesse cenário, uma vez que quanto mais ativo ele é, mais a economia se desenvolve. Pois é um canal de captação de recursos que permite um desenvolvimento econômico e social, gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do país.

Vale lembrar que, com a globalização, apesar de ser mais fácil identificar oportunidades, as decisões se tornam mais sensíveis nesse cenário, pois as instabilidades de outros países refletem e impactam diretamente no mercado mundial.

Outro ponto é que o crescimento vertiginoso das empresas e o lançamento de ações no mercado fazem com que a aquisição e venda de valores mobiliários, pelos investidores, necessitem estar adequadamente protegida, visando evitar-lhes danos e enriquecimento indevido daqueles que explorem o mercado de maneira enganosa, desleal e desprovida de Ética.

Principais diferenças que você consegue identificar entre o mercado de capitais dos países desenvolvidos e dos países emergentes.

Em países desenvolvidos, a renda é maior, logo, o crescimento do nível de poupança também, o que gera mais incentivo para investimentos. Assim, o mercado de capitais nesses países acaba sendo mais desenvolvido e estruturado, eliminando a concentração de investimentos nas mãos de certos agentes econômicos, diversificando suas fontes em uma maior gama de projetos produtivos.

Já em países emergentes, apesar de ser evidente a necessidade de uma inter-relação entre mercados internos e externos, como o mercado de capitais que ajudam a impulsionar seu desenvolvimento econômico, esses países são arriscados para captarem investimentos. Isso se deve a fatores relacionados à ausência de maturidade de suas economias, como a instabilidades políticas, além da falta de segurança por meio de uma governança efetiva, com ausência de marcos regulatórios que assegurem os investimentos, por exemplo. Outro ponto que podemos citar seria a inflação, que provoca desajuste temporário entre o valor investido e o valor presente das ações. Logo, os investidores que não tem capacidade para esperar reajustes de preços das ações, partem para outras formas de investimentos, que associem segurança e rentabilidade.

Como se comporta o movimento dos capitais diante de oscilações de mercado

No mercado de capitais podemos prever tendências de oscilações de preços através de análises, como a técnica e a fundamentalista, por exemplo. Porém inúmeros fatores podem mudar drasticamente o posicionamento estratégico do investidor, pois nenhum mercado de renda variável é perfeito. Assim, o aumento da volatilidade (ritmo que os preços oscilam para mais ou para menos) no mercado de ações, traz um cenário de incerteza na previsão dos resultados, fazendo com que os investidores requeiram um retorno maior para o risco.

Alterações micro de mercados que, são muito mais voláteis e mais sensíveis a qualquer ínfima variação do mercado internacional, tendem a não afetar solidamente as ações no longo prazo tendo em vista que a análise fundamentalista busca se sobrepor a caótica volatilidade diárias. Porém, no curto prazo, é evidente que as oscilações acabam sendo determinadas até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com