TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Quantitativos A experiência de Hawthorne

Por:   •  20/2/2016  •  Dissertação  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Do Contestado – UnC  

Curso de administração – EAD

Disciplina: Método quantitativo estatistico

Acadêmica: Susana Dias

A experiência de Hawthorne

 Tenho por finalidade de apresentar neste trabalho as experiências de Hawthorne e sua aplicação visando analisar em nosso dia – dia o efeito que essas experiências geraram, em diversas áreas da gestão administrativa, principalmente em relação ao contato social dos funcionários em seu ambiente de trabalho.

A experiência de Hawthorne foi realizada em uma fábrica da Western Electric uma companhia norte americana que fabricava equipamentos para empresa telefônica. A mesma foi realizada no período entre 1927 à 1932 por George Elton Mayo e colaboradores com objetivo de conduzir experimento relacionado a luminosidade e no ambiente de trabalho e a eficiência dos trabalhadores, medida pela produção.com os primeiros resultados a pesquisa logo se estendeu ao estudo da fadiga, da rotatividade do pessoal, acidentes de trabalhos e sobre a produtividade. Pesquisadores verificaram que os resultados eram prejudicados por variáveis de natureza psicológicas, então inadequado e estranho, razão pela qual a experiência prolongou-se até 1932, quando foi suspensa de vido a crise de 1929.A fábrica de Western, sempre se caracterizou pela preocupação e bem estar de seus funcionários.

A experiência se desenvolveu em 4 fases:

  • 1° experimento da iluminação: Este experimento pretendia-se verificar o efeito da iluminação sobre o rendimento, foi então dividido em dois grupos em salas diferentes, que faziam o mesmo trabalho, a diferença era um grupo trabalhava sob luz oscilantes e o outro grupo sob iluminação constante. Neste experimento comprovou-se que a eficiência dos operários é afetado por condições psicológicas
  • 2° experimento foi iniciado em abril de 1927 integrado por 6 moças, onde foram separadas do grupo, as mesmas eram observadas por seus superiores e um pesquisador. Neste grupo o objetivo era observar a relação da produtividade com as várias inovações que o grupo era submetido. O experimento foi dividido em 12 períodos e foi até 1933.
  • 3° experimento foi o programa de entrevista onde se iniciou em 1928 onde se verificava a relação humana de trabalho com as entrevistas, o programa pretendia obter maiores conhecimentos sobre as atividades e sentimentos dos trabalhadores e receber sugestões que pudessem ser proveitosos. Com a boa aceitação do programa em fevereiro de 1929 foi então criada a Divisão de Pesquisas industriais para observar e ampliar o programa de pesquisa. Entre 1928 e 1930 dos 40.000 empregados foram entrevistados 21.000. Em 1931 o sistema teve alteração, e os operários se expressavam livremente sem o entrevistador interferir, nesta fase foi observada uma organização informal dos mesmos com vista a se protegerem do que julgavam ameaças da Administração ao seu bem estar.
  • 4° experimento é a fase do experiência de Howthorne. Em 1931 foi formado um grupo com as mesmas condições de trabalho do departamento, neste grupo o pagamento era baseado no produção do grupo, com isso os funcionários criaram suas próprias rotinas, sabendo que o salário se baseava no que produziam. Nesta experiência foi observada então que era usada de várias artimanha logo que os operários mantavam o que julgavam ser a produção normal. Os funcionários passaram a apresentar certa uniformidade de sentimento e solidariedade, desenvolvendo métodos que asseguravam suas atitudes, onde delatavam os que prejudicavam algum companheiro e pressionavam os mais ágil para estabilizarem sua produção. Este experimento durou até 1932 onde foi suspensa por motivos financeiros.

Chegou – se assim a conclusão que o trabalhador não era somente motivado pelo dinheiro, mas por suas necessidades também. A experiência de Hawthorne abriu os olhos da administração para um novo cenário o qual é possível depositar confiança nos funcionários, de modo que são capazes de apresentar melhores resultados quando são valorizados.

Referencias

  • @profssergio[pic 1]. Experiência de Hawthorne, 23 de março de 2008 http://www.posgrad.net/2008/03/experincia-de-hawthorne.html
  •  fernandamendes27. Experimento de Hawthorne, 14 de novembro de 2013.https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/Experimento-De-Hawthorne-176327.html
  • Giullie. As experiências de Hawthorne, 22 fevereiro 2015. https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/AS-EXPERI%C3%8ANCIAS-DE-HAWTHORNE-593218.html
  • http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos_Administracao/Experiencia_de_Hawthorne.htm Acesso em: 20/03/2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com