TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Empresa MetalFixer

Por:   •  30/5/2015  •  Seminário  •  3.632 Palavras (15 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 15

 FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

ANTONIO ROQUE DUARTE JUNIOR

JAIRO TELLES DE CAMPOS SOUZA

LUANA FERNANDA DUARTE

MARCELO EZEQUIEL

PEDRO HENRIQUE MOREIRAMARTINS

SUZANA RODRIGUES DA SILVA

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO

EMPRESA METALFIXER

SOROCABA-SP[pic 1]

2015

ANTONIO ROQUE DUARTE JUNIOR RA:9930008740

JAIRO TELLES DE CAMPOS SOUZA RA:

LUANA FERNANDA DUARTE RA:9930008733

MARCELO EZEQUIEL RA: 848921989

PEDRO HENRIQUE MOREIRAMARTINS RA:

SUZANA RODRIGUES DA SILVA RA:

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO

EMPRESA METALFIXER

[pic 2]

SOROCABA

2015[pic 3]

RESUMO

Com esse trabalho iremos propor e demonstrar a nova estrutura organizacional da empresa MetalFixer, que será composta inicialmente por uma estratégia emergencial, chegando ao planejamento estratégico da organização. A empresa é do ramo de parafusos, quando os filhos do fundador a assumiram se instaurou uma crise, sendo assim adquirida por empresários da região que possuem laços de amizades com os atuais gestores, a partir deste ponto é necessária toda uma reestruturação da organização.

Palavras chaves: Estratégia, Motivação, Planejamento.


[pic 4][pic 5][pic 6]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO4

  1. EMPRESAS FAMILIARES5
  2. ANÁLISE INICIAL METALFIXER6
  3. ESTRATÉGIA EMERGENCIAL8
  4. CAMPANHA MOTIVACIONAL10
  5. PESQUISA DE CAMPO12
  6. PLANEJAMENTO15
  1. Planejamento Estratégico15

6.1.1 Novo Organograma16

  1. Planejamento Tático17
  2. Planejamento Operacional18

REFERÊNCIAS19

APÊNDICE20

 

[pic 7]

[pic 8]

INTRODUÇÃO[pic 9][pic 10]

Este estudo tem o objetivo de propor e demonstrar a nova estrutura organizacional da empresa MetalFixer, uma empresa do ramo de parafusos fundada em 1960, ela se manteve com bons resultados até o ano de 2001, quando os filhos do fundador assumiram a gerência da empresa.

Durante o intervalo de tempo dos anos de 2001 e 2010 se houve um grande investimento em novas tecnologias na empresa que a modernizaram, porém isto gerou dívidas e com a morte do fundador em 2009 os irmãos começam a ter opiniões e interesses divergentes sobre a gestão da empresa.

No ano de 2011 é onde se mostra o divisor de águas da crise, no ano de 2012 foi contratado um gerente de recursos humanos que teria como missão alavancar a empresa, contudo isto não ocorreu, o fato é que durante este tempo dos cem funcionários da produção apenas cinquenta foram mantidos, estes são a “prata” da casa.

A empresa foi posta a venda no ano de 2013, um grupo de empresários amigos dos atuais gestores a compraram, os mantendo em seus cargos, porém isto pode mudar com a contratação da consultoria.

Assim, se irá primeiramente apresentar um contexto de empresas familiares, partindo para um planejamento emergencial, acompanhado de uma campanha motivacional, a fim de se firmar as propostas foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa, chegando enfim a uma proposta de planejamento completa envolvendo os três níveis organizacionais.

 A metodologia utilizada foi de pesquisas em conteúdo da internet de reportagens, utilizando-se principalmente do método dedutivo.


[pic 11]

  1. EMPRESAS FAMILIARES

Empresas familiares no contexto geral costumam perpetuar até o desligamento de seu fundador, pois vários fatores podem interferir negativamente durante e após sua gestão.

Quando se tem somente uma pessoa que preside uma organização familiar, os interesses são únicos e geralmente não se é transmitido aos herdeiros os seus propósitos, dificilmente são estabelecidos à missão, visão e valores da empresa. Quando os fundadores vêm a se desligar da organização, os herdeiros tendem a assumir os cargos de chefia, e nisso existe uma briga que pode ser explícita ou não pelo poder e controle, também se deve levar em conta os valores monetários que cada um se sente no direito de extrair da organização, o que pode e leva uma empresa para o declínio, pois os interesses são pessoais e não organizacionais, normalmente quando é assim ocorre o declínio geral, um diretor de recursos humanos sozinho não consegue fazer muita coisa.

A ideia é que seja necessário mudar as bases táticas e operacionais para se reverter uma situação de crise, só que a verdadeira raiz do problema esta no setor estratégico da empresa.  Eles acreditam que para gerar lucro é necessário cortar custos como, por exemplo, com a demissão de pessoal, porém muitas vezes o que deve ser mudado são os  investimentos, a atenção nos 4 P’S do marketing (preço, praça, produto e promoção), além de uma melhor estruturação e esta não necessariamente é menor , existem outros custos a serem cortados que não envolve  necessariamente corte de pessoal. Outros fatores que influem nas organizações existem como os ambientes geral e específico, que englobam a situação do mercado, em que local a empresa esta inserida, quais as normas e leis vigentes, quem são meus fornecedores e concorrentes, etc.

  1. ANÁLISE INICIAL METALFIXER

A MetalFixer está sofrendo um grande momento crítico, com todas as chances de reversão do quadro em que a empresa se encontrava a solução foi a sua venda para outra corporação, aqueles que adquiriram a empresa solicitaram uma avaliação e um planejamento da empresa para se nortear aquilo que deve ser realizado.

Sendo assim, a análise inicial consiste em que se teve um aumento nos níveis de gerência e que a empresa sofreu em dois anos um drástico impacto negativo sobre seu faturamento, no ano de 2011 o lucro da empresa representava 24% de seu faturamento total, no ano seguinte a representação era de 14,28% e no ano de 2013 se registrou um prejuízo de 0,5% sobre o faturamento, isto acabou se refletindo nos recursos humanos da empresa que foram reduzidos em sua maioria, principalmente no setor operacional onde a redução foi de 50%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (356.9 Kb)   docx (56.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com