TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças na Estruturação do Balanço Patrimonial: Um Estudo Envolvendo as Leis n° 11.638/07 e n° 11.941/09

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Mudanças na Estruturação do Balanço Patrimonial: um Estudo Envolvendo as Leis n° 11.638/07 e n° 11.941/09

As leis n° 11.638/07 e n° 11.941/09 surgiram com o propósito de o Brasil promover a internacionalização das normas contábeis. As expectativas das mudanças apresentadas nesse artigo sobre a estruturação do balanço patrimonial fazem parte da busca para melhorar o desenvolvimento das normas contábil brasileira.

O balanço patrimonial é formado por ativo, passivo e patrimônio liquido, o ativo representado sempre do lado esquerdo do balanço patrimonial, e no lado direito do balanço patrimonial é organizado o passivo e o patrimônio liquido.

O ativo que antes era dividido em ativo circulante, ativo realizável em longo prazo e ativo permanente que era subdividido em investimento, ativo imobilizado e ativo diferido, com a nova lei passaram a ser dividido em ativo circulante a ativo não circulante. Com as novas leis, os critérios de classificação das contas do ativo continuaram os mesmos, exceto nas contas ativo imobilizado.

O passivo era classificado em passivo circulante, passivo exigível a longo prazo e resultado de exercícios futuros, com a nova lei aconteceram algumas mudanças e o passivo passou a ser dividido em passivo circulante e passivo não circulante, já o resultado de exercícios futuros foi anulado.

Já o patrimônio liquido não sofreu alterações na classificação de seus elementos, mas foram incluídas algumas modificações criadas a partir da medida provisória n°449. O patrimônio liquido que antes era dividido em capital social, reservas de capital, reservas de reavaliação, reservas de lucros e lucros e prejuízos acumulados, passou a ser dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados, foram incluídas ainda outras modificações na estrutura do balanço patrimonial.

O balanço patrimonial passou por varias alterações que são consideradas melhorias no que diz respeito à busca de centralizar as normas brasileiras de contabilidade com as normas internacionais de contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com