TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação da pesquisa

Artigo: Motivação da pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

MOTIVAÇÃO

Os especialistas da área de Administração em Recursos Humanos procuram respostas relacionadas em como o relacionamento entre os colaboradores das organizações pode ser estável. Nota-se que as organizações têm investido em treinamentos para motivar líderes e liderados, com o intuíto de solucionar conflitos e atingir metas. Sabe-se também que as organizações realizam treinamentos para a liderança em equipe, embora liderar não seja treinar e sim conquistar, pois o líder deve ser aceito de forma natural e não pela imposição, por isso é necessário que o líder seja transparente, justo, verdadeiro e consistente para obter a confiança e a aceitação dos liderados.

Os estudos sobre motivação destacam a relevância de se ter equipes motivadas e as dificuldades para mantê-las com essa motivação, pois sabe-se que a motivação deve estar ligada a satisfazer necessidades.

Kondo (1994) salienta que para motivar as pessoas é importante satisfazer as necessidades mais baixas e entender as mais elevadas, isso é remover a insatisfação e fornecer fatores adequados que elevem à satisfação.

Quando fala-se em motivação e recorre-se à literatura que trata sobre este assunto, encontra-se diversos autores que afirmam que, as pessoas por mais que recebam incentivos para serem mais motivados, sempre irá se deparar com outros fenômenos que os levam a se desmotivarem.

De acordo com Gustavo et al (2002), o indivíduo nasce com capacidade de se automotivar que é de natureza primitiva, instintiva e permite que o ser humano lide, realisticamente com esses impulsos básicos e a exigência da realidade externa.

Dentre as teorias mais conhecidas, estão à hierarquia das necessidades de Maslow, a teoria da motivação de Herzberg e a teoria Y de McGregor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com