TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modulo1 eds

Por:   •  14/5/2015  •  Resenha  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

APS - IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS-TAYLOR

Assim como apresentado na fundamentação teórica,Taylor se dedicou a Organização Racional do Trabalho,ou seja, definir qual  tarefa deverá ser realizada por cada oprerário. Durante a vistita a organização, identificamos que cada funcionário possui tarefas especificas de acordo com suas habilidades e formação.

Taylor dedicou-se a análise do trabalho, e por meio dela, realizou um estudo com foco no tempo e o nos movimentos.Dessa forma, analizava quanto tempo um funcionário leva para realizar uma tarefa e quais são os moviementos necessários para realiza-lá.Ao observar a organização, precebe-se que mesmo trabalhando em um mesmo setor, os funcionários não possuem um padrão para realizar as tarefas.Por exemplo, existem duas funcionárias que trabalham no setor de vendas,e também são responsáveis  pelo telemarketing.Quando uma das funcionárias faz o tele, primeiro ela consulta o programa onde estão cadastrados os clientes e verifica se alguém já entrou em contato com aquele cliente. Caso a outra funcionária já tenha efetuado o contato, ela entra passa para o próximo cliente. A outra funcionária apenas verifica qual a margem de compra do cliente. Dessa forma, por não consultar os contatos realizados,acontece que quando a segunda funcionária ligar para alguns clintes, a primeira já efetuou o contato, e com isso, ela acaba perdendo tempo e realizando tarefas inúteis. Analisando essa mesma situação, essa realização de tarefas e movimentos desnecessários gera fadiga e cansaço na segunda funcionária.

A Patuci, assim como a maioria das organizações, é dividida  por setores. Com isso, o ocupante de cada cargo aprende mais rápido os métodos prescritos, exigindo um mínimo de treinamento e supervisão. Por exemplo; no segmento de manutenção dos produtos industriais, cada grupo de funcionários é responsável por uma atividade. Um grupo  realiza a manutenção apenas de motores, e o  outro cuida somente da manutenção de automação.

A remuneração de cada funcionário é baseada no tempo,ou seja, nos dias trabalhados. Segundo Taylor, todas as pessoas são influenciadas por recompensas salariais, mas a empresa não remunera seus funcionários segundo a produção ou prêmios por aumento e superação da mesma.

Segundo a Teoria da Escola Clássica, boas condições de trabalho são importantes, não porque os funcionários merecem,e sim porque aumenta a eficiência e produção. Sendo assim, fica perceptível que a Patuci fornece boas condições de trabalho a seus funcionários. Todos os ambientes são planejados de acordo com as necessidades de cada setor. Cada funcionário  conta com um arranjo de máquinas e equipamentos  e adequação do ambiente para que suas atividads sejam realizadas.

Assim como já foi mencionado, não existe uma forma certa e padronizada de se realizar as tarefas. A empresa conta apenas com a divisão das tarefas, e mesmo realizando a mesma tarefa( setor de vendas), cadas funcionário as realiza de sua própria maneira.

Segundo a Teoria, a empresa deve contar com vários supervisores, cada qual especializado em sua área e com autoridade funcional sobre os subordinados. Na Patuci Equipamentos industriais, existe apenas um supervisor, sendo ele o diretor. Ele é responsável pela supervisão de todos os setores.

Identificação de Práticas- Recursos Humanos

A Escola Neoclássica incorporou as dimensões humanas no estudo da administração, ela reconheu o papel que o ser humano desempenha  nas organizações. Como a Escola Clássica não gerou os resultados esperados, os estudiosos começaram a questioná-la e perceber que as pessoas não máquinas e nem sempre são infulenciadas apenas por estímulos econômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com