TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação no Serviço Público

Por:   •  25/4/2016  •  Seminário  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO:

Sabe-se que a motivação nas pessoas provoca ações e reações diversificadas, o que tem sido alvo de variadas discussões e análises por estudiosos, porém, entender o comportamento humano não é simples, pois, cada homem é um ser único, que reage de maneira diferente aos estímulos externos, tendo necessidades e aspirações diferenciadas em cada momento de sua vida.

As organizações são formadas por pessoas e para pessoas, e essa visão, faz com que as empresas e os executivos busquem novas formas de entender os funcionários, a fim de que, eles se tornem mais produtivos e lucrativos para a empresa.

Dessa forma, a escolha desse tema se deu, pelo fato de que a motivação é um assunto essencial ao âmbito organizacional, em especial no âmbito público, simbolizando grande empecilho para o alcance dos objetivos empresariais e também para a harmonização dos relacionamentos interpessoais.

A problemática abordada, portanto, é a motivação nas organizações públicas, mensurando as contribuições que um ambiente motivador tem não apenas para a organização, mas, principalmente para a parte funcional desta, que pode ter retribuições através de incentivos, gratificações e do reconhecimento.

Espera-se que através dessa explanação se alcance a solução para as organizações quanto a questões essenciais como: qual a melhor maneira de motivar seus servidores e como fazê-los serem produtivos, satisfeitos e motivados ao mesmo tempo.

Isso porque, o maior problema aqui não é a motivação em si, mas, qual deve ser o modelo seguido dentro da organização para que a motivação realmente se consolide e atinja todos os seus servidores.

OBJETIVO:

Constitui o objetivo geral deste trabalho, o estudo da motivação nas organizações, auxiliando as pessoas a compreenderem qual a contribuição que esta tem para o aumento da produtividade.

Constituem os objetivos específicos:

a) Explanar sobre a motivação, a partir de teorias conhecidas;

b) Confrontar as teorias motivacionais existentes, ressaltando suas principais diferenças, vantagens e desvantagens;

c) Expor as principais vantagens que a motivação tem, tanto para organização pública, quanto para os servidores. 

METODOLOGIA:

Foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica, através de livros, artigos, periódicos, entre outros.

Escolheu-se pela pesquisa bibliográfica porque esta permite elencar diversificados conceitos distintos, ampliando o conhecimento e a área de pesquisa do pesquisador.

Além disso, a pesquisa bibliográfica permite a confrontação de um determinado tema sob diversas vertentes, principalmente se for abordada sob aspecto qualitativo.

Dessa forma, teve-se como principais autores dessa ampla pesquisa: Peter Drucker, Abraham Maslow, Idalberto Chiavenato e Estephen Robbins.

Isso porque, esse autores trabalharam a motivação sobre diversas vertentes, colaborando para concretização de teorias princípios relevantes sobre o tema.

Ao final desse levantamento bibliográfico foi elencado as teorias que mais se encaixam ao âmbito da administração público e elencado os aspectos positivos e negativos de cada um desses programas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Programa de administração por objetivos:

Criado por Drucker é um sistema que utiliza como método avaliativo a participação funcional em progresso aos objetivos comuns da empresa (ROBBINS, 2004).

O principal aspecto negativo desse programa é que os servidores podem focar-se nos aspectos quantitativos de suas atividades, deixando a qualidade de lado.

Programa de modificação do comportamento:

Robbins (2004, p. 34) explica que o programa de modificação de comportamentos segue um modelo através de cinco etapas: “1 - Identificação dos comportamentos relacionados ao desempenho, 2 - Avaliação desses, 3 - Identificação das contingências dos comportamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com