TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MetalFixer

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera Uniderp

Engenharia Civil

ATPS de Administração

Campo Grande

2015


Universidade Anhanguera Uniderp

Engenharia Civil

ATPS de Administração

Atividade pratica supervisionada com o objetivo de desenvolver na pratica situações comuns ao âmbito profissional.

Orientador(a): Fabio Cerqueira

Campo Grande

2015

MetalFixer

Missão

Desde 1960 a empresa MetalFixer atua no ramo de produção de parafusos, visando suprir a demanda do mercado por este bem de consumo.  Fundada e administrada por um núcleo familiar desde o ano de sua fundação até o ano de 2013, a empresa conta agora com um novo núcleo administrativo com o propósito de continuar sendo o da produção e distribuição de parafusos de qualidade.

Visão

A MetalFixer aspira se consolidar no mercado como uma das principais empresas do seu ramo, ofertando em máxima qualidade e tecnologia seus produtos, estes que não se limitarão apenas a parafusos, mas sim a todo os elementos apropriados na fixação de peças.

Planejamento estratégico empresarial no ambiente interno

Diagnostico atual

A empresa está sob nova direção, comprada por um grupo de empresários com relações amigáveis com os antigos donos. O principal motivo da venda foram erros na gestão da empresa por parte dos antigos donos, resultando nos seguintes problemas pelos quais teremos de lidar:

  1. Déficit de R$ 100.000,00 no faturamento da empresa.
  2. Demissão de funcionários pela antiga gestão (demanda por mão de obra).
  3. A empresa não possui uma administração profissionalizada (demanda por gestores profissionais).

O recurso humano é o núcleo dos problemas passados e atuais da MetalFixer, principalmente pela falta de especialização dos antigos gestores e falta de investimentos na capacitação do nível operacional.

Este sucinto diagnóstico revela aos futuros diretores a necessidade de foco na parte administrativa da empresa, em todos os setores: financeiro, produtivo e o de recursos humanos.

Metas á curto prazo

Baseando-se na visão empresarial da MetalFixer, as principais metas emergenciais para alcançar os objetivos a longo prazo são:

  1. Reestruturar o recurso humano, visando a profissionalização não existente até então nos setores administrativos da empresa.
  2. Adotar políticas e métodos de produção e venda visando satisfazer o déficit atual no lucro da empresa de forma eficiente e rápida.
  3. Organizar um novo modelo de gestão para os níveis: estratégico e tático.

O modelo de condução empresarial da MetalFixer deve ser diferente a curto prazo até suprir a divida atual da empresa. A produção deve se focar em produzir os bens mais rentáveis á pleno emprego dos recursos, sem investimentos em capital físico nesse primeiro momento e o setor financeiro deve focar em administrar os recursos financeiros de maneira focada na produção.

Medidas adotadas para alcançar as metas

  1. Produção

No setor produtivo da empresa serão adotadas medidas visando o máximo aproveitamento de produção com os recursos restantes da antiga diretoria, seja eles de pessoal ou maquinário. O primeiro passo é a capacitação desses funcionários remanescentes, focando no máximo aproveitamento das maquinas adquiridas em 2001.

Com os funcionários devidamente qualificados para operar o recente maquinário a empresa deve maximizar a produção em cima do fator tempo, definindo 3 turnos de 8 horas, organizando os funcionários em equipes produzindo 24h por dia.

Por fim a empresa incentiva a produção por meio de comissões na produção excedente da meta estipulada, método que deve ser acompanhado de perto pelo diretor financeiro e administrada por um corpo constituído da união das duas gerencia: produtiva e financeira.

  1. Financeiro

O setor financeiro nesse curto prazo de reorganização da empresa deve administrar os recursos financeiros focando inteiramente no lucro. Investimentos serão empregados apenas na contratação dos profissionais da nova gerencia e na capacitação do setor operário de produção.

Suprir o déficit é o foco á curto prazo, e pra esse objetivo ser alcançado deve haver economia e emprego ponderado dos recursos financeiros.

Conclusão

Com a analise do nosso diagnóstico, concluímos que a empresa enfrenta 3 problemas principais, que são o déficit no lucro, falta de uma equipe administrativa profissionalizada e a demissão de funcionários adotada pela antiga diretoria de RH contratada.

As metas se baseiam no máximo de lucro com o mínimo de investimento, a empresa não possui capital excedente para investir em tecnologia, pessoal ou qualquer aperfeiçoamento na empresa, deve-se trabalhar com aquilo que se tem, tirar lucro do prejuízo, esse é o grande desafio na nova Metalfixer.

Planejamento Empresarial a longo prazo

Com foco na visão da empresa de se tornar uma referencia no ramo de produção de equipamento e elementos de fixação de peças, varias medidas e metas devem ser estipuladas para serem cumpridas á longo prazo para por fim alcançar seus objetivos.

Setor produtivo

No setor de produção serão feitos investimentos na compra de maquinas de ultima geração, capacitação de funcionários, admissão de novos funcionários já qualificados e a criação de novos departamentos auxiliares ao de produção: departamento focado no controle de estoque e um departamento especial para assistência técnica de equipamento e treinamento de pessoal.

[pic 1]

Setor financeiro

Alcançado o equilíbrio econômico da empresa e o acerto do déficit, a gerencia financeira deve se focar na gestão dos recursos financeiros, e emprego de recursos em investimentos focados no aprimoramento tecnológico, de marketing, humano e administrativo da empresa.

Cabe ao setor financeiro a gestão dos recursos para futuros investimentos, será passada então, para uma comissão composta pelos 5 diretores da empresa, a relação de capital financeiro disponível para investimentos. Essa comissão composta pelos diretores irá definir quais serão os investimentos empregados nos campos: produtivo, tecnológico, humano e marketing baseados em pesquisas internas na empresa e também do ambiente externo a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com