TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças organizacionais e paradigmas

Pesquisas Acadêmicas: Mudanças organizacionais e paradigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

2.2 Passo 2 - MUDANÇA ORGANIZACIONAL E QUEBRAS DE PARADIGMAS

Atualmente a mudança organizacional e quebras de paradigmas estão em toda parte como na tecnologia, ciência e principalmente no círculo empresarial.

O mercado requer cada vez mais mudanças para que possam deferir as exigências do público e para que possam seguir junto aos seus concorrentes. Com isso visando sempre a qualidade do seu produto e o bom atendimento e satisfação de seus clientes.

A quebra de paradigmas surgiu como uma administração de qualidade onde os profissionais a cada momento estão sendo incentivados a novas formas de pensamento e interações organizacionais. Tendo visão mais ampla para novos investimentos tecnológicos, analisando os ambientes interno e externo, qualificação de mão de obra, para que possam se manter no mercado em que competem visando sempre atingir sua meta, satisfação de clientes e conquistas de novos.

Para uma empresa mudar sempre que necessário precisa ter todos os dados em mãos, ou seja, obter o todo da empresa cada setor e cada colaborador, lucratividade, compras, buscas de produtos, fluxos de caixa, custos fixos em geral, estar sempre atualizando seus estudos de mercado e relacionamento com clientes, assim estando preparada para mudar sempre que necessário.

2.3 Passo 3 – CONCEITO E OS VÁRIOS PAPÉIS DO GESTOR ORGANIZACIONAL

A palavra ‘gestão’ vem do latim gestione – ato de gerenciar e administrar- e o gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão.

Gestor é, em tese, o nosso velho conhecido “administrador”, com uma roupagem, imbuído de novas responsabilidades que devem estar alinhadas às necessidade se exigências do mundo contemporâneo.

2.3.1- PAPÉIS DO GESTOR ORGANIZACIONAL

No atual cenário de abundante concorrência, fatores que efetivamente têm peso no processo de gestão são aqueles relacionados a qualidade, criatividade, racionalização dos processos e, todos, com o propósito de eliminar os desperdícios, entre outros, que visam a flexibilização do sistema.

Pode-se dizer que o gestor deve dirigir sua empresa como se fosse uma orquestra afinadíssima, cuja uma só nota fora do tom possa resultar em perdas significativas, em outras palavras, todos os gerentes, executivos, supervisores, entre outros cargos de chefia, são conclamados a obter o máximo lucro chegando até mesmo a serem estimulados, e em muitos casos de maneira perigosa a estabelecer uma competitividade interna exagerada.

Vários papéis do gestor organizacional:

INTERPESSOAL - Representação: Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representando a organização, assinando documentos legais.

Liderança: Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com subordinados.

Ligação: Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões.

INFORMAÇÃO - Monitoração: Manda e recebe informação, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais.

Disseminação: Envia informação para os membros de outras organizações (memorando e relatórios), telefonemas e contatos.

Porta-voz: Transmite informações para pessoas de fora através de conversas, relatórios e memorandos.

DECISORIAL- Empreende: Inicia projetos, identifica ideias e oportunidades, assume riscos, delega.

Resolve conflitos: Toma ação corretiva em disputas ou crises e a mudanças.

Alocação de recursos: Decide a quem atribuir recursos. Programa, orça e estabelece prioridades.

Negociação: Representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos.

2.3.2 ENTREVISTA - Gestor da Empresa Panificadora 3 Irmãos: Sr. Rinaldo Cabral do Nascimento

O gestor tem em sim um papel extremamente difícil e de muita relevância, devido ao bom andamento de toda a organização, pois depende dele toda a estrutura de maneira organizada e de bom funcionamento.

A cada dia que se passa o mercado no geral estão em constantes mudanças, com isso as empresas tem que se profissionalizar mais quanto a tecnologia, a forma de lidar com os colaboradores a precificação final ao consumidor e qualidades de produtos e serviços, e manter sempre atualizados perante o mercado competitivo através de cursos, palestras e entre outros.

2.3.3 RELATÓRIO SOBRE A ENTREVISTA

Tanto na entrevista como no PLT, demonstram, o papel indispensável de um gestor é a transparência com sua ética e responsabilidade sempre decidida a aprender consistindo nas decisões.

O administrador deve determinar conceitos e traçar panos de ações para cada sistema a ser sucessivo dentro da organização avaliando todo o conceito, da empresa determinando objetivos principais e visando sempre sua melhoria. Para isso o gestor precisa ter um conhecimento amplo.

Sofrem grande pressão pois são os responsáveis pelos lucros e mudanças dentro da empresa, mais devem manter ao máximo sua ética e princípios morais, seguindo os códigos de conduta.

As organizações precisam ter planejamento estratégico e também referente ao meio ambiente, assumir suas responsabilidades que poderá sofrer com as atividades feitas dentro da empresa. Promover também ações sociais pelo o bem da comunidade em torno da empresa.

Comparando ambos os lados o gestor capacitado é aquele que percebe todas as situações tanto dentro com fora da empresa, para lidar com os paradoxos da economia em escala global, mesmo que suas ações estejam concentradas apenas no mercado nacional.

3. ETAPA 2

3.1 Passo 1 – DEFINIÇÃO “GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL”

A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.

A Gestão da Qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com