TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia - Retenção de Talentos em Instituição Financeira

Por:   •  19/10/2019  •  Monografia  •  18.873 Palavras (76 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 76

[pic 1]

DANIELA CARDOSO LAVALL

A REMUNERAÇÃO COMO FATOR DE RETENÇÃO DE TALENTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR FINANCEIRO.

Novo Hamburgo 2015

DANIELA CARDOSO LAVALL

A REMUNERAÇÃO COMO FATOR DE RETENÇÃO DE TALENTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR FINANCEIRO.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração pela Universidade Feevale.

Professora Orientadora: Me. Renata Gheno

Novo Hamburgo 2015

DANIELA CARDOSO LAVALL

Trabalho de Conclusão do Curso de Administração, com título A REMUNERAÇÃO COMO FATOR DE RETENÇÃO DE TALENTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR

FINANCEIRO, submetido ao corpo docente da Universidade Feevale, como requisito necessário para a obtenção do Grau de Bacharel em Administração.

Aprovado por:

[pic 2]

Profa. Me. Renata Gheno

Orientadora[pic 3]

Profa.

Banca Examinadora

[pic 4]

Prof.

Banca Examinadora

Novo Hamburgo, outubro de 2015.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente à Deus que me concedeu a vida, a força e a inspiração;

Agradeço à minha mãe, Cleni e meu pai, Vilmar, que são meu exemplo de retidão, determinação, persistência e sucesso;

Ao meu noivo, Fabiano, por toda a dedicação, cumplicidade, apoio e pelas palavras de incentivo que sempre me fazem ir mais longe;

Ao meu irmão Igor Gabriel, amigos e família, pela convivência, conversas e pelas risadas que tornam os caminhos da vida mais leves e agradáveis;

Aos meus mestres, que foram fundamentais para a conclusão deste trabalho, Prof. Marco Antonio Mabilia, que me auxiliou no decorrer de todo o trabalho, e a Prof. Me. Renata Gheno sem a qual este trabalho não seria possível, por sua responsabilidade e compromisso.

Obrigada!

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de

novo com mais inteligência”. Henry Ford

RESUMO

Diante do atual cenário econômico, observam-se as demasiadas demissões nas instituições financeiras, porém, mesmo assim, essas instituições disputam o reconhecimento do mercado como boas empresas para se trabalhar. Deste modo, uma boa remuneração com um excelente pacote de benefícios, ganha peso adicional na escolha da empresa ideal para se trabalhar e, as organizações sabem que o sistema de remuneração deve estar alinhado e pode ser utilizado como uma estratégia para alavancar os resultados. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o fator remuneração na manutenção de talentos na agência 9261 do Itaú Unibanco. Para atingir este objetivo, fez-se necessária uma revisão bibliográfica sobre o tema remuneração e investigar até que ponto a remuneração interfere na manutenção de pessoas na empresa. A metodologia utilizada foi a descritiva, embasada num estudo de caso. Cuidar bem dos colaboradores nunca foi tão estratégico para uma instituição, um bom pacote de benefícios, uma remuneração variável e atrativa, um clima organizacional saudável são diferenciais na hora de recrutar e reter talentos. Isso justifica este estudo, que busca investigar até que ponto a remuneração consegue ser um fator de retenção de pessoas, sendo que este mercado é altamente estressante e a pressão para o atingimento das metas se dá a todo o instante. Os principais resultados obtidos permitem afirmar que a remuneração fixa por si só, não é capaz de manter um colaborador na organização, se faz necessário um conjunto de variáveis, como benefícios flexíveis, remuneração variável e um bom clima organizacional para que o colaborador sinta-se motivado e decidido a manter-se na empresa.

Palavras-chave: Retenção. Remuneração Variável. Benefícios. Talentos.

ABSTRACT

In today's economic scenario, there is a big number of layoffs in financial institutions, but even so, these institutions compete for market recognition as good places to work. Thus, a good remuneration with an excellent benefits package gain strength in choosing the ideal place to work, and organizations know that the remuneration system should be aligned and can be used as a strategy to leverage the results. This research aims to analyze the remuneration as retention factor of talented people in the Itau Unibanco agency 9261. To achieve this goal, it was necessary a literature review on the remuneration topic and investigate to what extent the remuneration impacts in maintaining people in the company. The methodology used was grounded in a descriptive case study. Taking good care of employees has never been so strategic to an institution, a good benefits package, an attractive variable remuneration, a healthy organizational climate are differential in time to recruit and retain talents. This justifies this study, which investigates the extent to which compensation can be a people’s retention factor, though this market is highly stressful and the pressure for the achievement of goals is present at all times. The main results obtained allow to state that the fixed compensation alone is not able to keep an employee in the organization, but a set of variables is necessary, such as flexible benefits, variable remuneration and a good organizational climate for the employee to feel motivated and determined to remain in the company.

Keywords: Retention. Variable salary. Benefits. Talents

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        8
  2. GESTÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS        11
  1. RECOMPENSAR PESSOAS        14
  1. Remuneração Estratégica        17
  2. Remuneração Variável        20
  3. Benefícios Flexíveis        22
  1. MANTER PESSOAS        24
  2. RETENÇÃO DE TALENTOS ATRAVÉS DA REMUNERAÇÃO        27
  3. REMUNERAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS NO SETOR FINANCEIRO        29
  1. METODOLOGIA DA PESQUISA        34
  1. CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA        34
  1. Quanto à sua natureza        34
  2. Quanto aos seus objetivos        35
  3. Quanto aos procedimentos técnicos        35
  4. Quanto à abordagem do problema        36
  1. UNIVERSO E UNIDADE DO ESTUDO DE CASO        36
  2. TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS        37
  3. ANÁLISE DOS DADOS        38
  1. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA        39
  1. HISTÓRICO E APRESENTAÇÃO DO ITAÚ UNIBANCO        39
  2. ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS QUESTIONÁRIOS        41
  1. Análise das perguntas na Gerência        42
  2. Análise das perguntas na Área Comercial        47
  3. Análise das perguntas na Área Operacional        51
  1. ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS        54
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        58

REFERÊNCIAS        60

APÊNDICES        64

APÊNDICE A – Questionário Gerência        65

APÊNDICE B – Questionário Área Comercial        67

APÊNDICE C – Questionário Área Operacional        69

  1. INTRODUÇÃO

Empresas e trabalhadores interagem desde sempre, mas esta relação vem se modificando cada vez mais no decorrer do tempo. Na era da produção industrial, a técnica de remunerar era baseada na produção e o trabalhador era visto apenas como mais um, uma peça de engrenagem: se o resultado de sua produção não fosse aquele que a organização esperasse, simplesmente era trocado por outro, o que realmente importava era a produção e não o trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (129.9 Kb)   pdf (664 Kb)   docx (176.7 Kb)  
Continuar por mais 75 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com