TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança nos conceitos de conhecimento e trabalho

Ensaio: Mudança nos conceitos de conhecimento e trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Ensaio  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Nos antecedentes da Gestão do Conhecimento, vimos que o conceito de conhecimento e trabalho sofreu modificações ao longo de distintos períodos: durante o período da revolução agrícola, durante as três fases da revolução industrial e durante o período da revolução da informação. Identifique a qual desses períodos correspondem as seguintes características: (1) divisão social vista com naturalidade; (2) trabalho para o bem comum, sem usura; (3) o mestre ensina o trabalho ao aprendiz; (4) status rigidamente definido; (5) trabalho e conhecimento tratados de forma rígida, sem dar lugar à iniciativa. Assinale a alternativa correta:

A- Revolução Agrícola;

Segundo Munford são características da fase da revolução agrícola a : 1- população senhor feudal, artesão, mestre, aprendiz, e diarista; 2- poder da religião (Católica); 3- relações primárias (afetivas, divisão social vista com naturalidade); 4- status rigidamente definido; 5- trabalho para o bem comum, sem usura; 6- ideia de justo preço; 7- deficiências – rigidez e falta de iniciativa.

2 - A Revolução Industrial foi dividida em três períodos: 1ª Revolução Industrial (1750-1900), 2 ª Revolução Industrial (1900-1950) e 3ª Revolução Industrial (1950-1990). A 2ª Revolução é caracterizada pela produção em massa e pelo crescimento do parque industrial. Nessa fase predomina:

I. O pensamento mecanicista.

II. A separação entre o trabalhador e os meios de produção.

III. A visão de que o trabalho se volta para o bem comum.

Assinale a alternativa correta:

D- Somente os tópicos I e II estão corretas;

Nesta fase da revolução Industrial, o pensamento era de que as pessoas poderiam ser substituídas, já maquinas seria mais caro e mais difícil, tinha uma visão muito mecanicista.

3 -

Embora o conhecimento tenha sido o propulsor da evolução humana, a gestão do conhecimento nas organizações passou a ser discutida mais objetivamente, como tema isolado e sistematizado, a partir (assinale a alternativa correta):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com