TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Momentos no ambiente organizacional que tornaram os empresários bem-sucedidos

Pesquisas Acadêmicas: Momentos no ambiente organizacional que tornaram os empresários bem-sucedidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.431 Palavras (10 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 10

2 DESENVOLVIMENTO

Vamos refletir sobre o ambiente organizacional e citar alguns pontos o qual fez os empresários alcançar o sucesso.

Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim esta função e considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa ira se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras.

O planejamento deve se fundamentar nos objetivos definidos pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores. O planejamento envolve três níveis dentro da empresa.

Podemos ver que nos dois cases os empresários colocaram em praticas os três níveis do planejamento. Planejamentos estratégicos, tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo. Planejamentos tático, transformar as estratégias em planos mais específicos, que deverão ser executados por varias áreas da empresa. Planejamentos operacional, Definir os procedimentos para todos os níveis da organização com prazos mais curtos, onde todos os níveis devem se apoiar.

Além de planejar, é necessário a organização onde envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir os objetivos, como a empresa irá se estruturar para alcança-los.

Vejamos que as duas empresas defini no seu planejamento uma estrutura básica, a partir da qual tudo se organiza: pessoal, material, etc. Esta função administrativa que visa dispor adequadamente os diferentes elementos (materiais, humanos, processos, etc.) que compõem a organização, como objetivo de aumentar a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Após ter estabelecido o planejamento e organizado os recursos dentro da sua estrutura. Fez se necessário tomar a direção, ou seja, decidir a respeito de que (como, onde, quando, com que, com quem) fazer, tendo em vista determinado objetivos a serem conseguidos. Determinar as pessoas, as tarefas que tem que executar. Cada um deve exercer o seu papel de liderança, motivar os indivíduos e grupo através da comunicação, do envolvimento e orientação, com isso podemos ver o foco do empresário em se destacar no mercado.

O empresário deve se destacar agindo corretamente com os clientes, com um bom atendimento. O controle e a função administrativa através da qual se verifica se o que foi estabelecido ou determinado foi cumprido. Um sistema de controle deve ter: Um objetivo, um padrão, uma linha de atuação, uma norma, uma regra, um critério, um meio de medir a atividade desenvolvida, comparar tal atividade com critério fixado. O comprometimento do empresário com a qualidade dos produtos e a visão de produzir e colocar novos produtos no mercado.

O empresário com plano de negocio nas mãos pode buscar empréstimo junto aos bancos, vejamos no cenário econômico algumas variáveis macroeconômicas.

A economia tem por objetivo formular proposta a fim de resolver ou minimizar os problemas econômicos, no caso de empréstimos sabemos que a inflação pode influenciar na economia por varias razões, a principal é que, uma vez que estabelece sua taxa e imprevisível. A inflação imprevisível resulta em sérios problemas sociais e pessoais como redistribuição a renda e a riqueza, e desvia recursos da produção.

A inflação faz com que os ganhos e as perdas ocorrem devido a mudanças imprevisíveis do valor da moeda. A moeda e uma referência de valor nas transações que fazemos. Tomadores e concessores de empréstimos, trabalhadores e empregadores, todos firmam contratos em termos monetários. Se o valor da moeda varia as quantias que temos a pagar e receber, a quantidade de bens que o dinheiro comprará também varia.

A taxa de juros influencia sobre os investimentos, se as taxas de juros estiverem elevadas, inibirão os investimentos, pois os empresários tenderão a manter seus recursos em aplicações financeiras. Por outro lado, com taxas de juros elevadas, os consumidores tendem a consumir menos e aplicarem seus recursos para auferirem ganhos financeiros.

Taxa de câmbio também influencia pois quando o dólar sofre uma apreciação, se o dólar baixa o empresário paga menos no que importa, se o dólar aumenta pagará mais sobre o produto. Essa oscilação pode ser boa para o consumidor e ao mesmo tempo dificulta para o produtor ou vise versa. Tudo isso interfere no crescimento econômico.

O crescimento não deve ser compreendido somente no foco do aumento do produto per capita, mas num conjunto de processos dinâmicos nas atividades produtivas. Toda atividade produtiva tem em si fases de planejamento e ações com início, meio e fim suscetíveis a mudanças tecnológicas e econômicas.

Empresas, instituições e grupos de trabalho compõem um mercado que induz e necessitam de constante renovação tecnológica, novas formas de gestão e coordenação administrativa que influenciam na expansão do crescimento. O crescimento das empresas está ligado as inovações tecnológicas, e investimentos que assegure a distribuição de renda.

Sabemos que toda empresa necessita do controle contábil, desde sua abertura, O Patrimônio, e o objeto da contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma pessoa (física ou jurídica), e que seja passível de avaliação em moeda.

O contabilista pode controlar o dinheiro, os imóveis, as mercadorias, as contas a receber, as dívidas e demais bens, direitos e obrigações avaliáveis economicamente. O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial. As obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe. Os bens e direitos formam o ativo. As obrigações, o passivo exigível.

Sabemos que toda empresa precisa de recursos materiais e financeiros para aplicar em suas atividades, o que chamamos de satisfação de necessidades econômicas financeiras. Vimos que tais recursos são originados de fontes internas e externas. As origens internas, representa capital próprio, e as externas, os capitais de terceiros. Sabemos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com