TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Plano de Negócios

Por:   •  19/6/2019  •  Resenha  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

Modelo Plano de Negócios

        A seguir, você receberá uma série de instruções para montar o seu Plano de Negócios de forma clara e objetiva.

        Leia atentamente as explicações e comentários de cada um dos itens e tente aplicá-los para desenvolver a sua oportunidade. Acrescente novos itens que julgar necessários.

  1. CAPA

A primeira página de seu plano de negócios será a capa. Ela serve como a página de título e pode provocar sensações positivas ou negativas. Portanto, é essencial uma atenção especial a esta página.

  1. SUMÁRIO

O sumário do plano de negócios é imprescindível e deve contrer o título de todas as seções, subseções (se for o caso) e suas respectivas páginas.

É comum o leitor de plano um plano de negócios se interessar mais por uma seção específica do plano.

  1. SUMÁRIO EXECUTIVO

Nesta parte, faça uma síntese do que será apresentado no plano de negócios.

Este item prepara e atrai para uma leitura com mais interesse e atenção. É a maneira mais prática de mostrar aos interessados um “resumão” do empreendimento. Deve ser o último item a ser escrito.

  1. CONCEITO DO NEGÓCIO

Neste item, faça uma síntese do tipo de empreendimento que você pretende implementar.

Este item pretende identificar de forma clara e objetiva o ramo em que pretende atuar, oferecendo o máximo de detalhes sobre o empreendimento. Descreva a empresa procurando mostrar o proquê de sua criação, qual o seu propósito, a natureza dos serviços ou produtos que serão oferecidos, qual o seu modelo de negócio e os seus diferenciais. Apresente sua razão social, nome fantasia, logotipo, qual o porte da empresa e como será enqudrada na legislação: micro, pequena ou média empresa, sociedade civil limitada, sociedade anônima, etc; e por fim, sua forma de tributação.

  1. ANÁLISE ESTRATÉGICA

Defina a missão, visão e valores da sua empresa. Dedique bastante tempo a esta atividade, pois ela será a base norteadora do empreendimento.

Lembre-se que a visão é o que sua empresa quer ser no futuro. A Missão é o porquê de existir no presente. Os valores é como a empresa irá trabalhar, amparada por quais premissas?

Descreva quais são as oportunidades que você percebe em seu empreendimento e que servirão para justificar o porquê de se investir neste empreendimento.

Muitas oportunidades são encontradas pela identificação de tendências. Estas tendências merecem rigorosa atenção por parte das empresas para se detectar uma nova oportunidade. Aponte os fatores que te levaram a se interessar por este negócios e os pontos que você visualizou como oportunidades.

Quais são as principais ameaças ao seu negócio vindas do mercado externo?

As ameaças também são uma constante e surgem de todas as esferas: do desinteresse do mercado consumidor por seu produto à entrada de novos concorrentes com importantes diferenciais competitivos, passando pela carência de insumos (recursos) e matérias-primas. Por isso, sua atenção às mudanças, chamadas sinais de mercado, deve ser total e contínua. Isto não quer dizer que as ameaças percebidas inviabilizarão o empreendimento, e sim que ações serão necessárias para neutralizar tais ameaças.

Descreva também as forças e fraquezas do seu empreendimento sob a ótica do ambiente interno.

Analise os pontos que devem ser ressaltados (forças) e os pontos que precisam ser melhorados ou eliminados (fraquezas). Juntamente com as informações acima, completa-se a análise SWOT.

Defina os objetivos, metas, bem como as estratégias que implementará para atingi-los.

Junte a definição de visão e missão à análise SWOT e, então, defina seus objetivos e metas. São essenciais para nortear a gestão e decisões da empresa.

[pic 1]

  1. EQUIPE GERENCIAL

Sem uma equipe de primeira linha, qualquer outra parte do Plano de Negócios se não concretizará.

Muitos investidores ao receberam o Plano de Negócios, após lerem o Sumário Executivo, vão direto para equipe de gestão. Perguntas como “Por que eu deveria investir nesta empresa?” podem ser traduzidas por “Por que eu deveria investir nestas pessoas?”. Então, descreva as experiência, competências e habilidade de cada pessoa que fizer parte da equipe gerencial, enfatizando também o conhecimento que possuem do mercado onde vão atuar.

  1. PRODUTOS E SERVIÇOS

Relacione os produtos/serviços que serão oferecidos pela empresa e suas características.

Ao descrever o seu produto ou serviço, deverá deixar bem claro quais são as vantagens e benefícios. Citar aspectos que levarão o consumidor a escolher o seu produto/serviço, em vez de outros disponíveis no mercado (concorrência). Deve-se aqui, estabelecer áreas de diferenciação. Listar as vantagens de seu produto em relação aos concorrentes que poderão ser valorizadas e percebidas pelos clientes. Se no final, chegar à conclusão que a vantagem está do outro lado (concorrência), registre as modificações que serão feitas para reverter este quadro. Lembre-se: o seu produto/serviço deve ser melhor do que os dos outros na percepção dos clientes.

  1. RECURSOS HUMANOS

Dimensione sua equipe de trabalho, relacionando número de funcionários, cargos e faixas de salários.

Nesta etapa deve ser feito um resumo das responsabilidades e qualificações de cada pessoa. Inicialmente você deve fazer um organograma de sua empresa definindo claramente as funções e linhas hierárquicas, isso com certeza o ajudará a definir o perfil das pessoas que irá contratar. Defina o número de pessoas, quais serão seus cargos, funções e responsabilidades e principalmente a qualificação exigida para realizar o trabalho a contento. Com estas informações, você terá condições de procurar no mercado o profissional adequado às necessidades de sua empresa aliado aos recursos disponíveis. Defina o organograma da empresa para mostrar claramente o formato organizacional que será adotado. Lembre-se de incluir na projeção de pessoal, o(s) sócio(s), os familiares (se for o caso) e as pessoas a serem contratadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (270.8 Kb)   docx (163.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com