TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modulo plano de negocios

Por:   •  30/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.968 Palavras (12 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 12
  1. JUSTIFICATIVA

        A evolução constante dos produtos, a forte competitividade e consumidores cada vez mais seletivos se destacam entre os maiores problemas enfrentados pelas empresas para se manterem no mercado. Desse modo, inovação e estratégia são imperativos para a sobrevivência das organizações.

        Segundo pesquisa realizada em julho de 2014 pelo Sebrae /SP, as maiores causas de mortalidade das empresas no Estado de São Paulo, são a falta de planejamento prévio; gestão empresarial deficiente e o comportamento empreendedor.Além disso,  o SEBRAE identificou que ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado (clientes, concorrentes, fornecedores), e mais da metade não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa.Quanto ao planejamento, percebeu-se que gastar um tempo maior nesse estágio, permite que se conheça melhor o mercado antes de abrir a empresa, o que tende a aumentar as chances de sucesso. Algo que chama atenção, é o fato de que as empresas que adotam a estratégia da diferenciação garantem suas permanências no mercado do que aquelas que adotam estratégia de custos. Tal fato só demonstra o quanto é importante ter um plano de ações para atingir as metas e os objetivos e saber aonde quer chegar.

        Sendo assim, o presente projeto se justifica como forma de apontar os pontos fortes e fracos da Comatec AgroBahia, para assim traçar estratégias que lhe agreguem alto valor no mercado, de forma a estabelecer um padrão único e acima das demais empresas do ramo do agronegócio na cidade de Eunápolis-BA.

  1. OBJETIVOS

        O principal objetivo deste estudo foi aplicar os 5(cinco) módulos estudados no Programa de Gestão Stihl na realidade da Concessionária Comatec AgroBahia.

  1. Objetivos Específicos        

         

  • Identificar o perfil da concessionária;
  • Identificar os motivos que geraram a ideia de negócio e os motivos que levaram os participantes a iniciarem o negócio com base nas ideias que tiveram;
  • Identificar as relações existentes entre os elementos do modelo de negócio;
  • Identificar a percepção dos empreendedores quanto à relevância dos elementos dos modelos de negócio.
  • Estabelecer as melhores estratégias para aumento das vendas do empreendimento.

  1. DESENVOLVIMENTO

A gestão financeira é antes de tudo uma ferramenta, aplica-se a toda e qualquer empresa das grandes às pequenas, com a Comatec Agro Bahia não é diferente.Trata-se de uma Microempresa, situada rua Tupiniquins, nº 1411, Bairro Pequi, Eunápolis, Bahia, atua no ramo da venda de materiais agrícolas. Possuí vinte e cinco empregados mensalistas com carteira assinada e mais ou menos 23 (vinte e três colaboradores) sem carteira assinada que atuam prestando serviços de carga e descarga.

As atividades se resumem na venda de  produtos para irrigação, adubos, defensivos, máquinas e ferramentas em geral. As atividades administrativas compõem-se dos controles de estoques, controles de mercadorias transportadas e entregues com os respectivos relatórios.

Ainda que o negócio esteja em curso, faz-se necessária a estruturação e análise do modelo de negócios para constatar se os resultados da empresa são de fato positivos, e caso não o sejam, elaborar estratégias para garantir o sucesso do empreendimento.Isso que será feito a seguir.

          

  1. MÓDULO ESTRATÉGICO

        Tomando como paradigma a estratégia do "Oceano Azul",  se faz necessário definir uma nova curva de valor para a Comatec AgroBahia. O modelo das 4(quatro) ações seriam:

  1. Reduzir: Inadimplência. Para isso, é preciso definir uma política de pagamentos que premie os bons pagadores com descontos e parcelamentos mais flexíveis. E o oposto também.

  1. Criar: Vender produtos/serviços para clientes não atendidos pela força de vendas, principalmente aqueles com baixo potencial de compra e que estão localizados em regiões distantes e de difícil acesso. Buscar, dessa forma, atender todos os níveis de clientes, sem acepção. Ou seja , para expandir e maximizar ainda mais as fronteiras dos oceanos azuis, é preciso avançar na direção contrária das duas práticas e focar nos não-clientes
  1. Elevar: Expandir os territórios de vendas e providenciar sua cobertura efetiva e eficiente. Existem vários clientes atuais e potenciais no Extremo Sul da Bahia a serem conquistados pela Comatec.
  1. Eliminar:  Desmotivação da equipe. O lucro da empresa pode depender de um bom atendimento, e que é uma forma de se destacar na concorrência. Mas normalmente se investe pouco na melhoria deste serviço, estou falando de empresas onde o atendimento não é a atividade fim. As empresas dificilmente fazem um estudo ou levantamentos para que a qualidade do atendimento seja efetivamente melhorada e atinja um nível de satisfação que seja destaque no mercado. Assim, eliminar atitudes e recursos físicos que prejudiquem a comunicação ou dificultem o atendimento, é uma atitude a ser tomada.

        Feito isso, parte-se para os elementos da identidade organizacional, sendo o primeiro deles , a missão. Será definida como missão "a busca constante pela excelência na prestação de serviços encontrando soluções para atender as necessidades de nossos clientes, oferecendo um atendimento diferenciado, grande variedade de produtos e facilidades de pagamento".

        Outro elemento a ser utilizado, é o da visão. A  Comatec tem como objetivo de crescimento "se tornar referência do ramo agrícola, no Extremo Sul da Bahia".

        O último ponto da identidade organizacional a ser estabelecido é o conjunto de valores.Os ideiais que inspiram e orientam a empresa, são os seguintes:

  • Respeito ao cliente;
  • Respeito e cumprimento dos acordos estabelecidos;
  • Valorizar quem faz a nossa empresa;
  • Liberdade com Responsabilidade;
  • Inovação e Criatividade.

  1. MODELO DE NEGÓCIOS CANVAS  DA COMATEC

[pic 1]

Figura 1-Business Model Canvas for HealthCare by Kevin Riley & Associates.Desenhado por Mike Werner[1]

        O Canvas é um modelo de negócio que aponta o potencial para uma ideia se transformar num produto rentável. De acordo com o livro Business Model Generation, é uma descrição da lógica pela qual uma organização cria, entrega e captura valor. Modelo proposto e analisado, modelo implantado.Nesse sentido, foi elaborado um modelo de negócios da Comatec AgroBahia para retratar o funcionamento e identificar o foco da empresa.Eis aqui os pontos a serem revelados :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (298.3 Kb)   docx (935.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com