TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos quantitativos utilizados para gerenciamento de negócios

Artigo: Métodos quantitativos utilizados para gerenciamento de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL

2.2.1 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

Medida de tendência central é um valor único que tenta descrever as características dum conjunto de dados, identificando uma posição central dentro do conjunto de dados.

Medidas mais comuns são:

-Média (aritmética): é a soma de todos os valores de um grupo de dados dividida pelo número de dados.

- Mediana: é o valor que divide a distribuição dos dados exatamente no meio

- Moda: é o valor mais frequente dentro dos dados

As medidas de posição classificam em tendências de medida central, que nos orientam quanto a posição de da distribuição em relação ao eixo. Nas medidas de posição temos a média, a mediana, a média ponderada e a moda. Essas medidas nos ajudam a nos conhecer melhor as necessidades de uma empresa tanto no que se refere ao desempenho de mão-de-obra, quanto ao que se refere a matéria prima e nas maneiras de utilização evitando desperdícios..

2.2.2 MEDIDAS DE DISPERSÃO

São utilizadas para variação do grau de variabilidade, ou dispersão dos valores. Uma maneira de medir a dispersão é através da amplitude total. Temos também o desvio médio. Mede a variabilidade do conjunto em termos de desvio em relação a média aritmética, é uma quantidade que sempre se encontra positiva e exposta na mesma unidade de medida variável.

Desvio padrão expressa na mesma unidade de medida do conjunto dos dados medindo a dispersão absoluta de um conjunto de valores e é obtida através da variância. Coeficiente de variação: é a medida de variabilidade relativa usada para comparar a variabilidade de observações com diferentes unidades de medida.

2.2.3 TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICAS

A amostragem é dita como probabilística quando cada unidade amostral na população tem uma probabilidade de pertencer à amostra. Essa probabilidade é conhecida e diferente de zero.. De outra forma, a amostragem é dita não-probabilística. A amostragem probabilística possibilita maiores inferências sobre a população estudada do que a amostragem não-probabilística. A amostragem probabilística pode ser simples, estratificada, sistemática, por conglomerados entre outras. (KARMELl; POLASEK, 1977).

Os métodos de amostragem de probabilidade é um grande auxílio para qualquer empresa, já que por este meio a organização empresarial pode conhecer e analisar os seus consumidores, funcionários, sua produção e tudo o que a influencia internamente e externamente. Com base em dados estatísticos retirados por meio da amostragem é possível melhorar a produção de empresas, o atendimento a clientes, a satisfação dos colaboradores e a própria empresa financeiramente.

2.2.4 NÚMEROS INDICES

Um número-índice é um quociente que expressa uma determinada quantidade, quando comparada à uma quantidade base.

Números índices “são usados para indicar variações relativas em preços, quantidades ou valores de um artigo (ou artigos) durante certo período de tempo”. Eles sintetizam as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com