TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Plano de Negócios

Por:   •  1/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.999 Palavras (12 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 12

FATEC ZONA LESTE

VITOR DE ARAUJO SILVA

PLANO DE NEGÓCIOS

FOOD TRUCK DE COMIDA VEGETARIANA

São Paulo 2017


VITOR DE ARAUJO SILVA

PLANO DE NEGÓCIOS

FOOD TRUCK DE COMIDA VEGETARIANA

Envio final do projeto interdisciplinar do 1°semestre da Fatec Zona Leste curso de Gestão empresarial - professor orientador JAIME CAZUHIRO OSSADA

São Paulo

2017

 


Sumário

1.  Introdução        5

1.1.        Justificativa        5

2. Descrição do negócio        6

2.1. Missão        7

2.2. Visão        7

2.3. Valores        7

3. Público Alvo        7

3.1. Outros públicos        8

3.2. Ponto        8

3.3. Legislação        8

4. Capital social        8

5. Marketing        9

5.1. A marca        9

5.3. Canais de comunicação        10

5.4. Conceito        10

5.5. Turismo E lazer        10

6. Produtos e serviços        11

6.1. Serviços        11

6.2. Acessibilidade        11

6.3.  Cardápio        12

7. Preços        13

8. Financeiro        13

8.1. Previsão de retorno        14

Considerações finais        15

Referências bibliográficas        16

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um plano de negócio (Business plan) de um Food Truck vegetariano. A proposta é apresentar os principais pontos do negócio, um breve resumo da história do comércio de alimentos sobre rodas e apontar que o vegetarianismo vai além da restrição alimentar.

Ao decorrer do plano de negócios ficará a claro o conceito, a proposta do truck, os principais pontos na abertura do negócio e a previsão de retorno além desses pontos a visão e o objetivo de através de um serviço de atendimento personalizado se consolidar no mercado e ser mais que uma simples opção de alimentação.

Abstract

This work has as objective the elaboration of a business plan (Business plan) of a Vegetarian Food Truck. The proposal is to present the main points of the business, a brief summary of the history of the food trade on wheels and to point out that vegetarianism goes beyond food restriction.

In the course of the business plan, the concept, the truck proposal, the main points in the opening of the business and the forecast of return beyond these points will be clear the vision and the goal of a personalized service to consolidate in the market and Be more than just a food option.


Alternativa de trabalho escolhida – Novo negócio

1.  Introdução

  1. Justificativa

A profissão de vendedor de rua é uma das mais antigas, principalmente em países em desenvolvimento, mas a prática de vendas de alimentos na rua teve seu início nos Estados Unidos na segunda metade do século XIX, naquela época já existiam veículos adaptados para servirem os viajantes nas estradas. [pic 1]

Embora seja uma forma muito antiga de comércio de alimentos, foi somente após os anos 2000 principalmente após a crise econômica de 2008 que o mercado de FoodTrucks começou a se reinventar. Em meio a grave crise muitos restaurantes encerraram suas atividades e os chefes viram como alternativa irem para as ruas. Anterior a este marco a comida de rua levava a alcunha de que embora barata era de baixa qualidade, entretanto, com o advento dos chefes nas ruas os pratos passaram a ser sofisticados, de alta qualidade com baixo custo.

Os foodtrucks viraram moda e expandiram-se para todo o mundo, no Brasil a cidade de São Paulo foi pioneira nessa modalidade especialmente após a regulamentação do negócio em 2013, hoje os caminhões de comida - traduzindo para o bom português - são tendência, cada um tem estilo próprio que por trás de a boa comida e da marca carrega um conceito, sendo também locais de lazer e turismo.

                

2. Descrição do negócio

Foodtruck de comida vegetariana

Define-se foodtruck como uma cozinha móvel de dimensões pequenas, que vende e transporta alimentos, pode ter um ponto fixo a ser definido pelos órgãos reguladores locais ou ser itinerante.

 Em comparação com um ponto comercial fixo, como uma lanchonete ou um restaurante, o foodtruck é uma opção mais atraente devido ao seu investimento inicial ser consideravelmente menor.[pic 2]

A escolha da opção de comida vegetariana é devido à crescente demanda nos últimos anos e a falta de opções para os adeptos deste estilo de alimentação.

Pesquisa realizada pelo em 2012, constatou que cerca de 8% da população do Brasil é adepta do vegetarianismo ou do veganismo (IBOPE,2012), esse número representa cerca de 15 milhões de brasileiros.

A principal queixa da comunidade vegetariana é a falta de restaurantes que sirvam pratos vegetarianos de “verdade”, já que maioria dos restaurantes que ofertam em seus cardápios opções vegetarianas apresentam temperos como caldo de carne, galinha entre outros, restando apenas os restaurantes especializados na área o que nem sempre é uma opção barata.


2.1. Missão

Produzir e comercializar alimentos vegetarianos de qualidade com preço justo e proporcionar aos clientes uma experiência gastronômica única.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (589.7 Kb)   docx (692.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com