TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de capitais 4 semestre

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.815 Palavras (16 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DENIS BARBOSA DE LIMA

THIAGO BRUNO BARLETTA DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Ituiutaba-MG

2015

DENIS BARBOSA DE LIMA

THIAGO BRUNO BARLETTA DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Administração Financeira e orçamentária, Mercado de Capitais e Direito Tributário.

Profs. Fábio Proensa, Karem Manganotti, Vânia Silva, Janaina Vargas.

Ituiutaba -MG

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................04

2.1 Administração financeira e orçamentária........................................................04

2.2 Mercado de Capitais..........................................................................................07

2.3 Direito Tributário................................................................................................10

3 ENTREVISTA..........................................................................................................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................15

REFERÊNCIAS..........................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

O Trabalho desenvolvido, buscou descrever a respeito de cada uma das disciplinas aprendidas no 4º. Semestre do Curso de Administração, sendo elas: Administração Financeira e orçamentária, Mercado de Capitais e Direito Tributário.

Além do referencial teórico acerca das disciplinas elaborou-se também uma pesquisa de campo, através de entrevista aplicada a uma empresa do ramo de produtos elétricos da cidade de Ituiutaba-MG. A entrevista teve como objetivo conhcer sobre os aspectos da administração financeira e orçamentária da empresa, analisar se o gestor analisa a atuação do mercado financeiro no seu negócio e também a respeito do controle tributário da mesma.

O intuito do estudo foi o de enriquecer o aprendizado no curso de administração, abrindo a mente para novos métodos, que se aplicados com eficiência ajudarão o empresário a fortalecer a sua empresa, lembrando que muitas organizações iniciam suas atividades sem um planejamento prévio daquilo que será desenvolvido e as estratégias de mercado para atingir seu púbico-alvo, o que pode estar relacionado às altas taxas de mortalidade das empresas no Brasil.

Quando ocorre o fracasso empresarial isso é negativo não somente para o empreendedor, mas também para toda a sociedade, pois as empresas enquanto geradoras de emprego e renda constituem-se em um dos pilares do desenvolvimento e do crescimento econômico.

.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Administração financeira e orçamentária

Inicia-se a pesquisa tratando a respeito da administração financeira e orçamentária com vista a melhor entender medidas econômico-financeiras como ferramentas que devem ser usadas para auxiliar à tomada de decisões.

As finanças são um conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro.

A administração financeira é uma ferramenta utilizada para controlar da forma mais eficaz possível os meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, ou seja, observando os melhores meios para a condução financeira da empresa.

Muitas organizações iniciam suas atividades sem um planejamento prévio daquilo que será desenvolvido e as estratégias de mercado para atingir seu púbico-alvo, o que pode estar relacionado às altas taxas de mortalidade das empresas no Brasil. Quando ocorre o fracasso empresarial isso é negativo não somente para o empreendedor, mas também para toda a sociedade, pois as empresas enquanto geradoras de emprego e renda constituem-se em um dos pilares do desenvolvimento e do crescimento econômico.

Todo administrador da área de finanças deve levar em conta os objetivos dos acionistas e donos da empresa, para, daí então, alcançar seus próprios objetivos, pois, conduzindo bem o negocio, cuidando eficazmente da parte financeira, isso consequentemente ocasionará o desenvolvimento e prosperidade da empresa, de seus proprietários, sócios, colaboradores internos e externos, Stakeholders e, logicamente, de si mesmo no que diz respeito ao retorno financeiro e principalmente a sua realização profissional e pessoal (ANTONIK, 2013).

Pode-Se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com