TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS PARA GESTÃO DE NEGÓCIOS

Projeto de pesquisa: MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS PARA GESTÃO DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL 5

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 7

3 CONCLUSÃO 8

4 REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com intuito de demonstrar de maneira ampla, clara e objetiva idéias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados à macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente.

Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo. Abordando os problemas do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

INFLAÇÃO- É um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra de moeda decresce. Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. A exemplo da noticia a seguir:

O Brasil a inflação e os tomates

“O tomate tornou-se o símbolo da suba dos preços dos alimentos no Brasil nos últimos meses, um dos motivos que levaram ao crescimento da inflação no país.”

Ao estudar sobre o conceito de inflação que se entende como um aumento considerável nos preços dos bens de consumo, independentes de estado ou país, vez que isto ocorre em qualquer lugar, e, por conseguinte diminui o poder do consumo dos cidadãos. O tomate que no Primeiro Trimestre do corrente ano, teve uma suba que chegou a alguns lugares a mais de 300% (sendo considerado ironicamente como mais caro que o petróleo), provou no país um aumento generalizado de preços.

Vimos a partir deste pequeno exemplo, que em vista da suba de alimentos, em detrimento de especulação de outros o quão triste é perceber que milhares de famílias foram furtadas do seu “simples direito, por exemplo, de comer tomates”, que aqui simbolicamente revela outras conseqüências absurdas no cotidiano das pessoas. Como: não poder comprar outros produtos em função da suba generalizada.

TAXA DE JUROS- A taxa é um índice utilizado em economia e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito. Chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito. Podemos identificar, a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo: “O aumento de juros faz crescer o custo do credito para as pessoas e para as empresas, prejudica o investimento em certos sentidos, que as empresas que tomam credito pra investir, tomam esse credito mais caro.”

É visto que, o aumento da taxa de juros num contexto global, afeta a população de maneira exacerbada, tornando cada vez menos possíveis pessoas que pertencem às classes menos favorecidas a terem uma condição de vida mais igualitária. O aumento da taxa de juros desestimula também o consumo, porque torna o consumo presente (em contraposição ao consumo futuro) muito caro.

Sem ter consumidores, os empresários decidem reduzir a produção, e diminuem as contratações. Mais pessoas sem emprego significam menos consumo, e circulo vicioso se perpetua.

TAXA DE CÂMBIO – A taxa de câmbio é relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que a quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Em outros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. A exemplo da notícia a seguir. “Apesar da valorização do dólar ser uma tendência internacional, economistas têm alertado para a possibilidade de esse movimento ser inflacionário no Brasil, num momento em que a alta dos preços mantém-se próxima da meta do governo”.

O aumento da taxa do dólar tem total influência para nós brasileiros, pois com essa suba todos os demais produtos que consumimos aumentam de valor e suas constantes variações deixam as pessoas cada vez mais presos ao consumismo, tornando assim cada vez maior a procura por métodos não eficazes de quitar suas dividas (empréstimos consignados, dinheiro a juros altíssimos, etc.), mas em contra partida, tornam-se pessoas mais endividadas. O que torna o Brasil refém da economia norte americana.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL- É um valor único que tenta descrever as características de um conjunto de dados, identificando uma posição central dentro do conjunto de dados. Existem três tipos que são mais utilizados em amostras, são eles: Média aritmética, moda e mediana.

MEDIDAS DE DISPERSÃO- É um conceito utilizado para um estudo descritivo de um conjunto de dados numéricos qualquer, que visa determinar a variabilidade (ou dispersão) dos dados em relação à medida de localização do centro de uma amostra em análise.

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA - É aquela em que cada elemento da população tem uma chance conhecida e diferente de zero de ser selecionado para compor a amostra. As amostragens probabilísticas geram amostras probabilísticas.

NÚMEROS-ÍNDICES- Os numeros-índices são medidas estatísticas freqüentemente usadas por administradores, economistas e engenheiros, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto etc.

É grande a importância dos numeros-índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com