TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS PARA GESTÃO DE NEGÓCIOS

Relatório de pesquisa: MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS PARA GESTÃO DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

1 - MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

⦁ Identifique as principais estruturas de mercado apresentados no texto.

1. Comércio Varejista

⦁ Conceitue cada uma das estruturas de mercado

1. Comércio Varejista : É um termo usado para designar os setores de comércio que vendem diretamente para os consumidores finais. As atividades do comércio varejista são importantes, pois geram uma grande quantidade de empregos no Brasil.

⦁ Estruturas Oligopólio de acordo com as informações do texto para atuação de uma grande empresa :

Conforme o texto mostra a estrutura de Oligopólio forte e necessário processo de aumento de participação das maiores redes no faturamento do setor supermecadista, que é um aumento de seus mercado possuam mais de 60% do market-share. É considerado oligopólio fraco quando o market-share das maiores empresas não ultrapassa os 40% do mercado em termos de concentração de mercado, observa-se que as redes acima responderam por 41,64% do faturamento do setor em 2003, 42,02% em 2004, e 47,25% em 2005.

E de acordo com a pesquisa as quatro maiores empresas supermcadistas ultrapassam esses limetes de market-share forte e aquela empresa que possuir o 40 % sem rival proxima pode se consideral dominante no setor supercadista.

2 - MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL

a) Medidas Descritivas:

Medidas de Tendência Central : São utilizadas numa amostra como forma de representar todos os valores de determinada amostra num único valor. A medida de tendência central será um tipo de medida escolhida que irá representar uma concentração de medidas em torno do valor estipulado.

Existem três tipos de medida central mais utilizados em amostras: a média aritmética, a mediana e a moda.

Média aritmética: é o resultado da divisão da soma de todos os valores da amostra pela quantidade total de valores. Ou seja, a media aritmética de uma amostra é um número que, levando em conta o total de elementos da amostra, pode representar a todos sem alterar a soma total desses elementos.

Moda: é o valor que ocorre com mais frequência em determinada amostra.

Mediana: é o valor central da amostra, quando o n é um número ímpar ele é o valor central das observações (exemplo:1,2,3,4,5 , neste caso a mediana será o número 3). Quando o n é um número par a mediana será calculada pelos dois números centrais divididos por 2 ( exemplo:1,2,3,4,5,6. Mediana = 3+4 dividido por 2, neste caso, a mediana é 3,5).

Medidas de Dispersão : Bastante intuitiva é a amplitude dos dados, definida como a distância entre os valores máximo e mínimo. Mas como essa medida considera apenas dois valores, qualquer que seja o tamanho do conjunto de dados, ela tem propriedades limitadas para descrever a dispersão. Nesta atividade você irá conhecer e explorar outras medidas de dispersão, que se baseiam nos desvios em torno da média, definidos como

Técnicas de Amostragem Probabilísticas : Asseguram, com uma determinada margem de erro, que estão representados na amostra (de forma proporcional à sua representação na população) todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com