TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de usar um modelo de gerenciamento efetivo para projetos, processos e qualidade

Relatório de pesquisa: A importância de usar um modelo de gerenciamento efetivo para projetos, processos e qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  Relatório de pesquisa  •  4.244 Palavras (17 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 17

esumo

Seja por não darem a devida importância ao plano de negócio, setenta por cento de novos negócios encerram suas atividades todos os anos. Esse número deixa clara a importância da utilização de um modelo de gestão eficiente para projetos, processos e qualidade.

Ainda assim, mesmo realizando diversos treinamentos e utilizando de educação formal, muitos profissionais de TI tem grande dificuldade em aplicar as teorias de gerência de projetos que foram aprendidas. Um gerente de projetos precisa saber como alocar e integrar adequadamente os recursos disponíveis, para que seja garantido o êxito.

Como uma espécie de guia para o alinhamento das várias fases às estimativas, pode-se utilizar o trinômio que inclui orçamento, escopo e tempo. Na fase de planejamento é montada uma visão do ciclo de vida completo do projeto, desde a concepção até o encerramento, para que nenhuma idéia seja descartada, mas desde que seja técnica e comercialmente viável.

Serão descritos nesse projeto alguns conceitos que tem como objetivo a implantação de um modelo de Gestão de Projetos orientado à obtenção da certificação oficial em CMMI, citando algumas das melhores soluções disponíveis no mercado.

Palavras-Chave: Análise de risco; planejamento e gestão de projetos; processo de desenvolvimento; certificação oficial em CMMI; modelo de gestão; ciclo de vida; qualidade.

Abstract

For not give due importance to the business plan, seventy percent of new businesses out of business every year. This figure makes clear the importance of using a model for efficient management projects, processes and quality.

Still, even performing several training and using formal education, many IT professionals have great difficulty in applying the theories of project management that have been learned. A project manager needs to know how to integrate and allocate resources appropriately, to be guaranteed success.

As a sort of guide to align the various phases of estimates, one can use the triad that includes budget, scope and time. In the planning phase is an assembled view of the entire life cycle of the project, from conception to closure, so that no idea is ruled out, but since it is technically and commercially viable.

Will be described some concepts which this project aims to implement a model of project management oriented to obtain official certification in CMMI, citing some of the best solutions available.

Keywords: risk analysis, planning and project management, process development; officialCMMI certification; management model; life cycle; quality.

Sumário

Introdução 5

1. Empreendedorismo e o mercado 6

2. Definições e gerenciamento de Projetos 8

2.1. Análise de impacto 10

2.2. Planejamento do Projeto 12

2.2.1 Ferramentas de controle e acompanhamento 14

2.2.1.1 WBS – Work Breakdown Structure 14

2.2.1.2 Gráfico Gantt 15

2.2.1.3 Project Evalution and Review Technique (PERT) 16

2.2.1.4 Microsoft Project 17

2.3. Desenvolvimento do Projeto 19

2.3.1. Framework de desenvolvimento 19

2.3.2. Qualidade de Software 22

3. Obtenção da Certificação CMMI 23

Referências 27

Introdução

O objetivo principal deste estudo é o de elaborar um plano para a construção de um processo maduro e consistente, com base nas metas e práticas do CMMIDEV, utilizando as recomendações do PMBOK, focando na eliminação dos riscos do projeto, cumprimento dos prazos e também a alta qualidade dos serviços a serem executados.

Dessa forma, foi realizada uma análise baseada no cenário atual da empresa Software Developer, que se encontra numa situação que beira o caos no que tange a maturidade em processo de desenvolvimento de software, e que tem por objetivo a obtenção da certificação CMMI-DEV nível 2.

Adicionalmente, um dos intuitos desta proposta é mostrar que um projeto para a implantação da melhoria de processos de desenvolvimento de software, através de um planejamento realizado de acordo com o PMBOK e concepções apresentadas para o processo de implantação do CMMI-DEV, é uma atividade que demanda conhecimento sobre a abordagem a ser adotada, além de necessário também o comprometimento, envolvimento e principalmente a disponibilidade dos envolvidos em tal atividade, além das pessoas que o coordenam. Exigem-se destas pessoas as habilidades para que haja motivação e orientação, além da sugestão de técnicas e procedimentos, e também a análise dos possíveis desvios que podem implicar na não aderência de um processo às metas e práticas impostas pelo CMMI-DEV, modelo de referência que provê um guia para as práticas a serem seguidas em um processo de desenvolvimento de software.

1. Empreendedorismo e o mercado

No Brasil e também no mundo, aproximadamente setenta por cento das empresas encerram suas atividades já no primeiro ano de existência. Este número mostra a falta de preparo dos novos empreendedores, pois, normalmente, eles não conseguem montar plano de negócios coerente e factível, chegando até mesmo a subestimar a sua importância. Assim, confiam na sorte e em suas próprias intuições e opiniões, baseando-se nos conhecimentos adquiridos em outras experiências ou oportunidades, ignorando teorias já consolidadas por especialistas ou cientistas de renome.

Assim, considerando os trinta por cento das empresas que sobreviveram ao primeiro ano, algumas ainda trabalham sem entender a sua capacidade real, sem conseguir detectar e medir as suas deficiências e sem ter uma forma de combater os possíveis problemas, trabalhando de maneira aleatória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com