TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Pesquisa: Natureza da Pesquisa Aplicada, Abordagem Qualitativa com Objetivo Descritivo e Procedimento de Estudo de Caso

Por:   •  31/8/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.968 Palavras (12 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 12

2.1 Organização, Sistemas e Métodos

A expressão Organização, Sistemas e Métodos (OS&M), vem do processo da evolução humana com o desenvolvimento da civilização, traz como uma curiosidade em seu livro, que esse termo (OS&M), surgiu após a 2º Guerra Mundial e foi implementada no Brasil por meio da “escola brasileira de administração pública” (JÚNIOR, 2011, p. 248).

A OS&M é um método definido, de controle de processo que visa garantir o desenvolvimento das atividades, por meio contínuo de operação padronizada, mutuamente, de forma objetiva através da otimização e da sistematização adotada nas atividades e garantindo a padronização dos procedimentos (COUTO JUNIOR, 2011).

Conceitos de OS & M de acordo com referido autor,

Organização: associação ou instituição com objetivos definidos. Sistema: disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam com estrutura organizada. Método: procedimento, técnica ou meio para se atingir um objetivo (JÚNIOR, 2011, p. 15).

Para o referido autor, a constante busca por melhores condições de vida, que refletem na diminuição gradativa de esforços e na economia dos recursos, estabeleceram como fundamental o uso da OS&M, para desenvolvimento e evolução do sistema da gestão nas organizações, como método gerencial para o desempenho da instituição em alcançar o seu objetivo (JÚNIOR, 2011, p. 15).

Outrossim, o método (OS&M) corrobora com desenvolvimento de técnicas para as relações sociais e demais fatores no âmbito de uma civilização, onde o indivíduo passou a observar e/ou estudar maneiras para sua sobrevivência, logo, seria necessário formação de grupos, que somando forças estariam mais seguros e fortes e a distribuição das atividades seria de forma mais igualitária e economicamente no tocante aos recursos e funções (JÚNIOR, 2011, p. 15).

Para Marques e Oda (2012, p. 10), a base fundamental de OS&M vem da “Teorias da Administração”, que estuda melhores formas para a gestão da instituição por meio de ferramentas que demonstram resultados através dos níveis de desempenho e produtividade.

(NÃO GOSTEI DESSE TEXTO) Os autores discorrem sobre a importância do método O&M, que tem o papel fundamental de administrar a performance organizacional da instituição, com as melhores práticas de atividades, otimização do fluxo de trabalho, distribuição de tarefas e recursos, padronização e estruturação dos procedimentos dentro da instituição (MARQUES; ODA, 2012, p. 10).

(NÃO GOSTEI DESSE TEXTO) Diante disso, o autor apresenta a OS&M como mecanismo para gerir a estrutura organizacional, observando as práticas defendidas nas rotinas dos processos, adotando a reprodutibilidade das diligências exitosas, e propiciando avanços de novas técnicas e tecnologias dos processos (MARQUES; ODA, 2012, p. 10).

Isto posto, o referido autor traz a funcionalidade da OS&M no contexto gerencial da instituição empresarial, a qual aborda os aspectos decisivos para toda estrutura da organização em suas respectivas atividades desenvolvidas e nas tomadas de decisão (MARQUES; ODA, 2012, p. 209);

[...] a OSM (Organização, Sistemas e Métodos) é a que se dedica aos estudos da estruturação de empresas e à ordenação de seus trabalhos, de forma a obter maior eficiência e eficácia, mediante aprimoramentos em seus processos, atividades e recursos utilizados, voltados a garantir estrutura e suporte para que as organizações cresçam e se tornem mais competitivas (MARQUES; ODA, 2012, p.209).

Tratando-se no entanto da área da OS&M, pode-se vislumbrar um cenário de perspectivas, das diferentes organizações bem como seus respectivos objetivos, das variações de serviços e métodos administrativos, mas todos voltados às estratégias e o desenvolvimento de novas práticas que viabilize a celeridade do processo, assomando a economia dos recursos sem depreciação a sua competitividade operacional.

As diversas contribuições dos diferentes autores, embasam o referencial da OS&M, discorrendo acerca dos procedimentos adotados por essa metodologia dentro das instituições de forma analítica.

Para Préve (2013), a OS&M é considerada a área responsável por atuar nas análises dos processos de uma organização, por meio desta, busca padronizar o sistema de processo, através de mecanismos tecnológicos e sistemas informatizados.

Conforme, Araújo (2011), a área da organização, sistemas e método, vem da base teórica da “teoria das organizações”, que contém essencial importância de garantir o funcionamento adequado da empresa, mediante ajustes na organização, na equipe profissional e nos recursos alocados, de forma a distribuí-los proporcionalmente para chegar a um objetivo uníssono.

Por meio do uso de OS&M, pode-se ter um gerenciamento mais estruturado e objetivo além de garantir maior celeridade na padronização das atividades, avanço das estratégias bem como o desenvolvimento e definição dos papéis e responsabilidades, para alcance da padronização de processo de forma eficiente e com eficácia (ARAÚJO, 2011)

Silva e Silva (2016), conceitua a OS&M como uma área da administração, que desenvolve seu gerenciamento institucional por meio de técnicas como: “fluxograma, estudo do tempo, estudo do layout, formulário, manual, entre outras”. Aborda uma análise da gestão organizacional, projeta o objetivo a ser alcançado mediante a implementação padronização no fluxo de processo, promove a incontestabilidade dos serviços e visa a potencialização da produtividade e a redutibilidade dos recursos.

Os diferentes estágios de utilização da OS&M, viabiliza o suporte dentre todo o regime institucional, buscando potencializar a produtividade, a economicidade dos recursos e o exímio aproveitamento de tempo durante as atividades, a estruturação da organização e a coordenação das atividades desenvolvidas (SILVA; SILVA, 2016).

Considerando que a OS&M, aplica-se a efetividade e aprimoramento nas tarefas, aperfeiçoa as práticas profissionais e sistêmicas da organização, corrobora no desenvolvimento institucional para aprimorar a eficiência operacional e a qualidade dos processos organizacionais. (SILVA; SILVA, 2016).

2.2.1 Organização

Quando não tem citação direta ou indireta, precisa referenciar a pagina??

A organização, segundo Júnior (2011), surgiu mediante o processo da evolução humana com o desenvolvimento da civilização, onde o indivíduo observou que para sua sobrevivência, seria necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com