TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação de uma pessoa de acordo com a teoria de Maslow

Artigo: Motivação de uma pessoa de acordo com a teoria de Maslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

. O que é motivação ?

Motivação é o ato de motivar, conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam certo tipo de conduta em alguém, exposição de motivo ou causas.

A motivação esta ligada ao que você quer da vida, vem de dentro da sua cabeça e coração, que se misturam com desejos e realizações que só tem significado para você algo pessoal que vem de dentro.

A motivação depende do ambiente que você se encontra, das pessoas que estão trabalhando com você e do contexto em geral ao seu redor.

. Como a teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow explica a motivação humana.

A Motivação Humana segundo a teoria de Maslow, é também conhecida como pirâmide de Maslow que vê a motivação como necessidade de origem biológica que precisa ser satisfeitas antes das necessidades de níveis mais altos. Cada um tem de “escalar” uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.

Maslow define um conjunto de cinco necessidades em forma de pirâmide

. Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a cede, o sono, o sexo, a excreção o abrigo;

. Necessidades de segurança que vão da simples necessidade de se sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;

. Necessidades sociais ou de amor, afeto afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;

. Necessidade de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;

. Necessidade de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!"( Tradução: O que os homens pode ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros como a sua propria natureza) É nesse último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade”...temos de ser tudo aquilo que soms capazes de ser, desenvolver os nosso potenciais”.

Aseguir exemplo da Pirâmide:

. De acordo com a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg o que motiva uma pessoa?

Trata de aspectos relacionados ao ambiente de trabalho. Herzemberg defendeu que a insatisfação esta mais relacionada com o ambiente no qual a pessoa trabalha do que com a natureza em si do trabalho.

Assim dividio os dois fatores:

Fatores higiênicos

( insatisfaciente)

. Condição de trabalho

. Salários, premiação por produção.

. Benefícios e serviços sociais

. Politicas de organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com