TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa metalfixer

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Estratégia Emergencial da empresa MetalFixer

Uma empresa do ramo familiar geralmente tem vínculos e vícios, sendo necessário em um determinado ponto, contratar consultoria externa para estudar e encontrar caminhos alternativos para passar a crise, não somente em RH, como já foi feito, mas em todo a estrutura organizacional.

Funcionários antigos geram custo alto para a empresa seja pelo salário ou até mesmo para demiti-lo, em muitos casos seja necessário cortar altos salários de forma que não se acumule tempo e quanto mais anos passam mais caro fica para desliga-lo da empresa. Nesse caso pensa em quanto o funcionário é útil, se sua mão de obra é especifica e indispensável, a empresa não pode perde-lo mas se é possível encontrar no mercado mão de obra mais barata, é necessário cortar custos em época de crise.

Como a nota e as informações do caso já nas ideias da atual gestão formada por um grupo de empresários da região, talvez seja uma boa ideia trazer novos sócios dispostos a encontrar uma saída, novas ideias e novas cabeças podem ajudar a superar a crise.

Devido ao mau momento na qual a empresa esta passando, várias atitudes devem ser tomadas para que a crise não acabe por falir a corporação. Sendo assim vamos tratar de elaborar uma estratégia emergencial para os próximos quatro meses, focada no ambiente da empresa, na tecnologia existente, nos recursos humanos e financeiros. Segue abaixo a estratégia montada através de um resumo de cada setor:

[pic 2]

Recursos humanos:

Esse setor deve focar suas forças e ferramentas na motivação dos colaboradores, já que passando por uma crise, natural estarem desmotivados, esse ponto vai ser discutido mais a fundo mais à frente nesse projeto, mas vamos aqui destacar alguns pontos mais importantes.

As campanhas motivacionais são muito importantes nesse momento, tratando o lado humano das pessoas, para que juntos ajudem a empresa sair dessa fase e o mais importante, sem que desistam, por que para demissões estão fora de cogitação, já que os recursos financeiros estão escassos, a não ser que seja realmente necessário, porque o colaborador que não tenha sua motivação recuperada pode causar prejuízo e mesmo sem ter os recursos financeiros necessários deve-se avaliar a possibilidade de demissão nesses casos específicos. Cargos de altos salários é um ponto que deve ser discutido, afinal o custo desse setor também deve ser reduzido encontrando um equilíbrio entre o custo e o beneficio de cada colaborador.

É necessária uma reavaliação do plano de cargos, afinal uma boa gestão de pessoas começa com uma boa estrutura de cargos e salários.  Os recursos humanos devem definir as responsabilidades de cada cargo, plano de carreira e procedimento de remuneração. Os colaboradores mais antigos e experientes, por exemplo, que ainda não estão em cargos superiores, pode-se treina-los para a promoção tão desejada, estimulando e deixando claro que nessa empresa as pessoas crescem profissionalmente. E dentro dessa reavaliação deixar claro que precisamos de lideres e não chefes, pessoas superiores que vistam a camisa da empresa estimulando os demais.

Dar voz ao colaborador é de extrema importância, os deixar participarem do projeto, abrir canais de comunicação entre os colaboradores e os lideres do projeto, para que todos se alinhem na busca pelo sucesso.

[pic 3]

Linhas de produção e fabrica:

A utilização dos próprios recursos para implementação de métodos de qualidade podem reduzir as perdas e agregando valor aos produtos. A implementação desses métodos, recursos e procedimentos trazem habilidade aos colaboradores, melhorando a atenção e a preocupação de cada um em fazer sempre melhor reduzindo as perdas. Métodos conhecidos como Kanban, Kaizen, 5s, Just in time, ajudam na implementação de filosofias e práticas que incidem na melhoria contínua dos processos de manufatura.

A análise do layout da fabrica é de extrema importância, talvez o reagrupamento do parque fabril possa trazer mais agilidade para o processo de manufatura, visando reduzir perdas de tempo na transferência dos produtos entre setores da fabrica.

A cobrança saudável por metas e resultados é extremamente necessária para que todos saibam da importância em atingir todos os índices de produção. E as premiações por atingir os resultados estimulam a equipe, seja por brindes ou dias de folga, pode ser uma poderosa arma no desempenho dos colaboradores.

Os colaboradores devem ser premiados, seja individual ou em equipe, por melhorias do processo. Estimular todos os setores ligados ao parque fabril na importância de melhorar sempre que possível seus métodos de trabalho, para que os prazos sejam cada vez mais respeitados, ajudando também o pós-venda, alimentando sempre pontos positivos à imagem da empresa.

O setor das fabricas e produção talvez seja a que mais atrai custos, já que todas as forças de produção e manufatura se encontram ali. Pensando nisso logo já vem as nossas cabeças todas as negociações com fornecedores e prestadores de serviços, que indiretamente atingem diretamente o centro de custos. Sendo assim, a constante busca pela melhoria nos negócios de compras e serviços é uma constante, buscar pela melhora nas negociações, deixando clara a situação atual da empresa. Os fornecedores e prestadores de serviços são parceiros e devem se aliar a busca pelo sucesso no projeto. A busca por novos fornecedores com preço e qualidade deve estar sempre presente no setor responsável e todos os colaboradores devem ser alertados da necessidade de racionamento nos itens de necessidade básica como copos descartáveis, EPI’s, água, energia, sabão etc.

[pic 4]

Marketing e vendas:

Cabe a este setor decidir pelo coração do projeto, a agilidade e a criatividade na parte de vendas e marketing é o essencial para o sucesso do projeto, vender os produtos e a imagem da empresa define o sucesso do futuro da corporação. Devido a necessidade de um projeto urgente e emergencial para os quatro meses futuros, este setor detém uma parte muito importante nessa responsabilidade de recompor os ânimos dos clientes e ativar a sede de vender dos vendedores e representantes da empresa, principalmente agora que novos empresário se juntaram ao grupo para trazer investimentos e novas ideias para recuperar a MetalFixer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com