TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de capitais

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM FINANÇAS

Trabalho Final da Disciplina

Mercado de Capitais

Edna Alves de Souza

Cotia

2014

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar brevemente a importância da análise e riscos de capitais, onde a pratica nos dias de hoje tornou-se essencial para as empresas que possuem capital aberto no mercado, influenciando no ciclo de vida e diferencial das empresas.

O intuito é demonstrar como a instabilidade do mercado de ações influencia nas decisões e nos altos e baixos dos valores das ações de uma empresa.

 Diante do exposto, será utilizado como base para este trabalho um breve estudo sobre o grupo de empresas do empresário Eike Batista, através de entrevistas e artigos publicados sobre seu caso.

 O objetivo é estudar o porquê da queda nas ações de seu grupo e causas, que o levaram praticamente a falência, analisando os cenários e verificando as falhas que um passo mal dado pode tirar uma empresa do topo e levar ao abismo em questão de dias, por falta de planejamento e descontrole na administração de suas empresas.

  1. DESENVOLVIMENTO

Eike Fuhrken Batista é natural de Governador Valadares no estado de Minas Gerais. Nascido em 3 de Novembro de 1956, é um empresário brasileiro, cujos investimentos estão distribuídos em diversos segmentos do mercado, tendo como principal fonte de renda a extração de petróleo, energia e mineração, além de logística, indústria naval e carvão mineral. Eike Batista, é fundador do Grupo EBX, um conglomerado de seis empresas, com sede no Rio de Janeiro, que tem como principais concorrentes a Petrobras, Vale S.A, Odebrecht, Grupo Camargo Correa, Andrade Gutierrez e Grupo Votorantim.

Eike Batista foi considerado um dos mais ricos do planeta (34 bilhões de dólares). Entretanto, após uma série de problemas com suas empresas, que não conseguiram concluir os projetos, sua fortuna foi reduzida a menos de dois bilhões de reais. Perdeu bilhões, por causa da desvalorização das ações das suas empresas de mineração, energia, e construção naval porque as empresas do grupo deixaram de cumprir cronogramas e de atingir metas. 

A falta de resultados e o pessimismo em relação ao futuro do grupo preocuparam os investidores, e as ações passaram a cair na Bolsa. Com isso, o patrimônio do empresário começou a encolher.

Eike Batista é definido como um exímio vendedor. Não é a toa que se torno um dos homens mais ricos do mundo. Mas financiar tantas empresas iniciantes no mercado acionário teve um custo alto.

Eike criou negócios em uma velocidade inédita, em setores complexos e sem dar tempo para que uma empresa servisse de pilar do grupo. Tudo foi feito ao mesmo tempo para aproveitar o dinheiro farto que vinha de investidores estrangeiros. O grupo ficou dependente do preço das ações, e se esqueceu de dedicar-se a construir  as empresas.

O resultado foi um grupo “viciado” em bolsa, em que tudo era guiado pelo preço das ações. Na hora do aperto, ter tantas empresas abertas só potencializou a crise de confiança e acelerou a queda do grupo.

E o excesso de confiança fez com que Eike não se preparasse para um cenário em que as coisas não dessem tão certo. Como não tem onde se apoiar foi obrigado a colocar à venda todas as suas empresas.

Na pior das hipóteses, num cenário pessimista, Eike não poderá se reerguer devido a falta de credibilidade no mercado, a desconfiança de seus investidores, a barreira dos bancos para o fornecimento de empréstimos e impedido por órgãos reguladores de disponibilizar ações no mercado.

Num cenário mais provável é possível que fique de molho analisando o ambiente do mercado, reerguer seu império junto a um novo conselho, com pessoas de dentro e fora do País e conseguir aos poucos a confiança no mercado, já que tem grande tino para os negócios.

Futuramente, num cenário otimista, deixe seu tino falar mais alto que seu ego e consiga grandes parcerias com pessoas e bancos, para se reerguer e reconquistar a confiança do mercado nas suas ações.

  1. CONCLUSÃO

No presente trabalho os estudos foram baseados em consultas em webgrafias de diversos autores e conteúdos aplicados nas aulas no decorrer do desenvolvimento da disciplina. Dentro desse contexto, a intenção do estudo foi demonstrar brevemente a importância da análise e riscos de capitais, no que isso influência nas decisões e nos rumos traçados pelas empresas num momento de crise, e citar fatores que ajudariam no desenvolvimento desses grandes grupos financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com