TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS NA GESTÃO DO EMPREENDEDORISMO

Projeto de pesquisa: MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS NA GESTÃO DO EMPREENDEDORISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O administrador é a parte fundamental quando se fala em microeconomia e macroeconomia, tornam imprescindível seu conhecimento nesta área, como as taxas de juros e cambio, métodos quantitativos e suas variáveis são os mesmos podem interferir nos resultados das empresas. A Economia é um campo de conhecimentos especializados cujo interesse é a análise e previsão das atividades sociais relacionadas à produção e distribuição de produtos e serviços. Um fator que exerce influência significativa nos estudos econômicos é a complexidade, isto é a interdependência entre os diferentes elementos que permeiam e estruturam a sociedade: concepções culturais e políticas das pessoas, a divisão social do trabalho, as ações governamentais, os mercados internacionais.

Neste trabalho serão apresentados os conceitos básicos de Economia que motivam as análises e estudos das ações empresariais relacionadas à análise de investimentos em uma economia de mercado. Mesmo não sendo de conformidade, como costumam acontecer em discussão de doutrinas econômicas, esses conceitos básicos se encontram estabelecidos no contexto teórico denominado síntese neoclássica, que combina os princípios da política macroeconômica Keynesiana com os princípios da teoria microeconômica Walrasiana.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Microeconomia atua no âmbito dos consumidores e/ou das empresas (ou indústria se preferir). Lida com as preferências dos consumidores e a utilidade que essas preferências lhe conferem a qual podemos traçar suas escolhas. Lida com a demanda de mercado de um determinado bem ou serviço, com a quantidade do bem que a firma deve ofertar a quantidade do bem que a indústria deve ofertar (relativa a cada empresa que produz o mesmo bem, a seu preço e a sua demanda). Traça estratégias de maximização de lucros e minimização de custos para as empresas.

A Macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo, com períodos de recuperação e recessão, a produção total de bens e serviços da economia e o crescimento do produto, as taxas de inflação e desemprego, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Trata ainda com as flutuações em curto prazo que constituem o ciclo de negócios. Políticas fiscais, monetárias, cambiais e creditícias. Lida com o estoque de dinheiro em circulação, a balança comercial, variações nos preços e salários, exportação e importação, etc.

2.1.1 INFLAÇÃO

Inflação é um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessária uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos. Há vários fatores que podem gerar inflação. O aumento muito grande do preço de um item básico na economia pode contaminar os demais preços provocando uma alta generalizada. É o caso do petróleo e da energia elétrica, por exemplo. E quem mais sofre com tudo isso é a camada mais pobre da população, que não tem como se proteger. No Brasil, o cálculo destes índices é feito por entidades credenciadas, como o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Outras instituições também têm elaborado estes cálculos, como a FGV - Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro; FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, ambos em São Paulo; o IPEAD - Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis, em Belo Horizonte, dentre outros.

2.1.2 TAXAS DE JUROS

Define-se como taxa de juros o rendimento que se obtém quando se empresta dinheiro por um período determinado. Os juros são para o credor (aquele que tem algo a receber) uma compensação pelo tempo que ficará sem utilizar o dinheiro. Por outro lado, quem faz um empréstimo em dinheiro ou faz uma compra a crédito, geralmente terá que pagar um acréscimo pela utilização do dinheiro ou pelo parcelamento da totalidade do valor do bem. A esse acréscimo também dá-se o nome de juro. Para determinar o valor dos juros são definidas taxas percentuais (taxas de juros) fixadas pelo credor.

2.1.3 TAXAS DE CÂMBIO

É o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra. Pensando sempre do ponto de vista do banco, a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo), enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada (por um exportador, por exemplo). Portanto, o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

A Estatística e seus métodos quantitativos estão presentes na grande maioria das organizações, seja na análise de dados ou na estimativa de metas. A estatística descritiva, cujo objetivo básico é o de sintetizar uma série de valores da mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, organiza e descreve os dados de três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas.

2.2.1 MEDIDAS DESCRITIVAS

A palavra estatística tem mais de um sentido. No singular se refere à teoria estatística e ao método pelo qual os dados são analisados enquanto que, no plural, se refere às estatísticas descritivas que são medidas obtidas de dados selecionados. A estatística descritiva, cujo objetivo básico é o de sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, organiza e descreve os dados de três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas.

2.2.1.1 Medidas de Tendência Central

As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente. A denominação “medida de tendência central”, que você viu no título dessa postagem, se deve ao fato de que, por ser uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com