TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercados Monetários e de Capitais (Análise sobre o Banco Central, COPOM, SELIC entre outros)

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Ibmec
Mercado Monetário, Financeiro e de Capitais

Tarefa 1

1.1) O que significa a sigla COPOM? Qual a composição do COPOM e seus 3 (três) objetivos? Explique o conceito de viés associado à meta para a taxa Selic (cite e explique os 3 tipos existentes).

Copom é a sigla de Comitê de Política Monetária. É formado pelo Presidente do Banco Central do Brasil e os membros da diretoria colegiada do banco. Os objetivos do Copom são: implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação. Podendo também alterar a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.

1.2) Cite, e justifique, uma consequência esperada pelo mercado diante de um aumento da meta para a taxa Selic.

Com uma taxa Selic mais alta, o Banco Central tenta controlar o crédito e o consumo, atuando assim para segurar a inflação. Por outro lado, ao tornar o crédito e o investimento mais caros, os juros elevados prejudicam o crescimento da economia.

Tarefa 2

2.1) Explique porque, pela Teoria da liquidez, espera-se que os ativos de longo prazo ofereçam um retorno superior aos de curto prazo, mesmo admitindo-se o reinvestimento sucessivo em outros ativos de curto prazo até a data de vencimento.

A Teoria da Liquidez admite que os rendimentos dos ativos de longo prazo sejam superiores aos de curto prazo, pela incorporação de uma remuneração adicional pelo risco assumido. Esses ativos de maior maturidade devem incorporar uma remuneração adicional pelo maior risco assumido ou prêmio pela liquidez. Em razão dos maiores riscos visualizados nos ativos de longo prazo, os investidores são inicialmente atraídos por aplicações de maior liquidez.

2.2) “Não obstante as formulações enunciadas pela Teoria da Liquidez, deve ser acrescentado o viés produzido pelas características da economia brasileira. “São observados em diferentes momentos desajustes na estrutura dos prazos dos créditos, com taxa de juros de curto prazo suplantando as de longo prazo.”

(Pesquisar notícias sobre o tema) Cite um exemplo ocorrido recentemente na economia brasileira que corrobora com a afirmação acima. Justifique.

Recentemente o BNDES ofereceu ao mercado taxas de crédito de curto prazo com taxas reduzidas,  que afeta diretamente a inflação, causando um efeito contrario ao desejado pelo Banco Central. Já que com essa taxa reduzida estimula a procura por bens e serviços, pressionando a inflação.

Tarefa 3

3.1) O que são operações compromissadas? Defina “taxa Selic”.

São a compra de títulos com compromisso de revenda assumido pelo comprador, conjugado com o compromisso de recompra assumido pelo vendedor, para data futura preestabelecida.

Taxa SELIC é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelos bancos no Brasil se balizam. A taxa é uma ferramenta de política monetária utilizada pelo Banco Central do Brasil para atingir a meta das taxas de juros estabelecida pelo COPOM.

Tarefa 4

Explique a sistemática de “metas para a inflação” como diretriz da política monetária (É preciso especificar: qual o órgão (informe sua composição) que a determina, qual o índice de inflação de referência, o significado de “meta cumprida”, as ações a serem tomadas em caso de não cumprimento da meta, bem como o responsável por essas ações).

As metas são representadas por variações anuais de índice de preços de ampla divulgação. As metas serão fixados pelo Conselho Monetário Nacional, mediante proposta do Ministro de Estado da Fazenda. Considera-se que a meta foi cumprida quando a variação acumulada da inflação de janeiro a dezembro de cada ano situar-se na faixa do seu respectivo intervalo de tolerância. Caso a meta não seja cumprida, o Presidente do Banco Central do Brasil divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que deverá conter:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com