TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Plano de Gerenciamento de Projeto

Por:   •  21/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 5

Documentação, Versões e histórico.

Versão

Data

Autor(es)

Histórico

1.0

30/08/10

 

Revisor:  

 

 

        Processos de gerenciamento de projetos

        Os grupos de processos de gerenciamento de projetos e seus processos constituintes são orientações para a aplicação do conhecimento e das habilidades de gerenciamento adequadas durante o projeto. Além disso, a aplicação desses processos é in0terativa e muitos são repetidos e revisados durante os trabalhos desenvolvidos.

        Os cinco grupos de processos são:

  • Grupo de processos de iniciação: define e autoriza um projeto ou uma fase do projeto;
  • Grupo de processos de planejamento: define e refina os objetivos e planeja a ação necessária para alcançar os objetivos e o escopo para os quais o projeto foi realizado;
  • Grupo de processos de execução: integra pessoas e outros recursos para realizar o plano de gerenciamento do projeto para o projeto;
  • Grupo de processos de monitoramento e controle: mede e monitora regularmente o progresso para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento de projeto, de forma que possam ser tomadas as ações corretivas quando necessário para atender aos objetivos do projeto;
  • Grupo de processos de encerramento: formaliza a aceitação do produto, serviço ou resultado e conduz o projeto ou uma fase do projeto a um final ordenado.

  1.         Objetivo

Tem como objetivo estipular ações para cada área de conhecimento que levem a um controle e padronização, das etapas de desenvolvimento do projeto.

 Plano de gerenciamento do Escopo do projeto

Após a definição do  Escopo em reunião com o patrocinador, gerente do projeto, será elaborada a documentação, DECLARAÇÃO DE ESCOPO. O acompanhamento dos prazos será verificado a partir das datas definidas no cronograma, sendo feito uma pré-verificação sempre com dois dias de antecedência.

As mudanças de escopo identificadas como necessárias, devidamente justificadas  pela equipe do projeto ou pelos principais interessados  deverá ser formalizada por e-mail para o gerente do projeto, que fará uma análise dos impactos em cronogramas, custos e qualidade, sendo necessária a aprovação do patrocinador para autorizar as mudanças.

  1. Plano de gerenciamento do cronograma

O cronograma será gerenciado através de pré-verificações que serão realizadas com 02 dias de antecedência ao que está estipulado. Serão feitos acompanhamento através de relatórios  escrito pelo gerente da equipe a cada 3 (três) semanas e deverão ser entregues na data estipulada no cronograma para cumprimento de cada etapa.

Quando identificadas e autorizadas as mudanças no escopo do projeto, será emitido um  novo cronograma.

Toda verificação de possível atraso em alguma data de entrega prevista no cronograma, deverá ser justificada através de relatório, e o gerente do projeto  entrará em contato com o cliente para um novo plano, utilizando-se de uma ata para o registro.

 

  1. Plano de gerenciamento de custos

Deverão ser entregues relatórios com descrição da utilização do orçamento em cada finalização de etapa estipulada no cronograma.

As mudanças no orçamento só serão autorizadas mediante aprovação do gerente e do patrocinador do projeto. Essas mudanças deverão ser requisitadas por escrito e justificadas.

  1. Plano de gerenciamento da qualidade

Será feito o acompanhamento através de relatórios que deverão ser entregues ao final de cada etapa estipulada no cronograma, nesse momento será verificado se as qualidades estão de acordo com os requisitos estipulados, se irão atender os prazos e os custos estipulados.

  1. Plano de gerenciamento de integração  

A integração deverá ser feita através de reuniões que serão realizadas em  datas estipuladas no cronograma. Serão apresentados nessas reuniões os relatórios de cada setor do projeto, para conhecimento de todas as partes.

 

  1. Plano de gerenciamento de recursos humanos

O Plano de Gerenciamento de RH será revisto nas reuniões  semanais realizadas em datas estipuladas no cronograma ao final de cada etapa.

Toda e qualquer mudança no quadro de gerenciamento de recursos humanos devem ser comunicadas em reunião através do gerente de projetos. O gerente de projetos  é o responsável direto por estas alterações.

  1. Plano de gerenciamento das comunicações

Toda comunicação deverá ser realizada por escrito, através de email, destinada a parte interessada e com uma cópia ao gerente do projeto.

Nas reuniões estipuladas no cronograma para entrega de finalizações de etapas do projeto, deverá ser realizada reunião para que seja informado e discutido o andamento de cada etapa do projeto para que todos possam receber as informações em uniformidade.

  1. Plano de gerenciamento de riscos

Deverá ser verificado se os equipamentos do cliente apresentam os requisitos mínimos necessários para a instalação do sistema, e se em caso de negativa, o gerente do projeto fará a solicitação de autorização necessária para aquisição de outro equipamento ou de implantação dos requisitos no equipamento do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com