TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mão de obra

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.505 Palavras (15 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Com as novas tecnologias as pessoas estão sendo obrigadas há procurar por novas qualificações para conseguir ficar dentro do mercado de trabalho,, com baixo nível de escolaridade estão ficando fora do mercado de trabalho, pois hoje até o emprego que não exige conhecimento específico e sim o conhecimento adquirido ao longo vida, exige que o profissional tenha uma escolaridade mínima, e muitos profissionais que por algum motivo pararam de estudar estão sentindo está dificuldade e estão sendo obrigados a retornar as escolas para conseguir trabalhar. Com as inovações tecnológicas houve a superqualificação da minoria e a desqualificação da maioria, causando uma enorme mudança no mercado de trabalho. A indústria manteve sua estrutura ao longo do período. Mas a proporção do mercado de qualificação não apresentou aceleração.

A falta de qualificação da população brasileira tem sido muito criticada e estudos sobre a qualificação da mão de obra no Brasil são considerados prioritários no debate de desenvolvimento econômico. não adianta, os governantes, disponibilizar meios da população se qualificar se essa qualificação não ocorrer de forma que satisfaça as necessidades que as empresas têm por profissional qualificado. Essa indisponibilidade de profissional qualificado prejudicará a implantação de uma indústria nacional.

OBJETIVO GERAL

Entender os problemas causados com a escassez de mão-de-obra qualificada para as empresas e para os trabalhadores no Brasil e na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Mostrar através de pesquisa qual profissional está em falta na RMC.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Mostrar:

• O impacto das inovações tecnológicas no mercado de trabalho.

• Transformações no mundo do trabalho.

• O papel da educação, para amenizar os problemas causados com a escassez da mão de obra qualificada.

• Escassez de mão de obra qualificada, uma visão geral.

• A escassez de profissional qualificado na RMC.

• A RMC sofre com a falta de profissionais.

1.0 IMPACTOS DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO MERCADO DE TRABALHO.

Com as novas tecnologias as pessoas estão sendo obrigadas há procurar por novas qualificações para conseguir ficar dentro do mercado de trabalho, está é uma realidade que está cada vez mais presente, pois a tecnologia muda o tempo todo e essas novas tecnologias transformam os processos de trabalho, mudando a qualificação profissional e o emprego.

Temos cada vez um número maior de trabalhadores divididos em empregos precários ou desempregados, e um grupo cada vez menor de trabalhadores semiqualificados que se contrapõe à parte minúscula e cada vez menor a de trabalhadores superqualificados.

As pessoas com baixo nível de escolaridade estão ficando fora do mercado de trabalho, pois hoje até o emprego que não exige conhecimento específico e sim o conhecimento adquirido ao longo vida, exige que o profissional tenha uma escolaridade mínima, e muitos profissionais que por algum motivo pararam de estudar estão sentindo está dificuldade e estão sendo obrigados a retornar as escolas para conseguir voltar a fazer parte das pessoas que tem uma carteira registrada.

As inovações tecnológicas alteram e transformam o mercado de trabalho e essa transformação se vê, na automação dos processos de produção que permitiu um ganho de tempo enorme e inimaginável comparado com a época de Taylor, o que muda não é o fato de produzir mais em menos tempo, mas sim que o homem ficou a mercê das máquinas, pois são elas que passaram a definir o tempo de produção e não mais a capacidade humana.

Segundo Valenduc &Laffineur(1982) a fragmentação de determinado processo de trabalho, que exigia do trabalhador conhecimento mais abrangente e maior capacidade de coordenação, atinge o seu savoir-faire e portanto , sua necessidade de qualificação. Essa fragmentação vem do taylorismo e tem muito a ver com a forma de organização do trabalho. O desenvolvimento das tecnologias de informação, porém, propiciou uma capacidade de apropriação muitíssimo desenvolvida do saber do trabalhador pelos equipamentos, ao mesmo tempo permitiu enorme flexibilidade à organização do trabalho. Tal conjunção liquidou muitas profissões que exigia anos de qualificação.

Com as inovações tecnológicas houve a superqualificação da minoria e a desqualificação da maioria, causando uma enorme mudança no mercado de trabalho, e vemos que tanto as empresas quando os trabalhadores estão sofrendo com está mudança.

2.0 TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO

O Ritmo cada vez mais rápido de aparelhos e sistemas tecnológicos de informação e comunicação nas atividades empresariais, esta retirando rapidamente os postos de trabalho, com isso mais de 75% da força de trabalho estão apenas fazendo simples tarefas repetitivas, esses novos sistemas de operação e controle perdem mais de 40% de postos de empregos.

Os recursos fundamentais para a inovação do conhecimento da economia quer mostrar que a combinação entre empenho cientifico e tecnológico e o recurso humanos desempenha um grande papel no processo tecnológico, crescimento econômico, social no bem estar.

Apesar de ter havido uma reestrutura industrial em 1990, junto com uma abertura comercial a partir 1994, que marcou a implantação do plano real com isso trouxe para a economia o controle da inflação, começou a haver perspectivas da demanda, assim começou a compras de maquinas e equipamentos por parte das empresas.

Deu-se então a transformação através dos fechamentos de linhas de produção e redução das atividades internas, começou-se a terceirizar o trabalho por empresas com objetivos de reduzir custo.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com